FICOU COM RAIVA: ‘Meu compromisso é com a lei’, diz Gilmar Mendes ao rebater críticas sobre viagem com Temer; FOTO!

Alvo de críticas por ter viajado com a comitiva do presidente Michel Temer a Portugal, nessa segunda-feira (9), ao mesmo tempo em que comanda, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (STE), o processo de cassação da chapa Dilma-Temer, Gilmar Mendes falou sobre o episódio.

Em conversa com o Blog do Moreno, de O Globo, o ministro disse que mantém com Temer o mesmo nível de relação que manteve com presidente anteriores, e que isso nunca significou conflito de interesses.




“Não vou nem falar das relações que mantenho com o presidente Temer, que são as mesmas que mantive, por exemplo, com o presidente Lula. No caso de Lula, jantei inúmeras vezes com ele no Alvorada e as nossas mulheres inclusive sempre mantiveram um relacionamento de amizade. Mas nunca acenei com facilidades e Lula nunca me pediu nada, assim como Michel Temer. Eles sabem que, independentemente das relações pessoais, estou preso à minha condição de juiz. Meu compromisso é com a Constituição. É com a lei.”

flagra

E prosseguiu: “Na verdade, quero falar da questão central que algumas pessoas estão colocando sobre o processo e a viagem, como se fossem incompatíveis. Não são porque nunca discuti esse tema com o presidente Temer e ele nunca me abordou sobre esse assunto e creio que jamais abordará. Esse tema só deve ser debatido no seu foro apropriado: o TSE. Mas, quero lembrar uma coisa sobre esse processo. Ele só existe, só está tramitando por minha causa. As pessoas se esquecem que a juiza Maria Tereza o indeferiu e eu é que insisti e lutei para a sua reabertura. E o fiz por considerar isso um dever de ofício.”




Gilmar Mender também explicou por que não foi ao velório do ex-presidente português Mário Soares, motivo da viagem presidencial.

“Eu estou de férias em Portugal. Precisei vir ao Brasil para resolver problemas pessoais. O presidente me convidou para voltar com ele. Chegamos em Lisboa por volta das quatro da manhã. A cerimônia ocorreria horas depois. Desembarquei com uma crise de labirintinte. E por isso não fui.”

Questionado sobre a viagem estar sendo apontada como uma carona até Lisboa, já que ele está de férias e não retornou com a comitiva ao Brasil, ele disse que trata-se de uma questão menor: “Vivemos desafios importantes. Devermos nos ocupar deles. Dessas questões todas que desafiam as instituições. Não vou me justificar de ter aceitado uma carona do presidente, pois teria que me justificar de outros encontros que mantenho com ele para discutir assuntos republicanos. Se aceitar caronas, convites para almoçar e jantar comprometessem a atividade de cada um que os aceitasse, seria impossível trabalhar em Brasília. Quantas vezes sou convidado, por exemplo, para almoçar ou jantar com jornalistas e empresários de comunicação e isso nunca interferiu no trabalho deles nem no meu. Sou às vezes muito e até injustamente criticado pela mídia. E nem por isso deixo de atender seus convites.”

11 Comentários

  1. Isso que se chama substimar a inteligência das pessoas. Esse senhor tem que entender que nós não somos otários. Francamente. A intervenção já passou da hora, Cúpula das forças armadas não se corrompam defendam o Brasil desses larápios.

  2. Essa deveria ter sido tua fala, seu escroto: …independentemente da minha condição de juiz , estou preso à relações pessoais MONETÁRIAS. Meu compromisso NÃO É COM A CONSTITUIÇÃO. E NEM COM A LEI. (adendo meu) EU SOU UM EXCRESCENTÍSSIMO JUIZ DA STF, UM DOS SEMI DEUSES DO BRASIL.
    #############VAI PENSANDO ISSO, SEU ESCROTO! INTERVENÇÃO JÁ! ###############

  3. O brasileiro só entende de carnaval e futebol para o resto é como jogar no bicho, sonha com cavalo e joga no cavalo.
    Nas esferas governamentais todos se inter relacionam.
    Quanto a carona, pode ser questionável.

  4. O COMPROMISSO DELE DEVERIA SER COM A JUSTIÇA…… SABE POR QUE? PORQUE AS “LEIS” QUE TEMOS AQUI NA NOSSA REPÚBLICA, MUITAS VEZES NÃO SÃO JUSTAS. POR EXEMPLO AS LEIS USADAS PELOS CHAMADOS….. “DIREITOS HUMANOS” NÃO O FAZEM, DIGO ISTO BASEADO NO ARTIGO 5º DA NOSSA CONSTITUIÇÃO QUE ASSIM SE INICIA : TODOS SÃO IGUAIS PERANTE A LEI, SEM DISTINÇÃO DE QUALQUER NATUREZA, ………… e por que os humanos marginais tem direitos diferentes dos humanos HONESTOS , CORRETOS, TRABALHADORES…. que colaboram com suas vidas pela ORDEM e o PROGRESSO deste PAÍS…. PRONTO FALEI…..AGORA……………..para refletirMOS…………….POR QUE UM PAÍS QUE SE DIZ “CRISTÃO ” TEM TANTO despreso PELA VIDA! SINTO QUE A VIDA TÃO DEFENDIDA PELO CRISTO, aqui não vale nada ! ! !…. Ficamos muito aborrecidos com isto. Os defenssores dos direitos humanos não deveriam cuidar de todos os humanos…..dos agressores, mas muito mais ainda das vítimas…. elas sim, precisam de ajuda, de apoio, depois de uma perda… de uma morte…… de um estupro….de uma agressão violenta….

  5. De férias e viaja na comitiva presidencial paga com nosso dinheiro.
    Alguém tem que tomar alguma providencia com os desmandos deste Sr.
    Ñ poderia estar na posição que está.
    A ética foi para o espaço!

DEIXE UMA RESPOSTA