ENROLADO: Deputado chama Serra para se explicar sobre confusão do Mercosul e diz que o mesmo é desastrado;

0

O deputado Carlos Zarattini (PT-SP), vice-líder da minoria na Câmara, apresentou nesta sexta-feira 19 um requerimento na Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Casa solicitando a convocação do chanceler interino, José Serra, para prestar esclarecimentos sobre a denúncia do chanceler uruguaio, Rodolfo Novoa, de que ele tentou comprar o voto do país no Mercosul contra a Venezuela.

“Nós estamos convocando o ministro das Relações Exteriores primeiro porque ele não cumpriu uma regra que todos os ministros cumprem, que é comparecer a comissão e expor a sua política. Ele também tem trabalhado violentamente para impedir que a Venezuela assuma a presidência do Mercosul, que é um cargo rotativo, ou seja, não é a decisão de um país A ou B. Terceiro, ele está se intrometendo em assuntos internos da Venezuela de forma indevida, e em quarto, agora tentou obter o voto do Uruguai no Mercosul contra a Venezuela oferecendo vantagens para o Uruguai, ou seja, tentou comprar o voto”, justificou Zarattini.

Para o deputado, o comportamento de Serra no comando do Ministério das Relações Exteriores não é compatível com a tradição da diplomacia brasileira. “Essa política desastrada do Serra é uma política que nunca foi a do Brasil, seja no governo Dilma, Lula, ou qualquer outro governo anterior. Ele está rompendo uma tradição da diplomacia brasileira”, declarou.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.