Criticado por OAB e políticos de vários partidos, Procurador da Lava Jato se defende e diz que não quer fazer pirotecnia

39

O procurador da República Deltan Dallagnol, da força-tarefa da Operação Lava Jato em Curitiba, afirmou nesta quinta-feira (15) que “é natural que pessoas investigadas reajam” – numa referência às críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“É natural que essas pessoas investigadas reajam. E quando essas pessoas são poderosas econômica e politicamente as reações tomam vulto. Não nos surpreendemos, encaramos com naturalidade”, disse Deltan, durante o evento ‘Democracia’ realizado na tarde desta quinta-feira, em Curitiba, base da força-tarefa da Lava Jato.

Na quarta, 14, o procurador classificou Lula de ‘comandante máximo do esquema de corrupção’ na Petrobras. Ele e outros procuradores da força-tarefa deram entrevista coletiva a dezenas de jornalistas acusando o ex-presidente.




Sobre os questionamentos que tem ouvido e lido de que não teria apontado provas contra o petista, o procurador reportou-se à sétima fase, deflagrada em novembro de 2014, que levou para a cadeia o primeiro grupo de empreiteiros acusados de liderar o cartel que corrompia agentes públicos e políticos. E lembrou, ainda, da 14.ª etapa, Erga Omnes, em junho de 2015, que alcançou a Odebrecht e a Andrade Gutierrez, as duas maiores construtoras do País.

“Na 14.ª fase chegamos a duas das maiores empreiteiras. No mesmo dia uma dessas empresas fez uma (entrevista) coletiva afirmando que não tínhamos mais do que indícios e presunções”, disse Deltan, numa alusão direta à estratégia de defesa de Lula que questiona o rol probatório da Lava Jato na denúncia contra o ex-presidente.

“Falamos em presunções, embora tivéssemos provas que consistiam nos depósitos pelas empreiteiras no exterior nas contas de funcionários públicos corrompidos”, destacou Deltan Dallagnol.

“Os próprios agentes alvos de corrupção vieram a confirmar que o dinheiro nas contas era oriundo de propinas”, disse o procurador.
Ele reafirmou que o diagnóstico da Lava Jato é ‘perturbador’.

Segundo o procurador, o esquema ‘mostrou-se muito mais amplo, envolvendo outras estatais como a Eletrobrás e o Ministério do Planejamento’.




Ele rechaçou argumento reiterado de aliados de Lula sobre uma suposta motivação político-partidária da acusação. Disse que mais de trezentos investigadores estão mobilizados para as investigações.

“Somos treze procuradores, cinquenta técnicos do Ministério Público Federal, quarenta auditores da Receita e equipes numerosas da Polícia Federal, todos concursados e sem qualquer histórico de vida político-partidária.Todos fazem parte dessa ‘conspiração’?”, ironizou.

Segundo ele, “a corrupção não está vinculada a um partido A ou partido B, a um governo A ou um governo B”.

“As pessoas podem questionar por que não denunciamos os crimes anteriores aos governos do PT. Porque os crimes prescreveram, demoramos muito para descobrir isso”, reconheceu.

você pode gostar também Mais do autor

39 Comentários

  1. Charita Marmolejo Diz

    Ayant été déjà victime des procédures de prêt couteux et long, je me suis donc finalement tourné vers MEILLEUR CREDIT qui a su me proposer un prêt rapide et sans AUCUN FRAIS à l’avance.Veuillez visiter leur site ( http://www.meilleur-credit.net )

  2. http://www.elis.in/ Diz

    I believe this is among the such a lot important information for me. And i’m glad studying your article. But want to observation on some normal things, The website taste is great, the articles is truly great : D. Just right activity, cheers

  3. content Diz

    I simply want to say I am just beginner to blogging and definitely liked your web-site. Very likely I’m likely to bookmark your blog post . You amazingly come with exceptional well written articles. With thanks for revealing your website.

