CAI MÁSCARA DE MORO: Quase setenta por cento condenam Lava Jato por acusar Lula sem provas, revela pesquisa

5

Um novo recorte da pesquisa CUT/Vox Populi, divulgado nesta quarta-feira 19, mostra que está caindo o interesse dos brasileiros pela Operação Lava Jato e aumentando o percentual de pessoas que acham que Lula e os petistas são perseguidos pelos procuradores responsáveis pela investigação.

Entre novembro de 2015 e abril deste ano, caiu de 44% para 25% o percentual de brasileiros que se interessavam muito pela Lava Jato no inicio e continuam muito interessados. O percentual dos que se interessavam muito, mas agora acompanham com pouco interesse ficou estável, variou de 19% para 18%, no mesmo período. E o percentual dos que nunca tiveram interesse aumentou de 13% para 22%.

Para Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, os teóricos e estudiosos da comunicação de massas, que acreditavam ser mais fácil manipular aqueles que se informam apenas por meio da mídia tradicional – jornais e revistas, televisão e rádio –, precisam revisar seus conceitos. “Hoje, com as redes sociais e os blogues progressistas, as pessoas se informam por meio de diversas fontes. Enganam-se aqueles que acham que podem manipular a notícia como no passado”.

Segundo ele, o povo começa a perceber a manipulação, o espetáculo midiático, o excesso de notícias e tratamento diferenciado dado aos políticos delatados na Operação lava Jato.

De acordo com a pesquisa, caiu de 55% para 49%, entre dezembro do ano passado e abril deste ano, o percentual de brasileiros que acham que Lula é culpado; e aumentou de 28% para 34% o dos que acham que Lula não é culpado. 17% não responderam.

Mais pessoas também estão tendo a percepção de que os procuradores atacam mais Lula e os petistas e de que não são justos: de 37% em dezembro para 42% em abril. Até entre os que consideram os procuradores justos, que tratam todos os políticos da mesma maneira, a adesão aos métodos da Lava Jato vem caindo: Em dezembro, 51% acreditavam na justiça e isenção da Força Tarefa, em abril eram 45%.

Para 68%, os procuradores erraram ao acusar o ex-presidente sem provar que ele cometeu algum crime. É importante destacar que 92% dos entrevistados ficaram sabendo que Lula foi indiciado pelos procuradores da Lava Jato.

Mesmo entre os que acham certo acusar Lula sem provas, vem caindo a aprovação ao modo de atuar da força-tarefa da Lava Jato. Em dezembro, 30% aprovavam a injustiça. Em abril, esse percentual caiu para 28%.

A pesquisa CUT/Vox Populi entrevistou 2000 pessoas em 118 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2,2 %, estimada em um intervalo de confiança de 95%. Foram ouvidas pessoas com mais de 16 anos, residentes em áreas urbanas e rurais, de todos os Estados e do Distrito Federal, em capitais, Regiões Metropolitanas e no interior.

você pode gostar também Mais do autor

5 Comentários

  1. Denisio Diz

    Olha eu tenho certeza que a midia quer fazer a justiça do povo, porém atribui-se que somente o PT tem bandidos e que roubaram o país. Ao contrario do que se pese todos os partidos., de alguma forma tem envollvimentp em caixa 2, isto e começa nas eleições municipais e segue. Tenho experiencia que um candidato a vereador na. Epica que eu fui candidato gastou 120.000,00 na campanha, e durante os 04 anos o salario dele não iria cobrir os gastos. Será que este vereador irá trabalhar com seriedade na função?? Este tipo de situação ocorre na esfera Municipal, estadual e Federal. Portanto este vício não foi o PT quem trouxe para a politica. A corrupção esta na propria lei..isto e fato..

  2. Cristiane Diz

    Primeiro eles perguntam se a pessoa é petista ou não. Depois eles fazem essa pergunta. Como sem provas? O que mais o Juiz Sérgio Moro tem, são provas!

  3. Marconia Gomes Diz

    Só são entrevistado os que concorda com roubalheira e pilantragem, como esses bandidos da política que querem votar lei de abuso de autoridade. Tem que prender e fazer devolver tudo que foi roubado principalmente o mais mentiroso e pilantra de todos o LULALALA.

  4. Minos Adão Filho Diz

    O Juiz Moro não é Deus nem Deus faria om que Moro vem fazendo com a nossa Constituição Moro por todas as sua ilegalidades deveria pegar não 20, mais 30 anos de cadeia por fazer da Vaza-Jato um instrumento pra destruir o Brasil, entregar o país a grandes corporações do mercado financeiro, nacional e internacional, destruindo nossas empresas de ponta no mercado internacional e na destruição de milhões de empregos, perseguição a Lula, Dilma e o PT o maior partido das américas, Moro tem que ser afastado e prezo ele e &, isso já.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.