CONFIRMADO PELO MEC: Universidades públicas serão extintas por todo o país; VEJA!

O governo do presidente Michel Temer irá reduzir o número de vagas em universidades públicas de todo o País. A Portaria Normativa nº 20, de 13 de outubro de 2016, foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 14.

Segundo a portaria, assinada pelo ministro Mendonça Filho, as Instituições de Ensino Superior deverão informar a redução das vagas à Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), que deverá garantir aos estudantes já matriculados, quando da redução de vagas, as condições de oferta previstas no ato de autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento do curso.




No início da semana, Mendonça Filho já havia anunciado a redução de vagas na Universidade Aberta do Brasil, um dos principais programas federais de formação de professores. A redução foi de 78% neste e no próximo ano.

Apesar da reabertura das vagas autorizadas para o segundo semestre deste ano, as universidades ainda não sabem se conseguirão preencher todas elas por causa das restrições orçamentárias. A verba prevista pelo MEC para a UAB neste ano é de R$ 376,2 milhões, mas apenas R$ 247,2 milhões foram liberados até agora – o valor é 8% menor do que o orçamento previsto em 2015.



382 Comentários

  1. Abomino jornais que usam de chamadas enganosas para capturar a atenção de seus leitores.
    Uma coisa é “extinguir universidades públicas”. Outra, diferente, é “reduzir o número de vagas”.

    Independente da ideologia, se os atacados são os golpistas do Temer ou não, TOMEM VERGONHA!

    • Me explica se reduzir vagas não significa fechar. É claro que não vão fazer isso de uma só vez, por que a tática deles é sufocar. Da mesma forma como estam fazendo com a PETROBRAS.
      FORA miSHELL E QUADRILHA

    • As verbas repassadas para as universidades federais são de acordo com a quantidade de alunos matriculados, em 2015 os cortes de verbas chegaram a 50%, aqui na UFBA foi se não me engano de 55% ou algo próximo a isso, se procurar no google verá com mais detalhes, que até o fornecimento de energia fora suspenso…agora se as verbas repassadas ja caíram mantendo o quantitativo de alunos para quanto vc acha que vai com este nova redução? Quantas universidades vão conseguir manter o atendimento? A chamada esta correta, mas para ler um texto do tipo e compreendê-lo na integra vc tem que dar uma pesquisada na conjectura atual.

    • REDUZIR VAGAS SIGNIFICA TIRAR DE MILHARES DE BRASILEIROS A OPORTUNIDADE DE ESTUDAR.
      UMA UNIVERSIDADE COBRA DE 5000,OO A 8000,OO PELOS CURSOS DE MEDICINA.QUEM PODE PAGAR ISSO?

    • O Guilherme deixa eu tentar te explicar pra vê se entente melhor, imagine o seguinte: O seu namorado diz pra você que vai botar só a cabecinha, e você acredita, em determinado momento ele empurra até o talo. Entendeu a metáfora, seu BABACA.

  2. e quem é que precisa dessa porcaria desses politicos?? deveriam chamar aqueles camaradas do estado islamico e jogar uma bomba e matar todos esses filhos da puta…p eles tomar tudo no cu..desgraçados!!!!!

  3. Publicação desonesta, mentirosa e de má fé!!
    A Portaria é regulatória da redução de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas promovida pelo Dec 7690/2012, assinado pela Anta.
    E um bando de analfabetos fica comentando merda e criticando o companheiro de chapa da Incompetenta!

  4. E quem disse que para se investir na educação básica tem que esquecer o nível superior? Isso é uma ideia extremamente equivocada, resultando em um grande retrocesso.
    É necessário se investir em nível superior sim, porque são das universidades que saem e devem sair o conhecimento necessário, assim como as ferramentas para promover melhorias na educação como um todo. Ou alguém tem dúvida sobre de onde vem o professor que ensina nas escolas do ensino fundamental? De onde vem o conhecimento, a tecnologia necessária para se produzir os elementos que constituem as necessidades o desenvolvimento de uma nação?
    Não se precisa somente de universidades, mas de qualidade, de investimento para pesquisa, formação de professores, de profissionais qualificados para desempenharem as inúmeras funções que a sociedade precisa?
    As áreas do conhecimento estão aí, cada vez mais avançando graças aos esforços, e coloca esforços nisso, de estudantes e professores universitários que se dedicam para produzir, descobrir novas fontes de conhecimento que têm feito o Brasil crescer.
    Vejam os exemplos de grandes potências mundiais como EUA, Japão, Alemanha, entre outros que investem em tecnologia e educação.
    Precisamos mudar essa mentalidade. Se o Brasil parar de roubar, de se corromper, não somente na política, mas em todos os segmentos da sociedade, poderemos investir cada vez mais em educação, saúde, qualidade de vida, moradia, saneamento básico, emprego, entre outros elementos essenciais para qualquer cidadão.
    Precisamos exigir educação de qualidade da creche ao pós-doutorado, pois só assim poderemos de fato crescer!

    • Eles vão estragar ainda mais a educação brasileira! É o projeto comunista em plena atividade! Só tem uma saída, sentar a bunda na cadeira e estudar, livros não faltam, mas todo mundo quer que o governo dê algo sempre na casa dos milhões, se possível bilhões.

      As mães terão que rever o conceito de igualdade de gênero e voltar pra casa ficar com os filhos o tempo todo até que eles emancipem financeiramente, depois voltam a brigar com o absolutismo machista (só na cabeça delas – qualquer um é remunerado de acordo com o que oferece).

      Ai, lendo e resumindo, veremos que ninguém precisa ir a escola para estudar – a escola é invenção do rei para ensinar o pensamento do monarca e assim universalizar o Estado – em uma sociedade onde as pessoas estudam por si não existem súditos, nem marqueteiros, mas cidadãos autodidatas, o rei não tem vez.

    • Para investir, É PRECISO HAVER RECURSO FINANCEIRO!!! Não sei se realmente não há, mas sei que Lula encontrou os cofres cheios, promoveu desenfreada gastança, no que foi acompanhado pela sucessora Dilma, tudo para abarrotar o ParTido com dinheiro público e, no final das contas, o País apresenta-se QUEBRADO. Precisamos de um MÁGICO que transforme tudo em dinheiro para o País volte a crescer.

    • Disseram aí q a notícia é mal intencionada, e enviaram o link de uma reportagem do g1, fica claro na reportagem enviada que não é posto na íntegra o acontecido, nem citaram a redução dos gastos veja bem, q no g1 eles colocam como uma redução opcional, mas se vc reduz o dinheiro enviado elas serão obrigadas a reduzir a quantidade de alunos, isso é óbvio.!!

  5. OLHA Ve, quem são os ladrões da lava jato, quase todos os ministros de TEMER estão na lava jato, e não é só suspeita não, agora, ainda não conseguiram provar nada contra LULA, que sempre valorizou a classe mais pobre. O mais vergonhoso é que os pobres é que pagam a faculdade dos filhos da classe podre do BRASIL. 2018 está chegando e LULA e vai consertar a bagunça que TEMER está fazendo com a classe trabalhadora brasileira.
    Um grande abraço.

    • Se são os pobres que pagam a faculdade dos filhos da classe podre do Brasil, por que você faz questão que isso continue. Enquanto existir universidade pública irá existir essa transferência de renda.

      • Carlos tu é jegue no mandato de LULA e DILMA o filho do trabalhador pode fazer faculdade no tempo de FHC o trabalhador pagava imposto pra estudar filhos de burgues fedorentos e agora com os golpistas esta voltando como era no mandatos de militares do Sarnei do collor ladrão do FHC bandido

  6. E..engraçado….hj td mundo quer ser Doutor, Bacharel, ou que quer que seja…..mas e quem trabalha com a não na massa, no chão de fabrica como dizem…..esta formação, ou preparação que seja, não acontece no nível superior da formacao…..estamos perdendo muito terreno hoje neste segmento….muitas divisas são enviadas para fora através da compra de equipamentos, ferramentas, etc, porque hoje no nosso País esta faltando mão de obra especializada em níveis que não necessariamente precisa curso universitário…. Por exemplo…..faltam ferramenteiros…..
    E concordo com alguns comentários anteriores que se referem a necessidade de atuar no ensino básico e médio urgente…..pois é ai que começam os problemas que culminam no ensino superior…..nos preocupamos demais em defender pontos de vista…..toda a corrupção que ocorre no País, e que com certeza vai envolver mais partidos do que os envolvidos ate agora, vem de longa data, e com certeza não vai melhorar da noite para o dia, mas com certeza tem que ter um começo…..e o começo foi agora….afinal a corrupção e a ineficiência economica andam de mãos dadas, e o nosso País precisa retomar a economia nas mãos, e a redução da corrupção e um fator imprescindível para que isso ocorra…..todos os demais fatos são consequências de ambos…..

      • Já pensou, se não fossemos interrompidos pelo golpe, logo estaríamos igual a Cuba, ao invés de importarmos médicos e outros graduados, estaríamos também exportando esses profissionais, que seriam os trabalhadores qualificados e não só os filhinhos de papai titulados …

        • Laercio, vc faz parte da geração que só conheceu o governo so PT…Então abra sua mente e vá estudar sobre a história política do Brasil recente, em especial dos últimos 50 anos. Deixe de ser obtuso !

    • cada um escolhe o que quer ser superior oi tecnolando . eu por exemplo nao fui a universidade ,mas ainda penso em fazer. qualificalao profissional nao tem nada haver com restringir acesso a faculdade . nao sei onde esta recebendo suas informaçoes. a mesma coisa de proibirr uma pessoa de ter 3 , 4 , 5 cursos superior ao em vez de ser adepto do sonho americano veja alfuma coisa da alema

    • Com certeza vc ten ensino superior, todos seus familiares tmbm e se tiver ou vier a ter filhos vai incentivalos a isso, fazerem faculdade. O Brasil sendo um país de terceiro mundo, era pros governantes e a sociedade apoiar educação para todos, ninguém é obrigado a fazer faculdade, vai em busca do ensino superior quem gosta de estudar. Agora um governo capitalista que acha que pobre tem q ser empregado não pode ser patrão, não pode ser médico, ser engenheiro, ser odontológo e o que eles quiserem ser, vai abrir não sei quantas mil vagas em escolas técnicas e diminuir as vagas no ensino superior, pq mesmo!! Só pq pobre nasceu pra ficar pobre, vivendo do mínimo e excluso da sociedade que ele tmbm faz parte.

  7. O ensino no Brasil é como uma cobertura construída sobre um barraco de pau a pique. Só se fala, só se dá atenção ao ensino superior como se colocasse todo mundo na universidade resolvesse o problema do caos no ensino, mas esquecem de dar atenção ao ensino básico, que é o alicerce de tudo. Como podemos ter um ensino superior de qualidade se o nosso ensino básico é uma vergonha? Nossos jovens hoje chegam ao ensino médio sem saber fazer contas básicas e muitos mal sabem desenvolver uma redação. Está tudo errado! Acabem com essa enganação eleitoreira e façam uma revolução de verdade no ensino começando pela base, aí depois poderemos discutir sobre o ensino superior.

  8. Privatizar é o caramba! Mete o pé pros EUA! Educação que liberta não é doutrinadora! Se as empresas querem ganhar dinheiro, elas é que tirem do próprio bolso! Querem molezinha de pegar dinheiro com BNDES e ainda receber empresa pronta?! Você quer o quê? Que só ensine a trabalhar? Isso não é papel da escola, não, amigo.

  9. Tem que privatizar tudo. Educação doutrinária e sucateada para quê? O mercado de trabalho tá recheado de diplomado desempregado. Reforma educacional já e fim dos privilégios dessa pelegada.

  10. É muita notícia ruim em sequência e é triste ter que falar isto, mas não parece que seja possível uma solução pacífica para os desmandos, abusos e absoluta falta de sintonia com aquilo que a maior parte dá população do país necessita e espera do governo. A classe política é desde sempre corrupta, oportinista e mal intencionada, gente que apenas defende seus próprios interesses e os de quem lhes oferecer maior beneficio. A população, suas necessidades reais e seus anseios não fazem parte deste jogo de cartas marcadas aonde já se sabe sempre de antemão quem serão os vencedores e quem sairá derrotado. Não acredito que através do diálogo seja possível que se alcance algum tipo de mudança real neste cenário. A classe política as elites e ultimamente esta parcela fascista e ignorante dá classe média mostrou a cara durante o processo de impeachment vão terminar jogando o país em uma convulsão social fora de controle. Tenho medo do que vem por aí..