  4. Neidinha Castelo Branco Diz

    Eu quero saber dos 450 kg de COCAÍNA, encontrada em um helicóptero..
    Também quero saber sobre a morte do policial civil…. que se manifestou tantas vezes,
    e fez sérias denuncias….
    NADA …..
    ????????

  5. José Luiz Amzalak Diz

    Sim, todos fazem parte de uma conspiração paga com dinheiro de contribuintes. São uma horda a serviço da extrema direita, de facções religiosas espúrias, Maçonaria, e da minoria financeiramente abastada para sufocar as questões sociais no país e entregar reservas nacionais a interesses internacionais. Sim, são todo uma quadrilha contaminada por interesses políticos e não pela Justiça. Uma vergonha internacional.

  6. Divina Da Silva Diz

    Clickpolitica para de inventar mentiras que ninguem e burro para acredtar, ou seja os burros do PT vai acreditar.

  7. matilde guilhermina Diz

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ,Srs. Procuradores ,Presunção significa :”Ideia do que Não Sabe” Não incrimine alguém ,se Não Tem Certeza”

  8. matilde guilhermina Diz

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK ,Srs. Procuradores ,Presunção significa :”Ideia do que Não Sabe” Não incrimine alguém ,se Não Tem Certeza”

  9. Rosemeire Diz

    E NÃO MESMO, PROBLEMA É QUE TEM PESSOAS QUE ESTÃO ACOSTUMADO COM ROUBO/SUJEIRA/PODRIDÃO, QUE ATÉ SE ESPANTAM COM UMA BRILHANTE EQUIPE DE JOVENS, SÓ FAZENDO O QUE É O CORRETO, OS “SUJOS” SE ESPANTAM MESMO, NATURAL DE QUEM ESTÁ ACOSTUMADO SÓ COM CORRUPÇÃO.MAS ELES IRÃO MUDAR O PAÍS COM 100% DE APOIO DO POVO “SOFRIDO CONTRIBUINTE” QUE NÃO AGUENTA MAIS ESTE ESCÁRNIO NO PODER.
    PROFISSIONAIS DE BRIO, ÉTICA, MORAL, DECÊNCIA, ESCRÚPULOS, CONTE COM O POVO PARA O QUE NECESSITAREM.

  10. Graciela Pereyra Diz

    Ah não é possível que ainda haja pessoas defendendo essa corja. E a do PMDB, PSDB, PP, etc… Bando de larápios. E essas defesas dos pts é ridícula: ah, o outro roubou também, o outro roubou primeiro, parece gente do jardim de infância, sem lógica. Ah, cansei dessa maluquice.

  11. Leonilda Freitas Diz

    E ainda se dizem neutros a partidos? Ninguém precisa de justiça assim, que deixa quem tem provas suficientes de fora, quietos, abafados, pra tão somente aniquilar uma pessoa perante o público, no intuito de arrasar com sua vida pessoal e política. Isso sim é crime.
    Tudo porque sabem que Lula é forte, é querido, e pode voltar no comando do país no voto legítimo.

  12. Arnold Lobo Diz

    Só para entender:
    Lula é o chefão todo poderoso e, segundo o procurador, ganhou cerca de R$ 3 milhões. Cunha, um auxiliar do esquema, ganhou R$ 10 .milhões; Aécio ganhou 1/3 das propinas de FURNAS e é inimigo e adversário político do chefe todo poderoso… Que porra de chefe é esse que ganha menos do que os seus subalternos e deixa os seu inimigos tomarem conta do negócio… kkkkk…
    Burrice deveria pagar imposto…
    O país ficaria rico, procurador!

  13. Zamian Zartan Diz

    A situação dos criminosos políticos e empresários no Brasil está desesperadora, e ainda tem muito para vir a tona, Dilma e seus asseclas deputados e senadores e ministros do STF que se cuidem.

