Fora do Supremo, Lewandowski abre o verbo, critica Temer e diz que impeachment foi “erro grave”

59

Nesta segunda-feira (26), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, durante aula na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, na Universidade de São Paulo (USP), onde leciona, classificou o impeachment da presidenta eleita Dilma Rousseff como um “tropeço na democracia”.




“Esse impeachment, todos assistiram e devem ter a sua opinião sobre ele. Mas encerra exatamente um ciclo, daqueles aos quais eu me referia, a cada 25, 30 anos no Brasil, nós temos um tropeço na nossa democracia. Lamentável”, afirmou. Lewandowski disse ainda que os universitários talvez possam garantir um futuro melhor: “quem sabe vocês, jovens, conseguem mudar o rumo da história”.

Além disso, o ministro também comentou, no âmbito jurídico, sobre as mudanças na educação propostas pelo governo de Michel Temer. “Reforma do Ensino Médio por medida provisória? Alguns iluminados se fecharam num gabinete e decidiram ‘Vamos tirar educação física, artes’. Nem projeto de lei foi. Não se consultou a população”, ressaltou.

você pode gostar também Mais do autor

59 Comentários

  1. andreia malta Diz

    Concordo com todos e todas que são contra a esse estado de exceção que nos encontramos hoje.Mas, além de fazermos o debate nas redes sociais, precisamos estar nas ruas sempre. A obrigação de estar nas ruas não é somente dos estudantes e movimentos sociais e, sim, de todos e todas que defendem que os direitos sociais sejam universais, ou seja, não somente proporcionados aos burgueses psicológicos.

  2. Iran Diz

    Quero ver qual desses ministros do supremo vai botar o jamegão lá na hora que forem tentar prender o Lula… o mundo gira, daqui alguns anos a coisa vira de novo, todos serão julgados e a assinatura dele vai estar lá, não tem jeito…

  3. Elsa Ordal Diz

    Ayant été déjà victime des procédures de prêt couteux et long, je me suis donc finalement tourné vers MEILLEUR CREDIT qui a su me proposer un prêt rapide et sans AUCUN FRAIS à l’avance.Veuillez visiter leur site ( http://www.meilleur-credit.net )

  4. call girl service in delhi Diz

    That is the appropriate blog for anybody who desires to find out about this topic. You understand a lot its virtually arduous to argue with you (not that I truly would want…HaHa). You undoubtedly put a new spin on a topic thats been written about for years. Nice stuff, simply great!

  5. Delhi escort agency Diz

    Hi there! Would you mind if I share your blog with my zynga group? There’s a lot of people that I think would really enjoy your content. Please let me know. Cheers

  6. see it here Diz

    I just want to say I am just beginner to blogs and seriously loved you’re web blog. Very likely I’m likely to bookmark your blog post . You amazingly have great posts. With thanks for sharing with us your blog site.

  7. Enio Diz

    Quando o povo é fraco e nao lê, políticos fazem o que querem. Nosso país só vai mudar quando nós o povo pegarmos em armas e lutarmos contra as facçoes criminosas que acabam com nosso país…PMDB, PT, PSDB, DEM…quando o povo se rebelar e eliminar todos. Penso assim porque é isso o que eles fazem com a gente.

  8. Bartolomeu Vieira Diz

    Ele Admitiu isso muito Tarde. Hoje já temos mais desemprego em outubro “pleno tempo do movimento natalino” sem nenhum clima de ânimo, o (Presidente novo dando tudo), muito tarde sr. ministro. Ricardo Lewandowski. Que pena. Porque em tudo isso quem paga sempre as consequências é nós, da parte inferior da piramide

  9. humberto dias Diz

    Grande bosta… Até eu que sou simplório sei que o ciclo democrático no Brasil tem vida curta… E sempre com apoio da mídia, justiça, conservadores, “pseudo-burgueses” e OAB’s da vida que anos depois “se arrependem” e mais outros anos depois voltam a cometer o mesmo pecado de apoiar o golpismo e o HISTÓRICO DESEJO DE LAMBER COTURNOS E SE CURVAR AOS EUA como agora recomeça a acontecer.

  10. Edson Antunes Diz

    Agora, Inês eh morta!!!!
    Sustentem o golpe, seus criminosos!!!!!