  11. Parece que ninguém percebe que não é de duvidar a veracidade disto, porque o interesse dos governantes é que somente a casta rica faça curso em universidade, o resto do povo tem que ser mantido burro e sem cultura. Só cursará universidade quem puder pagar.

    • Essa é a sistematica utilizada desde à época dos senhores feudais (donos de grandes propriedades), hoje usineiros ou fazendereiros (tipo Caiado), onde o trabalhar não pode crescer e aquilo que ganha fica, de qualquer forma, para o patrão em seus empórios ou barracões. Ou seja, o que o pobre ganha com seu trabalho é assando e comendo (e mal)!

    • sabe o que é pior, li um monte de comentários e ta cheio de imbecis apoiando isso, tudo em nome de uma ideologia idiota, não interessa se é certo ou errado, são contra ou favor de tudo desde que vá contra o governo anterior defendia, só mostra como as pessoas neste país podem ser idiotas e manipuladas. A tendência do Brasil é piorar, não pq é esse ou aquele partido que tá no poder, mas pq a população não pensa e pelo que tudo indica nessa notícia, a coisa vai cada vez pior.

  12. O interessante é que muita gente achava que só o PT estava envolvido em corrupção. Vejam que todo dia aparece mais denúncias de corrupção e os políticos só pensam em criar leis pra salvar a própria pele. Até o STF parece estar envolvido. NUNCA pensei em dizer isso, mas parece que é melhor os militares tomarem o poder e fazerem una faxina. Prender toda essa cambada de corruptos e depois convocarem eleições excluindo esses vagabundos.

  13. Idiotas são os que não entendem que Temmer é um FANTOCHE do PSDBOSTA !

    Não vão acabar só com as UFP’S , vão tirar direitos trabalhistas !
    Passar de 30 para 49 anos de contribuição para o INSS . CONGELAR SALÁRIOS , SAÚDE E EDUCAÇÃO POR VINTE ANOS .

    TUDO ISSO PELO BEM DOS PODEROSOS E DOS BOLSOS, DOS POLÍTICOS QUE APOIAM ESSE MASSACRE DA POPULAÇÃO BRASILEIRA !!!

  14. Eu creio que a educação precisa de GRANDES reformas…já começa tudo errado desde o ensino infantil (com valores iguais aos de muitas faculdades) e segue por todo o fundamental e atinge seu ponto máximo no ensino médio, com seus valores gritantes…estes sim deveriam ser de qualidade e gratuitos, para que haja mais igualdade de oportunidades nas provas de vestibulares. Não bastasse, sabemos que muitas vagas nas universidades públicas são ocupadas por quem pode pagar por uma particular quantos terminam os cursos (pago pelo governo) e depois abandonam a profissão ???….vamos nos dar uma chance; acreditar nas propostas…se não funcionar “a gente tira eles” também…rsrsr…PRA FRENTE É QUE SE ANDA…muuuuitos tem medo de mudanças…EU TENHO MEDO DE AS COISAS NÃO MUDEM…rsrsrs

    • Ana Cristina, sou de opinião que mesmo os que podem pagar por um curso universitário merecem a oportunidade de estudar nas melhores faculdades que são as públicas. A universidade pública é para quem estuda muito, prepara-se e valoriza o conhecimento acima do título.

      • Verdade. So que vc esqueceu de um detalhe aluno de escola pública não tem condições de competir com aluno que saiu das melhores escolas privadas que existem nas cidades. É aí, pra quem fica as vagas? Para os filhinhos de papai que foram preparados. Existe uma falha no sistema. Pois todos sabem que as escolas públicas apresentam essa deficiência no ensino. São fracas. É as faculdades públicas são fortes. São ótimas. Por isso os riquinhos querem estudar lá. É uma discrepância. Não foram criadas para que esse aluno da escola pública desse continuidade aos seus estudos.

        • Discurso rdo de VC nesse quesito,sou tia de duas menores nas que cursaram ensino público durante toda sua jornada e ambas fazem engenharia nharia em universidade pública. UNESP e UFSCar.

          • Qual foi o preparo que vc deu para suas filhas, não compare tua situação ao de uma faxineira, com menos estudo e deseja ver seus filhos competir uma vaga numa faculdade publica com alunos de pais que prepararam seus filhos par faculdade.

        • Não se iluda! Em que país você mora? Com estes carniceiros que estão no poder, se reduzir o numero de vagas, você acha que vai ser para os pobres? Acorda !!! Isto é o Brasil governado pela elite para a elite.

        • Não concordo com você em um ponto qualquer pessoa e apta a concorrer com quem quer estudei minha vida toda em escola publica e consegui passar em medicina na UFPE, não existe ninguém mais inteligente concordo com você que os alunos de ensino publico tem mais limitações mais quando se quer se chega lá.Conhecimento ninguém sabe de tudo!

          • “tem mais limitações mais quando se quer se chega lá”. Parabéns! Você chegou lá sem a ajuda de ninguém. Mas, com um pouco de ajuda teria, talvez, chegado “lá” em melhores condições.

          • LUAN, VC NÃO CHEGOU LÁ NÃO, RAPAZ, FALTA MUITO AINDA: FAVOR, RELEIA SEU TEXTO, POIS PARECE COISA DE QUEM ESTÁ SE ALFABETIZANDO…”MAIS” EM LUGAR DE MAS? FORA UMA “PENCA” DE OUTRAS INCORREÇÕES…PQP, É DOSE!

        • As universidades públicas foram criadas para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, para que isso traga progresso. Esse foi o objetivo, para isso necessita-se de alunos com boa formação e por isso elas são as de melhor qualidade no Brasil. O objetivo nunca foi para dar ensino superior aos mais pobres, para isso criou-se o ProUni e outros programas sociais.
          Por outro lado, as universidades públicas não tem necessariamente que ser gratuitas. Podem ser criadas regras para descontos progressivos até a gratuidade dependendo da faixa de renda ou o início do pagamento após a formatura.
          Aliás, as cotas para alunos da rede pública podem não ser a solução ideal, mas tem se mostrado uma solução viável.

          • Esse modelo não condiz sequer com o dos EUA, onde o ensino básico é gratuito e as pessoas juntam dinheiro para os filhos estudarem um dia em uma universidade ou não conseguem pagar de tão cara q são as mensalidades. O modelo do Brasil nem existe de tão execrável é corrupto. Não haverá nada gratuito. Nem o básico (q é uma bosta,portanto não conta), nem univerrsitario.

      • CONCORDO PLENAMENTE. QUEM TEM VONTADE , FAZ A DIFERENÇA. OQUE NÃO PODE , É VER O POBRE TOMANDO CERVEJA NOS FINAIS DE SEMANA E INDO EM FESTINHAS , E DEPOIS ALEGA NÃO TER OPORTUNIDADES NESTA VIDA. SOU POBRE E LUTEI MUITO PARA TER MEU CURSO E SER VISTO POR MUITA GENTE COMO SENDO UM LUTADOR VITORIOSO. OQUE NÃO PODEMOS É DAR DE MÃO BEIJADA DE TUDO PARA AQUELES QUE NÃO SE ESFORÇAM NESTA VIDA. PARA MIM , O MELHOR SOCIALISMO E A FORÇA DE VONTADE DE SER ALGUEM PELOS PROPRIOS ESFOÇOS E NÃO FICAR ESPERNADO TUDO DOS GOVERNO.

        • POBRE TOMANDO CERVEJA NOS FINAIS DE SEMANA? QUE COMENTÁRIO IDIOTA! VÊ-SE QUE DE POBRE VOCE NÃO TEM NADA! SE LUTOU PARA TER SEU CURSO, O QUE O FAZ PENSAR QUE OS POBRES QUE NÃO CONSEGUIRAM FOI POR FALTA DE VONTADE? VOCÊ SABE QUANTOS CANDIDATOS SUPER PREPARADOS POR ESCOLAS PARTICULARES DE ALTÍSSIMO NÍVEL ESTÃO CONCORRENDO COM ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICAS QUE MAL ENSINAM O PROGRAMA BÁSICO? VOCÊ SABE QUAL TIPO DE SUPORTE OS ALUNOS DE ESCOLA PÚBLICAS RECEBEM PARA CONCORRER ÀS VAGAS DAS UNIVERSIDADES GRATUÍTAS? ESCOLAS SEM PROFESSORES, SEM INTERNET, SEM BIBLIOTECA, SEM MERENDA, SEM AR CONDICIONADO, SEM SLIDES, SEM PROFESSORES COM FORMAÇÃO DE ALTO NÍVEL! MAL TÊM DINHEIRO PARA PAGAR O TRANSPORTE E ALIMENTAÇÃO.

      • “tira eles também”…Rsrsr, falaram a mesma coisa quando tiraram a Dilma, agora esse desgoverno do Temer está aí, um monte de corruptos e não ouça ninguém falando em tirar esse cara.

      • Concordo que o direito deve ser universal. Agora os que se dizem ricos, que na maioria são classe média, que dizem não querer dividir espaço com os mais pobres, ao invés de criarem obstáculos para que a universidade não seja preenchida de fato com as pessoas que compõe a sociedade brasileira, este sim, se estiver incomodado, que busque pelo ensino privado.

        A mercantilização do ensino deu tão certo que eu não vejo ninguém bater no peito dizendo que faz universidade privada.

    • Nos dar uma chance? Depois de tudo que está acontecendo você, realmente, acredita nisso? O ensino público no brasil não funciona porque o que deve ser feito não se faz. Alunos dos institutos federais tiveram notas superiores (comparáveis a Coréia) no último PISA em ciências, maior que alunos de particulares. Sabemos que em qualquer avaliação, até internacionais, as universidades públicas se destacam. A grande mídia sempre procuram pesquisadores nas públicas. Pesquisadores nacionais e estrangeiros há muito tempo nos alertam sobre a educação básica. Ninguém é contra mudanças, mas desde que sejam MUDANÇAS. E essa que estão tentando enfiar goela abaixo irá piorar o nível da qualidade de ensino no país.

    • A educação de base só melhora se a educação superior melhorar junto, isso acontece por um motivo simples, os professores precisam ser bem formados e os professores sao formados nas universidadea, se tem menos vagas na universidade, tem menoa pesquisa em educação e tem menoa professores especialistas em formar professorea para a educação basica. Hoje, no Brasil, a pesquisa em educação e ridicula e vai piorar. Infelizmente a proposta nao vai dar certo por que nao e uma reforma se trata apenas de um corte que vai atingir principalmente os cursos tidos como menos importantes, ou seja, os cursoa de licenciatura. E quase a rotalidade dos alunos desses cursos sao pobres (que rico quer ser professor?) Lamento pela sua falta de conhecimento e capacidade de interpretação da realidade.

  15. As universidades públicas não devem ser extintas, não faria sentido. Mas o que deve ser extinto é a gratuidade do ensino superior, pois é o mais cruel e indecente mecanismo de concentração de renda que temos no Brasil.

    Ficou indignado com minha afirmativa?

    Recomendo que leia:

    O péssimo exemplo de Lula:
    https://www.facebook.com/gerhard.geb/posts/10202887573703344

    Vale lembrar que a UEL e a UEM, quando criadas e por alguns anos, eram cobradas. Mas veio a demagogia de Alvaro Dias.

  16. Quem tem vontade arregaca as mangas e vai à luta,eu nasci pobre e nunca fiquei esperando nada de ninguém, vao ficar dizendo que dependemos desses ladrões até quando, por acaso alguém morreu de fome porque o PT não ta no poder? Acorda povo brasileiro, voces estao me dando vergonha!!!!!!!!!!!!

    • no nordeste tem gente morrendo de sede por o seu querido e atual presidente ter cortado o recurso que entrega agua as cidades sem agua nem pra beber , rapaz, pior do que morrer de fome é morrer de sede.