    O Brasil quer saber por que o tráfico de drogas criou um Estado paralelo com pena de morte no Brasil e todas as pseudo autoridades nada fazem para acabar com ele, e quem são os beneficiados que estão inseridos na política e justiça brasileira uns dando cobertura aos outros, enquanto o povo e famílias são destruídas, e se beneficiam com carnificina proporcionada pelo incompetência dos eleitos para defender o Estado democrático de direito e que nada fazem a não ser também dar cobertura ao narcotráfico internacional e a dilapidação dos nossos minérios?

    O mais prático para acabar com tudo isto é a intervenção das FFAA, mais para que aconteça, temos que sair as ruas em massa e la ficarmos para autorizarmos, e sem o nosso posicionamento nas ruas em massa, não acontecerá a intervenção que é o desejo de mais de 150 milhões de brasileiros.

    O que evitaria tamanho esforço por parte de setores da independente justiça brasileira que não tem o rabo preso com políticos corruptos como acontece com vários integrantes do STF indicados pelos seus donos atualmente (Concurso Público para o STF é outro passo importante para dar independência, que não existe há décadas, aos integrantes da casa que se tornou a extensão da politicagem brasileira descaradamente). Salientando que os integrantes do STF são subservientes aos ideais socialistas e consequentemente contra o anseio do povo por justiça, a prova é de os que lá hoje estão só beneficiam criminosos e empresas mandando soltá-los e devolvendo dinheiro roubado do povo brasileiro aos criminosos que praticaram a fraude e, que em conluio democidaram mais de 1 milhão de brasileiros apenas no período do gerenciamento socialista, consolidado no socialista Pacto de Princeton e nas diretrizes do socialista Foro de São Paulo, envolvendo FHC, Lula e Dilma, respectivamente e entrelaçadamente em total traição ao povo brasileiro. Prisão para estas pessoas é um presente, e já fazem chacotas e ironias antes da pena, que sabem não será cumprida na íntegra. E isto demonstra o perigo que tais pessoas e todos os asseclas envolvidos representam para a sociedade brasileira que ainda hoje, neste exato momento, continua pagando com a vida nas ruas e hospitais da federação, por tais traições que resultaram no aprofundamento da decadência de quase toda a sociedade brasileira, porque existem os criminosos privilegiados que são os corruptos, sonegadores, ladrões do dinheiro público e os cabeças do tráfico de drogas, todos agindo contra o povo e território brasileiro.

    Temos que compreender que somente a intervenção das FFAA com a ativa, reservistas e convocados que não são covardes e que estão dispostos a dar a vida pelo seu país e o futuro de seus descendentes, é que conseguiremos, embora possa parecer contraditório, limpar nosso país de uma vez por todas de todos os corruptos existentes, para que só assim consigamos organizar e devolver a ordem e o progresso que tanto necessitamos ao nosso país. Fora isto será a perpetuação da corrupção que aí está e onde a justiça independente, séria e responsável levará mais de 50 ou 80 anos para dar início ao fim desta doença que assola o Brasil. Quem escapou viu o que aconteceu com o Brasil desde 1984 até hoje e verá o que acontecerá em mais 31 anos a frente sob regimes políticos civis totalitários, corruptos, socialistas e ditatoriais que agem sob o manto da democracia.

  14. Adelice Diz

    Aecio ,serra, renan, Aloizio Anastasia ,Cunha a mulher do cunha , Alkimin fhc e tantos do PSDB e pmdb foram os mais delatados , nem uma investigação se quer foi aberta por estes juízes que são muito bem pagos para defenderem os direitos dos cidadãos brasileiros e nada fazem .
    Eles temem os poderosos da mídia e se lixam para a população pobre .
    Só que essa parte da população é uma maioria avassaladora que pode trazer consequencias desastrosas ao país inclusive a eles ( os poderosos) .

  15. MIGUEL FELIPE Diz

    Esses bandidos travestidos com togas não têm vergonha de seus filhos? Que nação pretendem? A depender deles, nossas riquezas serão entregues às multinacionais. Sujam nossa bandeira.