  11. BRUNO RICARDO SILVA FUMES Diz

    Sorte que o Mundo já não dizia isso MESES antes…
    Quando não tem grana envolvida, esses carniceiros adoram falar o que já é lógico, óbvio e inquestionável…
    São perfeitos para notícias inúteis… Isto é, a inutilidade deles os persegue em qualquer cargo…

    Coxinha idiota ou é desinformado ou está lucrando com sangue de trabalhador… Não tem outra vertente, é tão claro quanto o golpe… O Planeta concorda, mas os imbecis se acham com razão de algo… Principalmente por não terem argumentos e seguirem discursos pré-programados como Robôs bugados.

  12. Marcos Costa de Freitas Diz

    O sujeito não fez uso da autoridade quando lhe era permitido, agora vem tentar transferir o ônus ao beneficiário de sua negligência. Aqui não Pilatus! Vá cantar na freguesia do MBL.

    Que o constrangimento histórico seja muito pesado a esse judiciário vendido, vaidoso e desonesto.

    1. Fabio Roquini Diz

      Ô Marcos, imagine como essa pessoa deve estar temerosa quanto à opinião dos comuns como nós, grupo que agora ele integra. Logo esta figura lamentável que tanto mal fez ao povo quando podia, de sua posição poderosa e inatingível. Coitado, parece estar sentindo profundamente sua saída do Olimpo. Morre que tudo passa.

      1. Paula M Diz

        Puxa, Fábio, constato algo que me dói muito: ele ainda está longe de ser um comum como nós, infelizmente. Ele ainda é um Ministro do STF, ainda tem lá suas influências, e ainda tem lá um subsídio de quase 40mil. Ainda está no Olimpo e ainda pode fazer muito contra ou a nosso favor.

    2. Roberto Diz

      Pois é, agora quer lavar as mãos. Se os golpistas mantiverem seus planos de promover desemprego, recessão e miséria, haverá levante popular. Aí o Pilatus terá que fugir pra Miami.

    3. PAULO MELLO Diz

      isso meso marcos……AGORA vem com esse papo furado. VAI TE CATAR MINISTROZINHO comandado pelo rabo ..

  13. Maria do Rosário Caiafa Diz

    E, ninguém, perguntou porque, até hoje, o STF é tão omisso? E o foi desde as primeiras fases do processo do Impeachment…

    1. Luiz - Curitiba Diz

      Pois é, Maria do Rosário. Concordo com você que o STF foi omisso agora, mas lembre-se do julgamento do mensalão, que o STF mostrou em qual lado estava quando inventaram provas para prender Zé Dirceu e Zé Genoíno. Ambos foram acusados de formação de quadrilha (criminalização da associação partidária – partido agora é quadrilha) , domínio do fato (por fazerem parte da cúpula do partido) e outras pérolas menos honrosas. A intenção sempre foi tirar a Dilma do governo. Eu apostava que já no primeiro mandato, eles conseguiriam cassá-la, com uma desculpa dessas como a de agora. Conseguiu terminar o mandato porque eles achavam que ela não se reelegeria. Já no segundo mandato, as consequências foram trágicas para toda a população, não é?
      Abraço.

      1. jose de lima da paz Diz

        Claro! Para isso prepararam uma pauta bomba e rejeitaram todos os projetos que ela tinha , para, paulatinamente, restabelecer o crescimento do país, como prometia que, até 2017, a economia estaria restabelecida. Os mesmo projetos que não quiseram aprovar, aprovaram até mais, no governo golpista.
        Teve mais. Com a prisão dos empresários , ladroes da petrobras, fecharam as empresas principais e as suas subsidiárias, causando desemprego. O Moro não se preocupou de fazer um acordo de leniência, pra manter as empresas em funcionamento.

  14. josé Alexandre dos Santos Diz

    Gente nós somos massa de manobra para os políticos,nossos comentários ajuda mas não resolve um caso perdido que é a roubalheira dos nossos políticos.Esse nome lindo corrupção é para não chamar rico de ladrão,quando é pobre é larápio gatuno ,laaadräo.Fico Admirado que alguém de qualquer cultura ou classe social diz:o roubo hoje é de mais.Amigo sempre fomos roubados a diferença. É antes não tinha imprensa e a violência era pesada para quem falasse de um polico ou de um rico era pancada muito quando não para debaixo do chão.