  17. GENTE LEIAM AS PORTARIAS NORMATIVAS NÃO SE TRATA DO GOVERNO EXTINGUIR VAGAS…. O PEDIDO DE REDUÇÃO É FEITO PELAS IES E ELAS SÃO QUEM DETERMINAM QUANTAS VAGAS VAO REDUZIR EM CADA CURSO, ESSA PORTARIA VEIO APENAS NORMATIZAR OU SEJA CRIAR DIRETRIZES A SEREM CUMPRIDAS PARA QUE SEJAM FEITAS DE MANEIRA ORDENADAS….
    E VIVA O PAIS DA CRITICA SEM CONTEUDO

    • O motivo do pedido de redução de vagas em cada curso feito pelas IES não é a redução de verbas?! E quem reduziu as verbas?! por exemplo, ” A verba prevista pelo MEC para a UAB neste ano é de R$ 376,2 milhões, mas apenas R$ 247,2 milhões foram liberados até agora – o valor é 8% menor do que o orçamento previsto em 2015.” Seria “critica sem conteudo” dizer que a tal portaria apenas cria diretrizes a serem cumpridas para que sejam feitas de maneira ordenada a adaptação do orçamento disponível?!

  18. Artigo bem chulo. Tem que mostrar o contraditório para formar opinião.
    Aos alienados…
    Procure no Google Opressor os termos da noticia (Google deve ser golpista e está ocultando tudo da mídia mundial kkkk). Só vai aparecer esse sitezinho feito debaixo de um pé de manga onde o “Jornalista” estava roubando Wi-fi do vizinho.

  19. A portaria tem como objetivo permitir que as universidades se adequar ao cenário criado pela pec241/55. Com o teto de gastos em educação virgente as universidades terão que reduzir a oferta de vagas e a portaria visa desburocratizar esse processo. Estamos vivendo uma ditadura, política e midiática, mas é uma ditadura. O povo está hipnotizado, já em estado de transe e não consegue perceber o perigo do terreno minado no qual estamos trilhando. As consequências só serão percebidas pelas gerações futuras. Hoje, todas essas medidas implantadas unilateralmente no Brasil têem dois objetivos: 1. Desvalorizar a mão de obra nas linhas de produção e assim tentar atrair o capital estrangeiro e; 2. Reduzir o tamanho do estado, precarizados os serviços públicos para justificar a privataria. Enquanto o povo não acordar do estado de transe no qual foi submetido pela propaganda midiática, o trabalhador pagará o preço.

  20. Ler a portaria e sair atirando por aí.
    Leia a íntegra da nota do MEC:
    “Quem solicita a redução de vagas ao MEC são as próprias instituições de ensino superior. O processo de redução de vagas já existia anteriormente, desde 2006. A portaria de hoje apenas regula os procedimentos para estes pedidos de redução, acabando com a burocracia e facilitando o processo para quando as instituições fizerem este tipo de solicitação.
    Na prática, ela dá mais racionalidade e celeridade aos procedimentos regulatórios da SERES/MEC. Anteriormente, estes pedidos eram tratados como processos protocolizados que demandavam ações redundantes de solicitação de documentos e realização de análises que concorriam com outros processos mais estratégicos. A redução de vagas é uma decisão da instituição de acordo com sua realidade e condições, e não há um ‘percentual’ da quantidade de vagas que pode ser reduzida.
    A nova portaria define que a redução deve ser comunicada ao MEC e devem ser garantidas as condições de atendimento aos atuais alunos. Também define que caso a IES deseje voltar a aumentar o número de vagas, terá que protocolizar processo específico para ser analisado considerando suas novas condições de oferta. Assim não há implicação para os alunos. A regra vale para faculdades privadas, lembrando que as universidades e centros universitários possuem autonomia para criar ou reduzir as vagas de seus cursos superiores de forma autônoma.”

    • Muito esclarecedora sua resposta. Ultimamente as noticias estão vindo distorcidas pela midia, razao essa que nao devemos da o devido valor para qualquer publicacao de fontes falaciosas. Valeu.
      Obrigada pelo esclarecimento.

    • Muito esclarecedora sua resposta. Ultimamente as noticias estão vindo distorcidas pela midia, razao essa que nao devemos da o devido valor para qualquer publicacao de fontes falaciosas. Valeu.
      Obrigada pelo esclarecimento.

    • Cara Tania Cunha, obrigada pela a resposta. Realmente são temas bem específicos que o melhor para responder são pessoas que estejam ligadas ao mesmo.
      Mas agora vai a resposta políticamente falando. Estamos assistindo o desmantelamento do nosso Estado e serviços, que nos últimos anos tinham tomado um caminho bem diferente do que vemos hoje, dizer isso e ir contra esse governo que está aí fazendo toda essa miserável administração além do mais ilégitima, pois nao foi eleito para tal, é ser imediatamente relacionado com PT, “petralha”, comunista, terrorista e Deus sabe mais o que. Outra informação bem importante é que esse governo prevê a terceirização em todos os setores, isso significa vc. pode ser como trabalhador@ flexibilizado o que significa que não tem garantia nenhuma, enquanto o capital dos capitalistas vão se quadriplicando e o nível da sociedade ficando pior pior. Acho que devemos nesse momento sermos bem críticas sim, pois só assim podemos dar um passo á frente no que significa um país democrátic e não uma Republiqueta de bananas, o que passamos a ser, com todas essas autoridades que não respeitam sequer a pasta que representam, isso de uma forma extremamente escandalosa. O que signifca independente da sua orietanção política um grande atraso na vida do nosso país, portanto na vida privada de cada individuo que aqui vive. E só mais uma informação, a intenção desse governo é elitizar de novo a universidade, e privatizar, para que possam continuar expandindo os seus negócios. Nnao se esqueça a Europa tem uma qualidade de vida e de serviços, porque aquela sociedade ali resolveram construir um país forte. Ao desconstruir as chances e aumentar a exclussão, estaremos automaticamente criando um país Fraco. E tenho certeza que esse não é o intuito de qualquer pessoa de bem, responsável e quem se orgulha do nosso país. SEjamos independentes, autonomos, como vinhamos promovendo.

    • “A portaria parece desburocratizar o processo, mas dá às instituições o poder de tomar decisões que podem ir contra o interesse da sociedade de ter um ensino superior que favoreça seu desenvolvimento”, afirma Cara.

      Ele ressalta que as vagas podem estar ociosas não apenas por falta de demanda, mas porque o aluno não consegue pagar a faculdade ou não recebe a assistência necessária para se manter no curso.

      “Essa mudança pode encobrir esses problemas e não permitir que haja o debate necessário para que estudante não apenas tenha acesso ao ensino superior, mas permaneça nele”, diz Cara.

      “O modelo anterior chamava atenção para o número de vagas ociosas, mas, sem esse dado, não há como elevar o nível do debate e, por exemplo, discutir o que essas instituições podem fazer para preencher as vagas ociosas em vez de extinguí-las.”

      • Vargas ociosas na universidade pública? Nao acha qie tem alguma coisa errada ai não? Porquê as universidade privadas estão cheia de gente pagando horrores de mensalidades?

      • Exelente Celia. Olha aí Tania Cunha.Me parece bem claro.
        Ao invés de debater o tema, ter mais orçamento á disposição para facilitar a vida daqueles que estão precisando e que desistem do curso por não poderem mais pagar.
        As decisoes não devem ser para trás mas para frente, o que garante o desenvolvimento de um país, é sem dúvida a educação a formação de exelentes profissionais. Temos que nos esforçar o máximo. Olha o mundo Asiático, no desenvolvimento e olha os países árabes, na mais completa destruição atraso, mulheres encapuzadas. Incrível!! podemos escolher nosso caminho. O negocio do ensino é um negocio milhonário, o que esse governo quer é privatizar para criar mais empresas para seus amiguinhos, nada contra, mas qual o custo?? precisamos de democrátizar o acesso da educação. Acabamos de ver um monte de reformas anticonstitucionais. FORA TEMER e seus 40 mil ladroes!! O país é nosso, PARE TUDO!!!

    • Obg por esclarecer, por um momento fiquei realmente preocupada… Ainda estou, claro, mais agora um pouco mais aliviada. Seria necessário q houvessem mais de vc, afim de q noticias como essas,, colocadas apenas pela metade e de forma tão imprudentes, pudessem ser esclarecidas c o devido embasamento, c foi o caso aqui. Vlw msm.

    • Olá Tania,
      A classe baixa não possui acesso as universidades públicas pois, como disse a Raquel Regal no comentário anterior, é necessário a qualidade do ensino privado para entrar em uma universidade pública. Na realidade do nosso país, onde grande parte da população não possui condições de pagar uma escola ou universidade pública, o sucateamento do ensino público vêm acontecendo nos estados e na federação para quebrar de fato o sistema e ter um ótimo argumento – como o que você esclareceu das universidades terem pedido essa diminuição – para a população achar “correto” essa ação!
      Existe um “porém” muito grande nessa situação que muitos não enxergam e que não é recente, a classe média e alta não quer a classe baixa subindo, tendo acesso a educação de qualidade e pegando elevador e avião com eles. Isso é claro, explícito e de séculos.
      Nós, jovens e adultos, somos responsáveis pelo futuro do país em que vivemos e não podemos achar isso OK. Pois se para você tudo bem pagar ensino e saúde particular, para a maioria não é. E ações como essa tem um único reflexo, aumentar a pobreza, diminuir a qualidade de vida do cidadão e gerar mais violência a TODAS as classes, consegue compreender?

    • Entendo seu discurso, mas nao concordo em todo o sentido. Se as universidades estão reduzindo as vagas, é porque os recurso estão mirrados, ou e porquê os reitores e diretores decidiram reduzir vaga porque sao maus ou porquê falta alunos?
      A a ação é política, mas a compreensão e matemática.

  21. A prova que o Brasil está rico e que vivas Lula viva a Dilma é todo esse povo aqui só de conversa e trabalhar que é. Bom nada. Vamos procurar o que fazer turma desocupada . Daí o Brasil anda mais, OK? Eu hein.

  22. Pasmei! Isto é um fórum de discussões políticas ou uma arena de insultos?
    Quem está certo ou errado não importa, devemos pesquisar mais sobre o que aconteceu no passado e analisarmos o que seria melhor para o futuro. Parecem torcedores de time de futebol. Mais compreensão, pois estamos vivendo um momento delicado.

  23. I simply want to tell you that I am newbie to blogs and truly loved your web-site. Almost certainly I’m going to bookmark your blog . You really have excellent well written articles. Thank you for sharing with us your blog site.

  24. O Brasil vai voltar a ser como era antes, só filho de quem teve acesso aos melhores colégios terão acesso às universidades públicos. Bom, eu nunca dependi do governo nem para a educação, nem para saúde e nem para assistência social, mas lamento muito para quem depende e apoio esse governo. Eu só desejo que cada anti petista de merda pague por si, por seus filhos e por seus descendentes das próximas gerações por cada palavra amaldiçoada de rancor de fracassado que nada conquistou nos bons tempos do governo petista.

      • Sério? Estudar como? O salário do pai não dá nem para comprar comida, não vai ter emprego para todos os jovens que vão precisar de cursos e formação para concorrer a empregos fixos. Com fome e sem poder estudar, pois, as escolas públicas reduzirão o número de vagas por causa do teto de gastos. Ai quero ver “é só ter que estudar” para todos? Com fome, sem emprego, sem escola…

      • Sr. Flávio, vosmecê está querendo briga, pq acha que o cachorro tá morto daí vosmecê pode chutá-lo à vontade… mas, pensa bem: pra quê isso, pra quê esse ódio? pra quê ficar gastando energia à tôa? os oligarcas, sejam lá de onde for, tão cagando pra gente como tu e eu… o que eles querem é nos dividir pra governar impunes à lei, corrompendo e sendo corrompidos pelo sistemão, que indeus qui ieu sô gente, e dizem que in muito munto antes, comprova que ele só funciona assim… na base da corrupção.

        • Seu O Bode, todo este ódio porque estão perdendo as mordomias recebidas no governo PeTralha e não conseguiram transformar o Brasil numa Cuba ou Venezuela? Faça um cálculo do gasto com um acadêmico na Universidade Pública e compare com o gasto na particular.

          • Sr. Veriato, acho que ou o senhor não conhece a Universidade pública ou não conhece o ensino superior particular, ou não conhece o sistema de ensino do país citado, e cujo qual se discute aqui.
            Ah! existe também a possibilidade de o Sr. ter conhecimento sobre tudo isto que citei acima e não ter noções básicas de matemática.