  16. Marco Sousa Diz

    Não que???, se já fez (ato consumado)!. Esse, é um incompetente, completo!.

  17. flavio santos Diz

    procuradores de bosta…

    1. francisco Diz

      quem sabe quer que continue roubando do nosso dinheiro? enquanto nós trabalhamos, pessoas sem cerebro.

  18. lucieudho Diz

    Ele deve tá achando que todos os brasileiros abraçaram o pato da FIESP.
    São mais trezentos corruptos não tem como nega .
    Ele pensa que a globo conseguiu idiotizar todo mundo.
    Tá chamando a OAB e juristas e 54 milhões de brasileiros de burros na cara de pau.
    Há vá se f………

  19. Maria Lúcia Silvá Cordeiro Diz

    Por que prescreveu? Vai prescrever também o caso família Cunha?

  20. Katia Diz

    Não é quantidade de procuradores, mas a qualidade! Tragam provas contra Lula. E prove que não são partidários, prendendo outros envolvidos de outros partidos. Como Lula é o chefe? E antes de Lula quem era? Estão sendo investigados e presos? Ora, ora, não nos chamem de analfabetos.

    1. Mariza Mendes Diz

      Será que esses “procuradores concursados” não fraudaram seu desempenho nas provas dos concursos? Dizem ainda que não têm qualquer vínculo partidário!! Esqueceram-se dos “delegados aecistas”, que também eram concursados e, no entanto, prevaricaram ao fazer posts anti-Lula no facebook, com nomes precariamente disfarçados… e quase perderam o emprego por concurso!!

    2. Leonilda Freitas Diz

      Muito bem! Disse tudo o que eu queria dizer.
      E ainda se dizem neutros a partidos? Ninguém precisa de justiça assim, que deixa quem tem óticas suficientes de fora, pra tão somente aniquilar uma pessoa perante o público, no intuito de arrasar com sua vida prssial e política. Tudo porque sabem que Lula é forte, é querido, e pode voltar no comando do país no voto legítimo.

  21. Zulmira Diz

    Esta OAB…é tão malandra e sem noção, como o STF…todos lutam contra o povo e a nossa constituição…vão pros infernos..cambada de malandros em defesa de bandidos tipo Lula…Lewandowski, Renan, Toffoli, etc…temos que acabar com estes orgãos que só nos sugam…

  22. Zulmira Diz

    Esta porcaria da OAB…que não presta pra nada em favor do povo…só palpita e ofende os que trabalham serio…vagabundos…..os politicos safados, imorais que rasgam a constituição como: RICARDO LEWANDOWSKI RENAN CALHEIROS, TOFFOLI ETC…. eles não fazem nada contra..e nem exirgem que seja seguida a constituição brasileira….mas pra defende-los …eles se metem..e amam um bandido como o Lula…cambada de palhaços hipocritas…

  23. Paulo Paulista Diz

    Tem que haver derramamento de sangue de políticos COMPROVADAMENTE corruptos.
    Se tal método não bastar ,nenhum outro terá eficácia.

  24. Adilson Diz

    Nós cidadãos brasileiros já estamos cheios de conversas fiadaz sem provas. Queremos investigações com critérios científicamente comprovados, não esse teatro de agentes públicos que deveriam ser sérios e imparciais. Chega de amadorismo, de achismos ou é ou não é. Se não é, por favor vão trabalhar, porque nossos impostos pagam seus vultoosos salário, para brincar de investigação.

  25. JOVERCINO A.AMARAL Diz

    Ladir R.A, Pais sem futuro ,Pais vendido Pais que serve de chacotas Pais esse que se nos não reajimos vamos nos tornar muito em breve uma Siria ou um gualguer dos outros a gual não a respeito pelos seres humanos……lamento pelo futuro dos nossos filhos e netos………….