    1. RONALDO TENÓRIO Diz

      José Alexandre faltou você dizer que embora sempre tenha existido, nos tempos atuais a corrupção foi institucionalizada pelo PT.

      1. Telma Diz

        Não tô entendendo a maioria do legislativo está com processo e não é do PT, então de que institucionalização v. fala, da estruturação da PF?

      2. Ana Diz

        Você quer dizer, foi investigada, graças ao PT,que criou leis e deu instrumentos para isso. O problema é que esses instrumentos foram tomados por psdbistas corruptos, com o perdão do pleonasmo.

  15. edynea Pereira de oliveira Diz

    Não tem perdão ! Seu nome vai para os traidores da pátria, de qualquer maneira!

    1. Miriam Diz

      Concordo, Edynea! Se ele sabia que era um “tropeço na democracia”, então por que aceitou participar dele?

  16. Julio cesar fredes Diz

    Legal que na engenharua tove que estudar., se interpretar um projeto errado coloca em risco muitas pessoas…no Direito nao precisa estudar e nem ler a constituição..o que este ministro fez foi pura incompetência de interpretação….acho que se perguntatem praminha filha de 7 anos na interpretação daquele artigo da constituiçao acredito que ela acertaria a resposta…este juiz fez passar por analfabeto quase 200 miçhoes de brasileiros…e conclusão. A nossa justiça nao precisa de estudo..basta interpretar como quiserem…por isso esta vergonha de interpretalao e estes marajá s fazendo esyas caga…s. …acho que deveriamos terceirizar a nossa Justiça pra um pais civilizado quecssiba interpretar a constituiçao
    .país tupiniquim com um bando de incopetentes sugando nossos impostos…Qualquer um da aquele parecer ridículo do ministro….devia ter vergonha de dizer e fazer tantas besteiras nos processos…

  17. ORION BRASIL Diz

    “Tropeço na Democracia foi fatiar o impeachment da Dilma.” Gilmar Mendes.

    1. jorge damasceno lima Diz

      O sr Michel Miguel Elias Temer Lulia, diz em seu livro, Elementos de Direito Constitucional, então professor de direito constitucional da PUC-SP. Na página 171 do livro, Temer esclarece que duas penas distintas são fixadas a partir de duas votações individualizadas:
      “O art. 52, parágrafo único [da Constituição], fixa duas penas: a) perda do cargo; b) inabilitação por oito anos do exercício de função pública”, e continua: “A inabilitação para o exercício de função pública não decorre de perda do cargo, como à primeira leitura pode parecer”.
      Outro Fatiamento A delação do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, foi fatiada pelo ministro Teori Zavascki
      Os trechos fatiados têm menções ao presidente da República, Michel Temer, ao ex-presidente José Sarney, a senadores do PMDB, a políticos do PSDB, PP e PT e a ex-ministros de Estado, como Romero Jucá, Henrique Eduardo Alves e Ideli Salvatti. A delação de Machado foi homologada por Teori Zavascki em maio.

    2. Marcio Cezar Carvalho Diz

      Janamélia Pascoal tem razão: Se a UDR mantiver os “Recursos” contra o fatiamento, vão acabar tendo que REMPOSSAR DILMA. Não sejam obtusos como o comentário atribuído ao Ministro-Latifundiário: O Senado Pirata defendeu, o tempo todo, que o julgamento era “político”. Aí, o gênio do BEM do Senador Lindolfo usou o Regimento e meteu o Requerimento do “fatiamento”, que algemou o Presidente, porque o Juiz Supremo, ali, é o Plenário, Lewandowski fez o que o Senado determinou. O gênio do Mal (mistura de diabinhos políticos) resolveu o resto com a reversão numérica dos votos pela manutenção dos Direitos Civis. Onde está a surpresa ? A surpresa é que a “Cabocla Jurema” baixou o santo da Racionalidade Científica…

  18. Carlos Diz

    Nunca me enganou! Faz parte da turminha vermelha do STF.
    Aqueles que defendem a quadrilha petista podem ser solidários e levar comidinha para eles em Curitiba!
    Da-lhes Moro!!!!! Dá-lhes Brasileiros que trabalham e não vivem sugando o estado! A batata dos vermelhos está assando e vem mais prisão por aí! O chefe vai para a cadeia! O choro é livre …

    1. francisca Diz

      É uma pena que em nossa republica possa existir pessoas como você Carlos,com a racionalidade de um caranguejo.São por causa de pessoas com tais racionalidade que o pobre Brasil nunca deixará de ser um país de ignorantes.