    • Sra. Rita, esse tipo de educação que chamamos de educação mas não é educação, é instrução, ensino, treinamento, está se carcomendo por dentro e por fora… ser educado não é ser recatado, respeitoso… tem muita gente respeitosa, por aí, que vai à igreja, mas vai ver, trata-se de moralistas depravados, agem com duplos padrões sórdidos e foram educados em… faculdades de medicina, engenharia, direito, etc. e tal… a verdadeira educação tem mais a ver com ensinar um aprendiz a pensar, a agir e a sentir como um ser pleno de capacidade e qualidade, sendo exatamente como ele é, mesmo na primeira infância, do que ser treinado a ser respeitoso. Porisso, se um estudante vai mal, não é ele o responsável pelo fracasso, mas sim o sistema. Que tal assistir ao vídeo ” A Educação Proibida” no You Tube?
      https://youtu.be/OTerSwwxR9Y

    • Foi os bons tempos do governo petista que gerou 12 milhões de desempregados.
      E uma nação falida.
      Não estou afirmando que o que se propõe seja á solução, mas daí incinuar que o governo petista foi bom, vai uma distância grande, governo bom é aquele que aprova medidas sustentáveis e justa para todos por gerações.

      • Agora isso é mentira. Não foi o governo petista que gerou 12 milhões de desempregados, foi a crise internacional que também está justificando o governo golpista não conseguir melhorar a economia e nem fazer diminuir o número de desempregados. No governo petista aumentou o número de Universidade Públicas em todo o país, garantiu o acesso ao ensino de milhões de pessoas pobres, elevou os índices de aprendizagem. Temos muitos brasileiros trabalhando formalmente no exterior graças ao programas de ensino dos governos Lula e Dilma. Vai se tratar que é melhor.

    • Os anti petistas podem pagar, assim como os petralhas. Só quem não vai pagar por nada será Lula, Dilma e esse bando de ladróes, apoiados por miseráveis famintos. Ah, ja ia esquecendo, os filhos do Lula tambem não pagarão. Primeiro porque eles obviamente ,seguindo o exemplo do pai, Não dão a mínima para a educação e segundo que, com certeza conseguiram extrair desse país muito mais do que conseguem carregar.

    • Nenhuma das minhas conquistas teve alguma coisa a ver com o pt…não devo nada a esse partido nem a nenhum outro..eu pago muitos impostos para ser atendida..é obrigação deles garantir que se faça justiça com o nosso dinheiro

    • .ESSA PRAGA,GRAÇAS A DEUS NÃO ATINGE TODOS OS ANTI PETISTAS,DEVE ATINGIR MAIS AOS PETISTAS QUE ATÉ AGORA DEIXARAM AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS,NAS QUAIS FREQUENTAM , SEM PAGAR O JUSTO VALOR, EM ESTADO LAMENTÁVEL,.POIS NÓS ,OS NÃO PETISTAS,PAGAMOS PRA VOCES ESTUDAREM, CASO QUE NÃO ACONTECE.ESTAMOS VENDO E CLARAMENTE QUE AO INVÉS DE DEIXARMOS NOSSO RICO DINHEIRINHO ENFIADO EM MOTINS,VAGABUNDAGENS ,GREVES,E BADERNAS,DEVEMOS MESMO INVESTIR EM NOSSOS FILHOS,COM MAIS CULTURA,MAIS CURSOS,MAIS CAPACITAÇÃO,QUE ASSIM,ELES ESTARÃO SEMPRE A FRENTE DE PETISTAS.

  25. Não sejamos hipócritas sabemos que a maioria dos estudantes de universidades públicas são ricos que podem pagar uma faculdade particular. São poucos os pobres que conseguem uma Instituição pública.

      • Obod [email protected]

        Sr. Flávio, a pior miséria é a miséria intelectual de um direitista fascista

    • Isso era absoluta realidade no país até FHC – o que Lula e Dilma fizeram com abertura das Federais, o Prouni, aumento de cotas e o Fies foi exatamente mudar essa realidade!!
      E o que se faz agora – ilegitimamente – é retornar a isso… Peloamor…
      Se desconhece, informe-se…
      Obs: sou professora há 30 anos – sei do que falo!

    • Sr (a) Ve, pq vosmecê afirma que o site é uma merda? Já que não gostas, procure pelos teus e delicie-se pela vida afora! é bem melhor que ficar se zangando à tôa… a televisão te hipnotizou pra sofrer? ou foi a igreja, pra ter medo? “pruveita” a hipnose em que vosmecê se encontra e vá se divertir… deixa essa estória de política pra quem conhece, tá ligado (a)? – quem se desligou da globo há muito muito muito tempo atrás, e, assim, recuperou a sanidade mental, saindo da hipnose global, consegue te olhar, te ver e te enxergar sem lente de partido ou jornalão, somente pesquisando com isenção, tá ligado (a)???

  26. Meu pai amado Jesus Cristo!!! Tem piedade de nos pobres de bens materiais e ricos na esperança de alcançar o seu prometimento. Livrai-nos dos coices desses jumentos que não sabem o que faz, o que escrevem e o que dizem. Amém.

  27. Puta que pariu, então essa galera muito doida, maconheira, revolucionária, depredadora do próprio patrimônio, que impede outros alunos de assistirem aula, irão se distribuir nas faculdade particulares? Que merda!

    • puta que o pariu, se não fosse essa galera muito doida, maconheira, revolucionária, depredadora da “tradição, família e propriedade, que odeia a mentira, o cinismo, a hipocrisia, que denuncia cara-a-cara a miséria intelectual de seus predadores, não faz muita questão de conviver com bonecos feitos pela tv, todos igualzinhos, apartados que foram, desde a primeira infância, de sua identidade, pra poderem servir como autômatos nalgum tipo de educação prussiana, tão ao gosto das zelite, que convenhamos, puta que o pariu, é tão idiota como qualquer zé ninguém da ralé.

  28. Isso mesmo. O modelo tem que ser igual dos países desenvolvidos. Estamos formando muita gente com canudo para trabalhar e peão. E pior trabalhar mau ainda. Até o curso técnico pode ser público. Assim faz os países que desenvolvem. Formam mão de obra que produz em massa. Técnicos! E, a riqueza vem . E a boa remuneração de técnicos tb. Aqui no Canadá,dificil alguém querer fazer faculdade. O técnico ganha quase igual a alguém que fez faculdade.

  29. Art. 6º O pedido de redução de vagas deverá ser motivado e instruído com
    os seguintes documentos e informações:
    I – nome, grau e código do curso junto ao Cadastro e-MEC;
    II – nome e código da IES junto ao Cadastro e-MEC;
    III – quantidade de vagas que se pretende diminuir; e
    IV – cópia da decisão de órgão competente da IES que tenha decidido pela
    redução do número de vagas.
    Assim sendo, a decisão é exclusiva da IES e seus órgãos competentes. Não há intervenção do Governo, que apenas regulamenta o procedimento. Sem mais…

    • De fato é só regulamentação. Acompanhada por redução de investimentos (gastos – conforme o governo). É só pra assegurar onde você quer cortar, se dedo do pé ou da mão. É muito democrático isso.

  30. “(…)Educação superior é luxo. Os professores universitários são todos folgados e vagabundos. Quem precisa de universidade no Brasil?! Universidade é pra quem pode pagar… Os ‘pobre’ não podem ter de nada disso. Onde já se viu o filho da minha empregada sentado na mesma sala de faculdade que MEU filho? Tá pensando que universidade é pra todo mundo? Só pra gente de bem. Que é isso?! Deus me livre e guarde.(…)”

    Sim, escutei isso no metrô. Acho que essa pessoa deve estar festejando esta alarmante notícia. Enquanto a América espanhola e inglesa tinham universidades desde o século XVII, o Brasil só foi ter na terceira década do século XX, funcionando de modo muito elitista. Na USP as aulas eram ministradas em francês e alemão, quem frequentava a universidade eram os filhos da elite cafeicultora. Acho espantoso que hoje muitas pessoas achem natural que apenas 5% da população brasileira esteja na universidade. Acho ainda pior que hajam pessoas defendendo o corte de vagas e redução orçamentária e a PEC 241.
    Nós temos o hábito de considerar os EUA nossa referência civilizatória, pois bem, eles são o que são hoje graças a um investimento pesado em ensino superior, considerado investimento estratégico não apenas para a pesquisa em tecnologia e ciência de ponta. Quem conhece um pouco do que é uma universidade, sabe que o conhecimento precisa ser aplicado, ensinado e transmitido. Por isso os EUA consideram vital investir em ensino superior, para transmitir aos habitantes do país as conquistas científicas. Porém, num país semi-alfabetizado, como o nosso, as prioridades estão distorcidas. Como explicar que a riqueza é um valor abstrato, derivado do conhecimento, se a pessoa não consegue entender que investir em ensino não é gasto, mas estratégia? Os vinte anos de congelamento orçamentário que a PEC 241 vai impor à educação e saúde produzirão danos de dificílima reversão. Estes danos deixarão o Brasil em severo descompasso com os países desenvolvidos, ficaremos ainda mais dependentes de mão-de-obra especializada e da tecnologia estrangeira. Mas o que isso quer dizer para quem acha que a culpa é toda do PT, e não consegue ver o que pode acontecer ao longo dos vinte anos programados pela PEC 241? O que dizer para quem pensa que educação é um privilégio, e não um DEVER do Estado, seja lá qual for o partido que estiver comandando a gestão? Fica difícil esclarecer as coisas, se a pessoa não entendeu que ao dar de presente o Pré-Sal às petroleiras estrangeiras, os royalties da exploração do petróleo não vão mais financiar a educação brasileira…Fica difícil explicar as coisas para quem não percebe que educação em qualquer nível (fundamental, médio, superior) é um dos pilares para o projeto de nação. Portanto, permaneçam nessa discussão superficial sobre a autenticidade da matéria publicada neste site…

    • Eu penso que somos muito omissos..meu, estamos assistindo ao PONTE PARA O ABISMO DO FUTURO e não fazemos nada, ou quase nada. A meninada e os professores tem feito sua parte, mas tenho certeza, deveríamos invadir Brasília, todos, todos mesmo. Aqueles que não aceitam esse retrocesso político e social. Cadê o gigante que acordou por 20 centavos e resolveu dormir por 20 anos de PEC 241.

      • Quem acordou por R$ 0,20, na verdade, em geral, são os mesmos que aprovam a PEC 241, a classe média alta. Tem gente que tentam comparar Brasil com países de primeiro mundo, como Rucia e Canadá. Essas pessoas nunca devem ter andado no sertão nordestino e em pequenas cidades e vilarejos do interior brasileiro. Países que pagam bem para escolaridade técnica têm um salário mínimo que dá para a família ter vida digna. O que querem é diminuir a concorrência dos empregos que exigem curso superior, aumentando salários, provocando o inverso para o técnico. Os empresários querem voltar a ter mão de obra mais barata do que já é.

    • Só uma pequena correção, a primeira escola de ensino superior do Brasil foi a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia, criada em 18 de fevereiro de 1808, portanto ainda no século XIX.
      A propósito, belo comentário!

  31. Enquanto todos os países do mundo lutam pelo seu desenvolvimento tecnológico e, consequentemente de sua sociedade, aqui no Brasil, os políticos hipócritas e irresponsáveis aprovam medidas contra o seu desenvolvimento. Chamam até investimentos de gastos. O pior é que os coxinhas idiotas e atrasados ainda acreditam que essas medidas vão contribuir com o crescimento do país. A gente ouve tantas asneiras desses calhordas imbecis que dá até nojo. Estão aquém do nível do diálogo.

  32. Que site mais picareta.
    O título diz “CONFIRMADO PELO MEC: Universidades públicas serão extintas por todo o país; VEJA!”.
    O texto fala em redução de vagas, o que é algo diferente de extinguir todas as universidades. E ainda usa a palavra “veja”, para tentar fazer uma ligação com a revista Veja.

  33. A pretexto de defender os pobres, o PT fabricou os ricos e se incluiu entre eles. Comunismo é privatizar um país em benefício de um grupo de bandidos apátridas. Saquearam e quebraram o Brasil, que já estava perto do inferno, porque o comunismo é um projeto inexequível, que não funciona, a não ser na cabeça feudal de Marx.

    Felizmente, o sonho acabou. É o fim de um ciclo. Nada será como antes. Como diria Gregório de Mattos, “adeus canalhas!”.