  26. Maria do Socorro Turibio Alves Diz

    O q tá faltando pra botar Cunha na cadeia junto c sua mulher e filha. O q falta pra enquadrar Aécio q até c Droga foi pego e etc. E Renan Calheiros e o interino. O q falta? O q falta? Pq só com Lula ? Pq só Dirceu na cadeia? N vj nemhum melhor do q o outro. Pq n anda as investigações sobre estes caras. Td tão claro..
    O q falta? O Brasil, nós brasileiros n vamos cansar de questionar a posição do judiciário brasileiro. Queremos justiça para todos.

  27. jennecy Diz

    eu quero ver e voce pegar o serra aécio e h c cunha sarney jucá renan aluiso nunes jader barbalho alokmim collor gddel vieira temer padilha anastasia agripino maia caiado gilmar mendes rosiane sarney jose sarney filho olha que falta mas gente si eu for colocar não vai caber qui não depois eu faço uma segunda leva de bandidos que apolicia federal e o ministerio publico federal não comseque preder e por isto que estou revoltado com esta lei que só que prender uma pessoa ou um politico e estes outros que devem ficarem soutos que lei e esta si prederem estes eu a credito si não não mim venha com xorumela bando de golpista safados

  28. dom diego Diz

    Aproveita e pega o juca

  29. Zeca Diz

    Abre então uma ação civil e cobra dos ladrões que ficarão impunes pelos crimes o dinheiro levado dos cofres públicos. Já fez? Vai fazer? Ou não vem ao caso e deixarão pra lá!!!

  30. Julia Diz

    Crimes prescreveram rápido demais. No direito penal são 21 anos, não? Por que corrupção é menos? Corruptos são genocidas, roubam verba da saúda, do saneamento básico, da educação (até da merenda escolar!). Falar é fácil, quero ver PROVAR o que dizem contra Lula! #Lula2018

  31. carlos adonias Diz

    O senhor Dallagnol é político sim e dos mais competentes. Político sim, pode não estar inscrito em partido mas é político e dos mais habilidosos com as palavras. Qual o intuito de um membro do MP ao usar palavras e expressões como ‘frisson’, ‘propinocracia’, ‘general’ e ‘Comandante máximo do Petrolão’ senão causar ‘frisson na galera’? Agiram corretamente os advogados do ex-presidente Lula ao pedirem ação do Conselho Nacional do Ministério Público contra os arroubos midiáticos de Dallagnol.

  32. Marcelo Diz

    Pergunta que não quer calar:

    E as recentes delações feitas a Aécio (mais de dez) e Serra (que teria recebido 23 milhões de reais)? E as acusações contra Cunha?
    Por que nenhum político do psdb sequer foi incomodado?

  33. Marcelo Diz

    Pergunta que não quer calar:

    E as recentes delações feitas a Aécio (mais de dez) e Serra (que teria recebido 23 milhões de reais)? E as acusações contra Cunha?

    Por que nenhum político do psdb sequer foi incomodado?

  34. haroldo Diz

    Segundo ele (Deltan Dallagnol)

    , “a corrupção não está vinculada a um partido A ou partido B, a um governo A ou um governo B”.
    “As pessoas podem questionar por que não denunciamos os crimes anteriores aos governos do PT. Porque os crimes prescreveram, demoramos muito para descobrir isso”, reconheceu. Foram denunciados, Temer, cunha, Renan, Sarney, Serra, Aécio, e uma infinidade de politico atuais e em fatos do momento relacionados na Lava Jato. Todos esses denunciados já tiveram seus crimes prescritos?

  35. Ladir Rodrigues Alves Diz

    Nunca vi tanta injustiça contra cidadão que lutam pelo bem do Brasil e dos menos favorecidos pelas politicas públicas (educação,habitação ,saúde e assistência social) Lula e Dilma com alguns parlamentares são perseguidos poque defende a Democracia.Assim como alguns ministros,juízes e políticos querem apenas fazer o nome com investigações falsa , ética e síngilo …que pais é esse ?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.