    Leia mais:

    http://www.recantodasletras.com.br/cronicas/3843789

      • Isso é um idiota! Duval Carvalhal procure o que fazer e não poste o que você não tem certeza. A desculpa desse pessoal da direita é sempre essa. O PT quebrou o Brasil! Essa é a desculpa que eles arranjaram. Bando de bosta!

    • Você deve ter tomado droga a mais, porque os que “saquearam e quebraram o Brasil, que já estava perto do inferno” continuam o fazendo destruindo o Brasil igualitário a tantas penas conquistado! Felizmente mesmo “é o fim de um ciclo. Nada será como antes” pois 2018 vem aí e Lula conseguirá salvar o que deixaram sobrar do Brasil!!
      Dizer que “A pretexto de defender os pobres, o PT fabricou os ricos e se incluiu entre eles” é a coisa mais idiota que você pode ter criado e mostra bem sua insanidade!!.

  34. ESTE FILHO DA PUTA DESSE VELHO CARECA PAU MUCHO DO TEMER CHIFRUDO CORNO MANSSO DE CORDA NAO KER K O BRASILERO ESTUDE TENHA O MESMO DIREITO DO RICO KER K O POBRE VIRE ESCRAVO DEHUM GOVERNO CORRUPTO AONDE SO TEM LADRAO MAIS DEUS E JUSTO POR ISSO K ELE E CORNO MANSSO CONFORMADO E ELE GOSTADE HUMA PISTOLA BEM DURA NO RABO DELE CHIFRUDO VIADO TEMER BIXA FORA VAGABUNDO SEU LUGAR E NA ZONA FDPTKKKKKKKKK

  35. É um problema de fácil solução basta aumentar a carga horária mínima de um professor universitário, que hoje é de 8(OITO) horas semanais (equivalente a um dia por semana)para um valor mais razoável, por exemplo 20 horas por semana. Assim , poderia ofertar 2,5 vezes o número de matrículas atual.

    • Concordo que a obrigatoriedade de um mínimo de oito horas semanais é pouco. Mas há de se lembrar que gasta-se um tempo no preparo das aulas teóricas e práticas. E boa parte dos professores universitário das instituições públicas além da carga horária em sala de aula, orientam alunos de iniciação científica, de mestrado e de doutorado em pesquisas. Muitos tem projetos de extensão.

    • Rogério, boa tarde!
      Sou profesora recentemente aposentada. Fui docente em Universidade Pública durante mais de 30 anos. Nossas atividades de docência na Graduação ficam no entorno de 8 horas semanais, contudo oferecemos as aulas na Pós-Graduação, temos orientados (geralmente em número de 8 a 12) no mestrado e no doutorado, trabalhamos nos órgãos acadêmico-administrativos e colegiados, realizamos pesquisas e coordenamos grupos de pesquisas aqui no Brasil e no exterior, publicamos artigos e livros científicos. Então, a conta que você faz quanto ao número de horas-aula não é assim tão simples na Universidade pública.
      Anualmente somos avaliados pela nossa produção nesses quesito que mencionei e no caso do não cumprimento dos mesmos, nossos contratos por tempo integral podem ser interrompidos. Entende?!?
      Quarenta horas de carga horária semanal é pouco pelo tudo que realizamos!!!

    • 8 horas de aulas. As outras 32 horas são destinadas a preparo de aulas, provas, correções, pesquisa, orientação de alunos de iniciação científica, mestrado, doutorado. Sem contar as atividades de extensão e funções administrativas. Na verdade, se trabalha muito mais que 40 horas.

  36. Cara eu falei pra caramba para conseguir uma vaga na Universidade, ainda participei do antigo vestibular, agora vem um filho da puta que não estudou nada, eu paguei uma faculdade para ele se graça se forma para depois vir concorrer comigo, tem de acabar com essas bolsas mesmo para que formar milhares de pessoas se os empregos do diminuem, eles tem de ralar pstá saber dar valor, quando as coisas veem de graça a gente não sabe de onde veio, não sabe valorizar.

    • Analisando tua escrita fiquei em dúvida: tu se formou ou está falando de outra pessoa? Ou na época ainda não tinha língua portuguesa? Uma dica: quando ficar sublinhado em vermelho é porque tem algo errado, aí é melhor pedir ajuda pra alguém que tenha estudado, ou consulta no google.

    • amigo nelson brasil,não tenho estudo o suficiente ainda pra entrar em uma universidade,esse ano farei meu primeiro concurso do ENEM,tenho fé e estudo bastante,pra poder atingir o nivel maximo de minha capacidade até aqui adquerida,não quero tirar nada que voce ou que outro de capacidades financeiras admiraveis possuem,através de luta pessoal ou através de berço explendido.quero apenas ter um pouco mais de dignidade e servir de exemplo pra minha familia e meus filhos,quero trabalhar e ajudar muito minha cidade e meu pais.e que pessoas que criam ranso em tudo a sua volta.que DEUS te ilumine

    • Perfeito, Robson. As pessoas têm preguiça ou incapacidade de fazer reflexão séria.
      Muita gente se orgulha de ser “Maria vai com as outras”. Repete exaustivamente o que seus doutrinadores ordenam.

  37. Vai mais quem queria o fim do PT agora fica sem estudar foram todos manipulados pela mídia e todo mundo caiu direitinho todos sabemos que o PT roubou e afinal qual partido que não rouba com coisa que esse novo presidente não rouba nada ele é um santo né coitado o PT pode ter roubado sim mais foi o primeiro governo que ajudou os estudantes quando que uma pessoa pobre conseguia estudar até no exterior nunca Dilma e Lula foram o primeiro governo a fazerem isso acontecer e tem muito pobre trouxa que voto contra o PT agora vai sentir na pele estuda agora quero ver

    • É certo saber que EDUCAÇÃO e direito de todos Mas também é veto que a educação de qualidade forma verdadeiros profissionais, a questão Aqui e muito maior. Foram aberta, inúmeras faculdades. No pais; o ensino é de péssima qualidade, essas faculdades estavam apenas interessados no dinheiro do governo Federal, e não em dar um ensino denboa qualidade. O país teve o menor índice de todos os tempos no IDEBE. O PT MONTOU UMA REDE DE APROVEITADORES SEM NEM UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO. LANENTO SIM TUDO ISSO MAS TEMOS QUE FAZER COM PRUDÊNCIA. EXISTI FACULDADES QUE OS ALUNOS NÃO PASSAVAM NEM POR UM PROCESSO SELETIVO. EU DA UM TEMPO. PENSA.

      • Vc tá falando de universidades privadas que o aluno não passa por um processo seletivo, né Ireneu?Pq meu pai, há mais de 50 anos, teve que estudar muito para passar em medicina na UERJ.Meu sobrinho, enquanto o resto da galera tava na balada, tava virando noite ra passar para ngenharia na Federal da Bahia.Sem falar que para ser professor de universidade pública vc passa por um processo seletivo cavernoso.Desculpe, mas não entendi sua colocação.Vc ta falando das privadas u daspúblicas???

      • Tem que acabar com a conta dosnegros e colocar vestibular rigoroso cursos com fiscal do MC como era em tempos passados com tanta facilidade , muita gente formada e pouco conhecimento

        • Mais pra isso acontecer teria que matar mais da metade da população racista no Brasil e só esse nome brasileiro já me dar ancia de vômito nao faço nem questão de ser dessa raça abominável. Foi a coisa melhor que eu fiz foi sair dessa treva.

    • meu amigo joaquim o problema que os presidentes do pt quais se referem eles deram tudo isso bolsa familia e tal, mais só para garantir a eleição e reeleição eles sabiam que que não poderiam gastar tudo isso porque mais tarde iria estourar essa bomba, como estourou quwer prova maior que isso que a coisa não tava certa, acho que um presidente não pode dar o pexe tem que dar a vara de pesca e ensinar o brasileiro a pescar. o que achas? amigo

      • Pescar onde meu caro? Com essa crise hídrica se acharmos água para beber já estamos no lucro. Ou você quis dizer dar a varadas e escravizar?

    • Quem estuda em faculdade pública é, predominantemente, rico. Pobre precisa trabalhar e estuda de noite em escola particular.
      Visite algumas instituições privadas pela noite e confira, caro Joaquim.

  38. Com pesar ler tantos comentarios nos quais nao se buscam informar mas apenas evidenciar as desavencas e antagonismos resultantes da divisao que causou entre o povo brasileiro com o afastamento de Dilma. Nao se reputa razoavel defender que apenas o esforco seja fator determinante de sucesso. Lazer, conforto, alimentacao saudavel, frequencia em boas escolas, ambiente familiar intelectualizado sao fatores que aliado ao esforco qualificam o candidato a um curso de excelencia, cuja vaga somente um estudante pobre consegue em raras excecoes.

  39. Nossa, materia tendenciosa total. A portaria normatiza o procedimento para redução de vagas quando a instituição entender que é necessário. Existe uma portaria semelhante normatizando a solicitação para ampliação de oferta de vagas. Cursos são criados e extintos no Brasil o tempo todo mas, por lei, nenhuma faculdade pode ampliar ou reduzir a oferta de vagas sem ter autorização do MEC. Não tem nenhuma meta de redução ou ampliação de vagas nessa portaria

  40. Esta portaria não determina nenhuma redução de vagas. É uma portaria normativa para disciplinar os pedidos de redução previstos em outra portaria de 2007.

  41. Eu pessoalmente, e digo PESSOALMENTE, não dou crédito a toda e qualquer tipo de publicação com tendência, seja de direita ou de esquerda, de pró ou de contra, gosto de receber informações imparciais, ver opiniões e tirar as minhas conclusões, ter o direito de estar errado e de ficar feliz se acertar. Vi uma matéria na página de uma amiga, que me chamou a atenção devido a bizarrice da manchete; abri e acabei por chegar aqui. Me surpreende, os “formadores de opinião” considerar que o povo, mesmo o mais humilde e ou desinformado, não saiba tirar conclusões e de que precise de alguém para pensar por elas e direcioná-las. Entendo estes “formadores de opinião” como oportunistas e capachos de algum grupo com interesses específicos, que certamente não e o de enriquecimento do puro conhecimento da população. Meu povo, terrorismo tem muitas caras e tudo que vi aqui não passa de terrorismo e deveria ser perseguido e punido severamente.

    • Sr Douglas costumo dizer que neutro é sabão em pó sò existem duas posições direita ou esquerda no sistema capitalista o neutro fovarece a classe dominante e também poderíamos dizer que não quer nada com nada podería desde já abrir mão dos direitos que a esquerda conquistou para tds …. e isso é coisa da DIREITA se não entedeu não vou desenhar!!!

  42. Agradeçam ao antigo governo do PT!!!pois graças à roubalheira desse governo petista nao haverà verba para nada no brasil!!!!Então podemos dizer muito obrigado Lula,Dilma e compania limitada,agora os brasileiros receberam uma verdadeira herança maldita,enquanto isso ainda tem pessoas que levantam bandeiras de mst,sem teto sem terra sem educação etc…e por falar nisso por que serà que em quase 15 anos de governo petista ainda existem protestos de sem terra,sem teto…..serà que não deu pra resolver esses problemas em tanto tempo?????👈👈👈👈👈

    • Falou tudo, vc deve ser um merda que apoia o Temer e a corrupção, o combate à corrupção começou no governo Lula, antes de Lula não havia combate a corrupção porque os governantes da época (FHC) não deixavam, MEUS PARABENS simpatizantes do PSDB e PMDB (laFalou tudo, vc deve ser um merda que apoia o Temer e a corrupção, o combate à corrupção começou no governo Lula, antes de Lula não havia combate a corrupção porque os governantes da época (FHC) não deixavam, MEUS PARABENS simpatizantes do PSDB e PMDB (ladrões da nação)
      mente curta, não conseguem enxergar o antes, e só consegue enxergar o depois, como era o governo antes do PT, QUEM ESTA NO PODER HOJE QUER FAZER DE TUDO PARA DESMORALIZAR O PT, não querem concertar resolver o problema, querem que o povo sofra, a receção só começou a agravar depois da saida de Dilma, ela tem cura mas quem esta no poder não quer resolver, querem(não), estão usando o cidadão a seu real favor contra aqueles que mais fizeram algo em favor dos mais humilde

  43. Todos os comentarios prós e contras estão fundados todos em pouca informação do anuncio. Esqueceram aqueles alunos oriundos de escola publica que citaram terem entrado na USP e FEDERAL porque estudaram bastante e passaram, pois bem, só que todos que entraram foram justamente nos cursos considerados raspa que são os cursos de letras, pedagogia e outros onde não tem tanta importancia para o desenvolvimento do pais e também não oferece nenhum risco as camadas dominantes. Eu não li nenhum desses que são contra dizendo que cursam direito, medicina, administração,economia e outros onde a nota de corte é altissima. Mas ainda estão feliz pois acham que foi mérito exclusivo dele ter entrado na Publica quando na verdade foi o governo que deixou ele entrar quando a nota de corte entra qualquer um. Esses cursos dão direito a entrar sim mas pelas portas dos fundos. Pq alguns prós não se submeteram a fazer letras ou pedagogia, por isso a decadencia da educação.E em relação aos prós estão correto quando diz que tem um monte de alunos nivel superior analfabetos pli[ticos. Mas todos eles oriundos das particulares. Resumo: li sobre porcos que se contentam com migalhas e os prós que disseram o seguinte: se vcs reclamarem diminuirei a quantidade de ração.

    • A oportunidade deve ser dada a quem nunca teve acessos educação de qualidade.
      Os ensinos mais acessado por baixa renda são de licenciatura e pedagogia. Assim formaremos professores quenconhecem as necessidades quem não teve oportunidades de ensino de qualidade. Então aqueles que tiveram seus privilegios, devem se calar pois não ocupam o lugar de direito a reinvidicacoes. Educação é um direito de todos e deve existir flexibilidade sim para que esse a garantia desse direito.

  44. Este novo governo esta no caminho certo.
    Para se ganhar a vida, não há necessidade de graduaçao, pos, mestrado ou doutorado. O problema é que a maioria dos estudantes hoje em dia não contentam com uma profissão tecnica, querem a todo custo o status académico. Detalhe: come o pão que o diabo amassou com o rabo, e se vangloriam disto. Vejo com obsessão. Não contentam com o necessário. Quer estudar? Faça primeiro as condições.

    • Imbecil, deves ser um frustrado que nunca conseguiu entrar numa universidade pública, gente como você não deveria nem abrir a boca e falar do que não entende, acorda, estamos no Brasil, se com curso de graduação já tá difícil imagina curso técnico.

    • Hildejardes,querida. Os filhos dos politicos, industriais,empreiteiros e a classe AA composta de brancos fazem faculdade.Porque será? E vc vai deixar seu filho só com curso técnico pra ser capacho deles?Tudo bem .A escolha é sua .Os meus eu pus na faculdade e vão muito bem obrigado. Já os seus…

      • Você tem cabeça sobre esse seu pescoço, ou tem um coco cheio de merda? Perdeu uma ótima oportunidade de ficar calado, seu perfeito idiota fascista! Deves ser um burro acéfalo, da orelha bem peluda…

    • Pois é, dizem que somos recordistas mundiais em teses de mestrado e doutorado, entretanto, nada vira um novo produto, nada vira uma nova patente, um Prêmio Nobel. Só serve para o acúmulo de títulos e são motivos de chacotas mundo afora.

  45. Que história comovente, quase chorei! Só faltou você falar do sapato furado que você tampava com um pedaço de lata por baixo da palmilha. Eu também passei por tudo isso aí. raspei parede pra comer farofa, lati no quintal para economizar cachorro! Fiz o vestibular público e passei entre os 20 primeiros. E estudei no LNCC (Laboratório nacional de computação Científica). Lá a média para passar e se formar é de 80% da nota. E só 10% dos alunos se formam de tão rigoroso que é o curso! Hoje, vejo vindo de faculdades particulares, Arquiteto se formando sem saber fazer uma planta. Médicos se formando confundindo meningite com gripe, professores de história que não sabem oque foi o conselho de Nicéia, matemáticos que não conhecem o teorema de Fermat, ressonância Schumann e por aí vai…Tudo por conta dessas malditas cotas e financiamentos onde o maior interesse da faculdade particular é tomar o dinheiro público e formar profissionais totalmente desqualificados para exercer suas funções de excelência! #ACORDABRASIL

    • Onde que clica pra curti mil vezes Glauco Medeiros?
      Parabéns a sua resposta! Muito sabia.
      Graças a Deus Meu filho se forma este ano na Federal.
      Daqui pra frente só Deus sabe ? Vai voltar tudo de novo…

    • Primeiro, o que voce escreve não há como comprovar, voce tem lattes? Segundo se voce é uma exceção isto não invalida a regra. As TVS inclusive a GLOBO não apoiam a educação para todos, como isto vai acontecer sem investimento público? Voce é mais um egoista útil, que olha o mundo a partir de seu umbigo, isto em grego pode ser traduzido por Idiotes que é o contrário de Politikos.

    • Amigo, opa, cota não! Informe-se sobre o rendimento dos alunos cotistas para depois prestar algum juízo sobre. Não somente hoje, mas sempre houve e sempre haverá pessoas capacitadas e outras que não aproveitaram as oportunidades que tiveram. Independente de haver Fies, a iniciativa privada sempre buscará o lucro. Ainda bem que por intermédio de programas como esse eu pude concluir minha graduação e enfermagem e hoje estou cursando medicina em uma universidade federal. Com conhecimento de causa eu posso te afirmar que puder ver bons alunos, que hoje são bons profissionais, que terminaram suas graduações e faculdade privadas através de programas governamentais. Tenho outro exemplo: Aqui na minha sala (Medicina), a diferença entre o índice geral dos alunos é de aproximadamente 1 ponto, estando dentro deste espectro, de forma aleatória, alunos cotistas e não cotistas. Que sorte que condições de acesso ao ensino superior foram criadas, e hoje, mais que em qualquer outro momento da nossa história, o pobre tem uma expectativa de um futuro melhor.

    • Perfeito! Eu tenho vários títulos e de universidades públicas e ensino em faculdades particulares . Não vim de família rica e com meu esforço e empenho conseguir todos eles.
      O que me dizem no meu trabalho nas faculdades?…
      — Aprove todo mundo pois se não perde o emprego kkkk e aí vai tudo para o mercado sem saber nada.

  46. Meu filho faz Arquitetura na USP sou professora do Estado e no tenho condições de pagar ele trabalhou na sala de informática.Agora faz estágio na prefeitura.Tudo muito. difícil.Essas mudanças são para tirar os direitos dos mais necessitados.No governo PT tivemos muitas oportunidades.A minha filha fez Farmácia pelo FIES é muito triste ver que no futuro próximo essas oportunidades irão acabar

    • Art. 2º – As Instituições de Educação Superior – IES deverão informar a redução de vagas, por meio de ofício, à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES, via sistema Fale Conosco do MEC, ou por meio de funcionalidade específica do sistema e-MEC, quando disponível, juntamente com cópia da decisão de órgão competente da IES que referende alteração do número de vagas.

  47. Tanto nas faculdades pagas como nas não pagas, os alunos precisam estudar, caso contrário não passam. sei de muitos jovens que frequentaram cursinhos, professores particulares etc e não passaram, então não acredito muito nesta de dizerem que os riquinhos passam pq estudaram nos melhores colégios, assim como também sei de muitos que estudaram em escolas públicas e não fizeram cursinhos caros tb passaram, acho tudo muito relativo, o negócio é estudar.

    • Sou aluna de escola pública, fiz universidade pública (dois cursos), pós e mestrado em universidade pública. Meu pai era porteiro e minha mãe costureira, ralei que nem um bicho para conseguir estudar. No meu primeiro curso, letras, em uma turma com 45 alunos, 4 eram de escola pública, não tinham feito cursinho e estudado sozinhos… E você vem me dizer que é só estudar?!!! Só quem já passou fome sabe o que é competir com quem nunca teve qualquer tipo de preocupação na vida (dos 15 aos 17 anos eu só tinha uma calça jeans para usar, trabalhava de segunda à sábado e lavava a calça no domingo, inúmeras vezes tive que seca-la no ferro. Ela foi furando tanto na parte de trás, que minha mãe foi afastando os bolsos para tapar os buracos, quando não tinha mais bolso para mudar de lugar, ela comprou uma aplicação de flores e pregou em cima)… E você vem com esse papo de meritocracia?!! Hoje sou professora de escola pública e falo com meus alunos, estudem, estudem muito e se esforcem bastante, se eu consegui vocês podem conseguir também. Mas nunca deixo de contar sobre os sacrifícios que eu fiz para poder estudar, sem dinheiro para ir a um cinema ou comprar uma roupa, sem nunca viajar ou comer um chocolate… E você vem falar em esforço pessoal?!! Faça um favor à sociedade (aos trabalhadores pobres), fique quieta quando não tiver nada produtivo para dizer. O governo golpista está voltando nosso relógio histórico em um século e ainda tem gente como você com esse papinho cínico de meritocracia. É preciso ser muito canalha ou muito parvo para comprar essa ideia…

      • Que história comovente, quase chorei! Só faltou você falar do sapato furado que você tampava com um pedaço de lata por baixo da palmilha. Eu também passei por tudo isso aí. raspei parede pra comer farofa, lati no quintal para economizar cachorro! Fiz o vestibular público e passei entre os 20 primeiros. E estudei no LNCC (Laboratório nacional de computação Científica). Lá a média para passar e se formar é de 80% da nota. E só 10% dos alunos se formam de tão rigoroso que é o curso! Hoje, vejo vindo de faculdades particulares, Arquiteto se formando sem saber fazer uma planta. Médicos se formando confundindo meningite com gripe, professores de história que não sabem oque foi o conselho de Nicéia, matemáticos que não conhecem o teorema de Fermat, ressonância Schumann e por aí vai…Tudo por conta dessas malditas cotas e financiamentos onde o maior interesse da faculdade particular é tomar o dinheiro público e formar profissionais totalmente desqualificados para exercer suas funções de excelência! #ACORDABRASIL

        • Pois é Glauco Medeiros… uma história muito comovente e que não me comoveu em nada também… estudei em escola pública, dormia 4h por dia e consegui me formar em Pedagogia com mestrado pela Anhanguera porque em Universidade Pública é impossível conseguir uma vaga quem trabalha, a não ser que seja filho de fulano, ou cliente da maconha de sicrano ou afilhado de beltrano, e próximo ano termino meu curso de Direito pela Católica, mas já juntando grana pra tentar um doutorado só Deus sabe quando e onde – tudo com meu ESFORÇO PRÓPRIO, pois meus pais eram lavradores do campo, ou seja, roceiros, e com dinheiro fruto do MEU TRABALHO, porque não sou cotista, nem bolsista, nem filhinho de papai empresário ou de mamãe que oferece o chá das 5h da tarde – uau até a minha história é “comovente” e eu não sabia – e a dona aí em cima, se também não tem história mais comovente pra contar do que essa de vitimização causada pelo “governo golpista” que ela mesma elegeu e agora nos faz engolir goela abaixo o que restou dele, mas torcendo pra que dê certo, já que o outro nada fez a não ser roubar e roubar e roubar, é melhor ficar quieta se também não tem nada produtivo pra dizer, já que seu único argumento é chamar de canalha ou parvo alguém que difere de suas idéias…

      • Que triste ler uma história tão bonita ser tarada de forma tão insensível. O individualismo está gritante e covarde. Infelizmente o capitalismo traz essa desorientação social. Outras civilizações sul americanas eram mais sábias. Vamos resistir. A luta é velha e nós somos fortes!

    • Art. 2º – As Instituições de Educação Superior – IES deverão informar a redução de vagas, por meio de ofício, à Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES, via sistema Fale Conosco do MEC, ou por meio de funcionalidade específica do sistema e-MEC, quando disponível, juntamente com cópia da decisão de órgão competente da IES que referende alteração do número de vagas.

  48. Estudo em um Ifba e vejo como a composição em sua maioria de alunos que poderiam pagar um curso particular mas se apossam das vagas de muitos que não tem condição. De certo que os alunos oriundos de escolas públicas não suportam a pressão muitas vezes do nível dos Ifbas,mas eh nítido que os professores em sua maioria e todo o colegiado bab o ovo dos mesmos e muitas vezes impõem uma prioridade..os mesmos que criticam o antigo governo são os que usufruem do que é por direito dos mais humildes….muita demagogia existente.

  49. Todos nós sabemos que os alunos que frequentam as universidades gratuitas são os ricos e que as particulares são pagas por pobres. Sempre foi assim … salvo algumas excessões!

    • Raquel, concordo parcialmente. Desde sempre no Brasil, quem faz curso superior são, na maioria dos casos, os mais abastados financeiramente. Como tal conseguem acessar os cursos das universidades públicas com maior facilidade. Aos que precisam trabalhar para se manterem, acabam nos cursos particulares. Principalmente nas “caça-níqueis”. Aquelas que colocam 40, 50, 80 alunos em frente a um telão e as aulas ocorrem por “vídeo-conferência”, aulas a cada 15 dias, pagando parcelas correspondentes a um curso presencial. Recebem um título com “meia” formação, pois sabemos que a qualidade destes cursos é discutível. E boa parte destas faculdades recebem do governo federal, parte dos valores ou incentivos fiscais (discutíveis também). Com a nova PEC, as diferenças ficarão mais evidentes e piores para o futuro da nossa população. Se ocorrer, vamos regredir aos idos de 1970.

  50. Parabéns pelas mentiras, estão funcionando, a final, brasileiro não gosta de ler.mesmo. acaba compartilhando tudo sem saber a veracidade das coisas mesmo

  51. Primeiro num pais onde tem analfabetos funcional, esses tipos que não sabe pesquisar as notícias…no Google tem muita coisa boa e também muitas lendas de mal gosto kkkkkkkkkkk

  52. Não sou contra. Meus filhos, todos são formados por universidades particulares! Vejo nas universidades de todo Brasil o nível dos alunos, só ir ao estacionamento ver os carrões dos alunos. As universidades brasileiras são para filinhos de papai e podem muito pagar uma faculdade.

    • Caro Flávio. Minha filha é formada pela federal de SC. EU NÃO TENHO CARRO, minha filha não tinha carro quando estava na faculdade, e além do dinheiro que eu enviava para ela (que eu penei para enviar, mas foi bem menos do que se eu colocasse em uma particular) ela participava de atividades que rendiam algum dinheiro, dentro da universidade mesmo. Essa bobageira de que universidade pública é para filhinhos de papai é coisa de fracassado. Manda teus filhos estudarem e se dedicarem que eles passam no vestibular.

      • Também sou estudante duma federal do Recôncavo da Bahia e não tenho tostão no bolso. Meus pais com muito sacrifício me mandam um dinheiro contado para pagar minhas despesas aqui no recôncavo.

      • Se seu filho assim como os meus nao passaram em um pública a culpa e deles,e sua.. Agora meus5 sobrinhos passaram porquê GOSTAM de estudar

      • Caro Vilson, Com certeza o Flavio não se referia à sua filha quando afirma que as melhores faculdades públicas são destinadas, em sua MAIORIA, à alunos de pais de renda superior, o bastante para ter podido bancar as melhores escolas particulares para seus filhos. Realmente isto nao é uma constatação só dele é um fato aceito por grande parte da população e do governo. Sao os que mais podem pagar boas e caras faculdades particulares, que entram nas publicas! Isto é uma regra, nao uma obrigação. Sua filha, se estudou em escola pública, e entrou em universidade públicas, SEM cotas, ela é excessão, NÃO uma regra. Entende?

      • Formei em uma IFES por falta de grana. Minha esposa idem. Meus filhos tiveram opção: ou estudam e passem em uma IFES ou fiquem aqui, trabalhem, estudem a noite e paguem suas escolas. Eles preferiram ir estudar… Ano que vem um inicia o mestrado e fala em doutorado. O outro, idem. Nenhum dos dois comprou vaga, muito pelo contrário…. Em princípio, escola de rico são as particulares, onde o nível de ensino de uma maneira geral é pior que as federais e quem manda é o aluno.

        Obviamente que nas IFES há distorções que precisam ser corrigidas. O fato do cara ser rico não retira dele o mérito de ter passado em um vestibular pesado de uma universidade pública. Nem do pobre.

    • Sou aluna da Universidade Federal do Piauí, vim de escola pública, tive que estudar muito para entrar na universidade, caso do contrário nem sonharia de colocar meus pés em uma particular. Sabe por quê? Por que nem todos possuem os meus recursos financeiros, meus pais mesmo se quisessem não poderiam pagar. Decidir comentar, apenas no intuito para que possa refletir um pouco mais…

    • Flavio vc é uma minoria que consegue pagar Universidade p três filhos. Minha filha estuda em uma Universidade Federal, e a realidade da maioria dos estudantes não é de filhinhos de papai.
      Muitos depender de bolsa alimentação, moradia e não tem dinheiro nem p pegar ônibus.

    • Não generalizem, eu faço um curso em uma universidade pública e não tenho condições de pagar uma particular. E conheço muita gente que estuda comigo e de outros cursos que também não tem.

  53. Se você é professor Universitário e abertamente foi favorável ao impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT), agora engole o Temer e se você estiver empregado nas próximas eleições vai para a Paulista desejar que ele seja eleito. Eu to rindo de você por acreditar em coelhinho da Páscoa , essa foi a solução que a maioria arrumou para o pais ter mais emprego, mais saúde e mais educação.KKKKKKKKKKKK

    • O amigo imaginou que, depois da farra e da acao entre amigos que o seu PT promoveu com os recursos do Tesouro, patrocinando caríssimos subornos a quase toda classe política do Legislativo e do Judiciário, além do próprio executivo que detinha algum poder de veto ou de dificultar os negócios, sem contar is bilionários desvios para os próprios bolsos e para pagamento das caras campanhas eleitorais dis amigos,dos vumplifese aliados. Sem contar os PACs cuja principal função era contratar obras superfaturadas para bancar as orgias do seu dileto partido. Tudo isso sem contar os gigantescos desfalques que sofremos por bancar obras faraônicas (com o mesmo proposito, alem do marketing) países miseráveis como cuba e duversis outris no continente africano. Tudo mascarado em eficientes fraudes fiscais. Ora meu caro, a Dilma ora todos os dias por ter-se livrado desse imbróglio! Como você acha que se regulariza contas se, com a maior crise politica e financeira que já se gerou no país, todos tiveram perda de muita receita, os que não faliram, inclusive o maior sócio dr todos neste país, o próprio governo, que para compensar as imensas despesas, teve grande perda de receitas.
      Agora imagine, se é que consegue, com a maior crise financeira, política e de credibilidade, na historia do Brasil, causadas tanto pelos déficits bilionários conquistados com o governo caótico, desonesto e confuso do PT, e que também por conta da inflação que ressuscitaram, com os juros escorxantes e galopantes dizimando o pouco saldo que deixaram, com a falência beirando a porta, a ponto de não mais poder honrar os mais básicos compromissos como salários e aposentadorias, Imagine você, que se comprometera em manter o orçamento bilionário da Saúde, e da educação básica (até o 2°grau), hoje em péssimas condições e resultados educacionais, se fissr agir de forma séria, se além de cortar o que não fosse essencial e prioritário, se continuaria bancando as caríssimas Universidades Publicas e seus professores marajás, com altíssimos salários (veja os sites de transparência), e péssima produção e qualidade de publicações, e o que é pior, sem dar aulas, por conta de suas constantes pregações politico partidárias, com decorrentes estímulo e atiçamento à greve, a protestos e agitações, promovidas pelo PTismo, que contaminou os alunos, em sua imensa maioria, paradoxslmente, composta de filhinhos ricos de papai, que preferem se drogar fartamente nos campus ajardinados, invadir e destruir prédios, e vandalizar salas e administrações, à assistirem aula.
      Se voce, não for PTista, por opção ou à soldo, como sanearia ad contas públicas, mantendo ou aumentando ainda mais as despesas (aumentando sim, pois o PT indo para a oposição, se nao continuar com seu esquema enriwuicemento, vai boicotar todas as votações de interesse do Estado.
      Tenho certeza que qualquer um que não seja um zumbi nas mãos deles, não seja analfabeto funcional, tenha discernimento ou vontade própria, não tenha rabo preso, nem esteja vendido ao PT, apoiaria o Temer.
      Não pelo que foi, mas que se mostra ser. Em menos de 2 meses de governo fez o que o PT não produziu em quase 2 décadas.
      Antes de votar se empenhe mais em buscar um bom nome, ainda mais do que faz para procurar um bom carro, uma boa cada, uma boa máquina de lavar ou secar, um bom som etc. Sr vice não sr dedicar em aprender a votar, nao reclame em ter que pagar!
      Por que Deus, não é candidato!

    • já que o PT não nos incluiu na roubalheira, tomemos um placebo e tentamos sobreviver não pelo governo, mas apesar dele. Qualquer coisa, até nenhum presidente, é melhor do que manter o PT no poder.

  54. Gente, atenção no que é publicado, eu duvido que por pior que sejam nossos deputados, e olha que eles são muito ruins., não festejariam o fechamento de vagas em universidades (isso só aconteceria se o dinheiro fosse para o bolso deles). Estamos numa recessão terrível, país endividado, população e endividada e desempregada, é preciso eleger prioridades, gastar só que se tem em caixa, A FESTA ACABOU, agora é hora de pagar a conta, e embora a nossa culpa seja apenas a de contratar esses indivíduos para administrar o país, vamos pagar a conta sózinhos. Na minha opinião se tivermos que diminuir as vagas nas universidades públicas, onde a maioria dos alunos podem pagar seus estudos, para priorizar a saúde, eu concordo. Estou cansada de ver a nossa população morrendo sem asssitência médica, sem dentista, sem dignidade, sem bom ensino fundamental. É o massacre que sofre a maioria minoritária.

    • Meu Deus!
      Fico atônito com tamanha ignorância.
      O pacote desse governo contempla entre outras medidas nocivas à classe trabalhadora, a redução dos investimentos com a saúde.
      Acorda gente ignorante, olhe pra o que tá a um palmo do nariz!!

    • É bom lembrar que a maioria dos que necessitam de saúde é propircional à maioria que necessita da escola pública de qualidadr. A minoria que estuda, em sua maioria, nas universidsdes públicas, pertence aos cursos nobres de elite: medicina e direito. Obrigado

    • Essa é uma resposta infeliz. Reduzir na educação é crime contra o País. Reduza no salário dos deputados, senadores e judiciário. Reduza no salário dos ministros e assessores. Reduza nos benefícios como carros, passagens, moradia. Cobre as dividas das empresas, acabe com a sonegação (duvido que façam contra os parceiros), mas não reduzam na saúde e na educação. Isso é crime!

    • Como assim? Porque o governo nao cobra os bilhões sonegadoa anualmente? Quer dizer que cortar verbas na educacao e saude, é mais fácil que cobrar estes canalhas? Parei!!!!!!!

    • A redução das vagas é para diminuir a participação das classes pobres. Com menos vagas apenas os alunos que se prepararam nos melhores colégios terão condições de passar no vestibular. Elitizado o ensino superior, de novo.

  55. Tá demais, as notícias são plantadas com títulos tendenciosos a favor ou contra o governo e não governo e as pessoas compartilham, opinam sem apurar a veracidade da notícia. Fica uma dica, analisem as noticias e garanto que serão formadores de opinião e não apenas multiplicadores de notícias!!

  56. E daí? A universidade pública nunca foi acessível ao pobre mesmo. Vai lá na Unicamp e faz um levantamento de quantas pessoas de baixa renda estudam lá.
    Com esse ensino de beira de estrada que recebemos na escola pública é quase impossível entrar numa faculdade do governo.

    • Dona Daisy sai um pouquinho do Sudeste. Eu me formei na Usp e Unesp, inclusive fui docente na Usp. Hj sou professor em Goiás. Fora do “eixo” o alunado é muito mais diversificado com muitos estudantes oriundos de escola pública. E é mentira que os valores investidos no ensino superior drenam o fundamental. O que drena a sociedade são privilégios e juros da Dívida Pública que come 42% do orçamento federal.

  57. Detesto sites e jornais que usam o recurso das chamadas ou títulos de artigos chamativos e não condizentes com seu conteúdo.

    Redução de vagas (embora abominável) não é o mesmo que “extinção de universidades”.

    Esta é uma prática desprezível que só serve para aumentar a desinformação.

  58. Nem redução na educação é. Serei didático: uma “portaria normativa” nada mais é que um padrão de procedimentos a serem seguidos em caso da situação merecer tratamento. Quando uma gerência da Petrobrás cria um padrão para demissão, não está prevendo uma demissão em massa. Como a ANP, quando criou padrões e normas para a devolução de campos, também não obrigou ninguém a devolver nada. Um olhar mais sério no DOU da última sexta revela que essa portaria normatiza decretos de 2006 e de 2012 sobre o assunto. Seria o caso de creditar ao Lula e à Dilma um desejo de reduzir a educação? Enfim, até entendo que uma leitura mais superficial e apaixonada possa dar outro entendimento, mas sejam minimamente honestos.

    • #Foratemer. Concordo com você, a pesar dos cortes orçamentários, e das mil estapafúrdias que o desgoverno está realizando, reconheço (porque procurei) que a portaria não diz exatamente isso da reducao de vagas, apenas, aprova que as próprias instituicoes o façam de acordo as necessidades (que claro com os cortes % se propiciam).A portaria declara também que o ministério realizará os cortes nas universidades que não possuem autonomia nesse quesito. Além disso o título da matéria não condiz com conteúdo, é insidioso e está muito mal escrito.

    • Fernando, parabéns pela sua exposição. Há tanta ignorância nesses pseudo sites informativos, que chega a doer. O pior é que mais idiotas vão replicando sem sequer saber o que estão lendo.

  59. Graças o presidente Lula meu filho estuda em uma excelente faculdade que é a puc
    Antes do do então presidente Lula as pessoas iam no banco pedir empréstimo o gerente nem te recebia e quando o fazia vc tinha que levar pai mãe e mais um avalista
    Hoje nem precisa ir banco basta um caixa eletrônico

    • O mesmo aconteceu na minha família. Eu curso Direito, após conseguir uma bolsa no Prouni e meu irmão conseguiu o financiamento, durante o governo Dilma, quando possibilitou o acesso das pessoas pobres ao Fies que na era FHC já existia, mas poucos conseguiam acesso em virtude dos juros altos, fiador e inúmeras outras exigências.

  60. estão enganados
    http://www.bbc.com/portuguese/brasil-37650420
    A medida alterou o procedimento de redução de vagas de cursos de graduação ofertados por parte das instituições de ensino superior que integram o Sistema Federal de Ensino.
    Hoje, faculdades representam 83,8% das 2364 instituições de ensino superior do país – o restante corresponde às universidades, centros universitários e institutos federais -, de acordo com censo de 2015 do setor elaborado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

  61. Que noticiazinha lixo…Sitezinho ridiculo também…Não tem absolutamente NADA HAVER com o que ele disse. Quem quiser saber a verdade, leia o diário na íntegra:
    http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=1&pagina=12&data=14/10/2016

    Pelo contrário, em outra página do MESMO DIÁRIO OFICIAL, o governo fez foi legalizar novos cursos…

    Custa fazer uma matéria mais honesta? Tanto que nem o nome do reporter que fez essa noticia foi divulgado…

  62. Isso é uma afronta, olha a cara destes babacas, gente vamos banir esses picaretas na próxima eleição, já que não temos justiça neste país

  63. A universidade tem que ser feita por alunos que nunca frequentou escolas publicas,quem frequentou escola particular continua na universidade particular ,ai sim o brasil vai ser justo…

  64. Porque tudo isso, golpistas? Para evitar pessoas que pensem por si mesmas, não sejam manipuladas e vocês possam roubar tudo o que pertence ao Brasil?
    Não se preocupem: as pessoas que pensam neste país, formarão outras pessoas que pensam – e a custo ZERO! Só para ter o prazer de derrubá-los e fazer com vocês o mesmo que fizeram com Mussolini!

  65. Só basta olhar pra todas as outras notícias pra ver que esse site é tendencioso. Temer pode ta fazendo algo a respeito, mas não dessa forma. E se infelizmente cortes estão sendo feitos, ninguém pode esquecer que a responsável por esse rombo foi a Dilma. Poxa ninguém entende de economia???
    Não é de ideologia ou de política que estou falando, e sim de economia. Dilma fez muito em 2014 sabendo interinamente que nos anos seguintes não teria dinheiro para arcar com as obras realizadas. Criou o FIES, mas em 2015, como ela já tinha ganhado mesmo, um monte de jovens que estavam sonhando em entrar na faculdade não puderam se matricular, até meu primo que já cursava teve que trancar a matrícula e perdeu o curso.

    • Concordo Heloyse,seu texto e uma pura verdade,não sou a favor desses cortes,mais também não defendo Dilma nem Lula,porque isso são apenas conseqüências de um governo maquiado pelo os mesmo.

    • Você entende de economia, Heloisa? De 2003 a 2013, os “gastos primários” sempre foram menores que os recursos, ou seja, havia superávit primário. “Gastos primários” são gastos em investimentos, infra-estrutura (portos, estradas, mobilidade urbana), saúde, educação, previdência, assistência social etc.
      O déficit acontecia por causa dos gastos que estão fora do “orçamento primário”, o pagamento de juros da dívida pública. Mesmo em 2014 e 2015, o déficit “primário” foi muito menor que o déficit causado pelo pagamento de juros aos especuladores que têm papéis da dívida pública:
      2014: déficit de 0,57% do PIB no orçamento “primário”, 10 vezes mais que isso, 5,48% do PIB em gastos com o pagamento de juros.
      2015: 1,88% do PIB no orçamento primário, 8,5% do PIB em juros da dívida.

      Os gastos com juros são maiores que a soma dos gastos com saúde e educação. Sendo que as chamadas despesas “primárias” trazem crescimento e retorno para a sociedade: conforme estudo do IPEA, para cada R$ 1,00 investido em educação, agrega-se R$1,85 ao PIB; na saúde, R$ 1,00 agrega R$ 1, 70 ao PIB. São investimentos e não gastos.
      Os gastos com juros, ao contrário, retiram dinheiro da economia: cada R$ 1,00 gasto retira mais R$ 0,29 do PIB.
      Agora, você, que é de economia, pode explicar em que mundo se pode considerar certo tirar dinheiro das “despesas primárias” para pagar mais juros da dívida? Isso mesmo, a PEC 241 congela o valor das “despesas primárias”, que vão poder ser, no máximo, corrigidas pela inflação. Não há teto para os juros¸ ou seja, se o país crescer, todo crescimento da arrecadação acima da inflação só poderá ser usado para pagar juros: a Constituição não vai permitir que se use esse dinheiro nas outras despesas.

      A dívida pública brasileira é baixa, em relação aos Estados Unidos, Japão e países mais ricos da Europa. O problema é que nossa taxa de juros é pornográfica, nenhum país jamais chegou nem perto dessa taxa. Quanto maior a taxa, mais juros o governo paga. E quem ganha com isso são apenas 70 mil pessoas (informação do jornalista Luis Nassif), às custas das perdas para toda a sociedade.

      Se o Banco Central baixasse a taxa de juros, esse custo da dívida também diminuiria.

  66. andre pereira 15 de outubro de 2016 at 14:22
    sensacionalismo DO CARALHO. desonestidade intelectual. jornalismo MERDA.
    universidades públicas NÃO SERÃO EXTINTAS.
    idiotas

  67. Isso porque o Brasil acordo, mas dormiu de novo. Agora sim deveríamos lutar , pelos nossos filhos, afinal isso é para grande massa.Na hora de fazer arruaça por centavos fizeram e se acharam. Agora pergunto ficaremos quieto?

    • O Povo brasileiro jogou tudo fora , todas as conquistas que nos conquistamos juntamente com Lula e Dilma acaba de ser jogado fora por pessoas que não por que razão se bandearam pro lado da direita opressora . Nos não podemos nos calar e deixar que fazem as atrocidades com nosco e com presidente Lula

  68. Finalmente. Chega de coisas estatais. Chega do estado roubando nosso dinheiro para entregar um serviço porco e mal administrado. Fim de todas as estatais já! Depois só falta zerar a carga tributaria e desmantelar o estado (organização criminosa).

    • Serviço porco não é feito nas universidades publicas do Brasil, que oferecem excelentes cursos de qualidade internacional. Muito diferente das universidades particulares que diplomam semianalfabetos!!!

    • Ei cuzão, tu esqueceu que quem mais ta envolvido em escâncadalos de corrupção são grandes corporações privadas?? As instituições públicas são reguladas por lei de fiscalização, ja as empresas são seu porco ignorante. #FORATEMER o país não vai se render aos desmandos desse USURPADOR.

      • Lula e Dilma orquestraram a maior corrupção da história da humanidade!No ano de 5000 o caso Lula e Dilma serão lembrados como o maior roubo da humanidade como existe a história do ali baba e os 40 ladroes será lembrado o homem que roubo o país inteiro e ainda achou uns idiotas para o defender!

    • Isso mesmo, Troll! Vamos vender tudo para as estatais da Noruega, como a Statoil! Eles lá que se ralem com carga tributária de 41% (a nossa é de 34%), com seus 30% de funcionários públicos (os nossos são 11%) e uma sociedade que acredita que ninguém é melhor do que ninguém (a nossa tem neocons que se dizem liberais e se acham melhores que a ralé). Como são atrasados eeses europeus. O negócio hoje é o egoísmo de Ayn Rand e Mises, não essa bobagem de solidariedade.

  69. Segundo esses GOLPISTAS, Universidade não ficou para pobre Cursar. Mas o pior de tudo foi ver um bando de POBRES IMBECIL e Idiota nas ruas com a camisa da CBF gritando Fora Dilma, Fora PT. Conseguiram fazer uma parte que foi a retirada da Dilma, mas em compensação perderam também a Educação Básica e agora o Ensino Superior. Passar no Vestibular de uma Universidade Pública, agora só quem estuda em Colégios Particulares, e olha que mesmo assim vai ser muito difícil.

  70. Só bandidos para ter uma idéia como essa aí e outros comunistas o governo Dilma deu universidade para o podre só para aprender a ser alienados e maconheiros

    • Os bandidos são aqueles que se usaram vocês como massa de manobra, colocaram o plágio de um pato amarelo e multidões de ignaros o seguiu com a camisa amarela da CBF símbolo da corrupção sos esportiva no Brasil. Eles deram o tom e a boiada insana seguiu o som do berrante. Quem conspirou para colocar esse títere ilegítimo como representante dos coxas no poder foram vocês golpistas hipócritas e a turma do notórios conhecimentos! Os Analfabetos políticos diplomados! Affff!

    • Nao acredito. A imprensa não vai apoiar. Um grande número de brasileiros acha que a Universidade é para os ricos, e ficará a favor da medida. Mesmo que muitos vão às ruas, uma ou duas vezes, logo logo o movimento se esvaziará. As pessoas se cansam. E Eles sabem disso. Farão como fizeram pra tirar a Dilma: impediram o governo de trabalhar e depois impediram a presidente, por não fazer nada. O povo tem o Governo que merece!

  71. Pobre fazer Universidade, esquece oh pobre do pato amarelo, tu conseguirá com muita sorte ter o ensino fundamental. Gritastes fora Dilma, agora estais livre da Dilma e das Universidades.

      • Este vídeo diz tudo, se alguém ainda tinha alguma dúvida.Primeiro a gente tira a Dilma, depois a gente tira os pobres. // “Quem não tem dinheiro não faz universidade”.

        Olhem o que diz o Dep. Nelson Marquezelli do PTB – SP
        Mais conteúdos pertinentes a PEC 241 acessem a página do Grêmio Estudantil Cecília Meireles
        @gecm.uruacu
        (Conteúdo produzido pelo GECM)

      • Falou tudo, vc deve ser um merda que apoia o Temer e a corrupção, o combate à corrupção começou no governo Lula, antes de Lula não havia combate a corrupção porque os governantes da época (FHC) não deixavam, MEUS PARABENS simpatizantes do PSDB e PMDB (laFalou tudo, vc deve ser um merda que apoia o Temer e a corrupção, o combate à corrupção começou no governo Lula, antes de Lula não havia combate a corrupção porque os governantes da época (FHC) não deixavam, MEUS PARABENS simpatizantes do PSDB e PMDB (ladrões da nação)
        mente curta, não conseguem enxergar o antes, e só consegue enxergar o depois, como era o governo antes do PT, QUEM ESTA NO PODER HOJE QUER FAZER DE TUDO PARA DESMORALIZAR O PT, não querem concertar resolver o problema, querem que o povo sofra, a receção só começou a agravar depois da saida de Dilma, ela tem cura mas quem esta no poder não quer resolver, querem(não), estão usando o cidadão a seu real favor contra aqueles que mais fizeram algo em favor dos mais humilde

DEIXE UMA RESPOSTA