      1. Cleo Diz

        Concordo com suas palavras francisca, não passamos de pais de terceiro mundo com tantos ignoranres e maus informados

  19. Delza Resende Braga Diz

    Se esse fosse o único!!
    Ao meu ver o pior é conceder habeas corpus para quem cometeu crime em seu país de origem e só porque prescreveu o sujeito ganha o direito de ficar o território brasileiro. E continua cometendo vários crimes e quem sofre com isso os verdadeiros cidadãos brasileiros.

  20. Roberto Teles Diz

    Tenho vergonha e nojo de fazer parte de uma nação, onde vejo pessoas defendendo corruptos e ladrões. Todos os políticos que estão exercendo mandato e toda a justiça Brasileira estão juntos neste mar de lama bem como a desonestidade do povo deste país. Todos nós somos coniventes e por isso nunca mudamos esse estilo de de vida .

    1. francisca Diz

      Estou de pleno acordo Roberto.

  21. ANGELA ALMEIDA Diz

    Depois que recebeu os 34% de reajuste, esse bandido acovardado togado resolveu dar o braço a torcer?
    À puta que o pariu, Lewandowsky. Que os demônios o guardem, para sempre! Fora, golpista togado!

    1. Leila Diz

      Com toda certeza! Uma coisa é certa: estamos fodidos, 0 golpe de fez.

  22. Goethe-Br Diz

    …ainda está em tempo,acredito Sr Ministro…de consertar o erro praticado…sei que apezar de o senhor ter permitido e se acumpliciado com o vergonhoso golpe que desetruturou o país e a nação, acredito também que tensa a nobresa de caráter e espiritual de voltar atrás reconhecendo o erro praticado exemplificando á naçãoo seu amôr á nação brasileira e ajudando-a a se reerguer da brusca queda moral
    a que foi exposta… errar sabe bem VExcia…permanecer no êrro é apequenar-se diante dos problemas que a vída nos oferece… é a confissão de dolor nas suas ações …que teimo em não acreditar haver !…-Eia,grande intérprete das nossas leis …o teu gesto por certo , o fará dígno de um lugar entre os heróis da nossa Pátria !… – que Deus o inspire, o ilumine e o faça forte e corajoso para exemplificar ao errado como alguém que se propõe a semelhança de DEUS deve proceder !…a Vc campeão da democracía !…Shallon Aleichem !…-Goethe-Br

  23. uly Diz

    Fez parte do golpe(barganhas corporativistas) e quer posar de SANTO??????

  24. Dulce Cabral Diz

    Lewandowski faria melhor em ficar calado, pois ele e restantes ministros do STF estenderam as togas para a democracia brasileira tropeçar. Hipócrita!

  25. Maria Aparecida Lacerda Jubé Diz

    “Tropeço na democracia” do qual o STF e Moro participaram ativamente, em troca de 41%, segundo os senadores acusados de corrupção, Romero Jucá e Renan Calheiros, em gravação com o corrupto confesso Sergio Machado.

  26. Fernando Dias Gabriel Diz

    O moro se julga acima dos códigos e, talvez inconscientemente, suponha que os resultados, isto é os fins, justificam os meios. Ele sabe que de perto 99% dos políticos brasileiros são culpados, assim também os empresários e banqueiros. Sabe também que as delações premiadas só dão frutos sob a coação da prisão provisória. E, finalmente, sente que o apoio da opinião pública, ou publicada, lhe está a favor. Portanto, tem apenas que acelerar o processo enquanto a maré está alta.
    Fernando Gabriel

  27. PAULO DOS SANTOS Diz

    Por um acaso a medida provisória fazia parte do pacote de medidas da Sra Rousseff. … engraçado que nenhum vermelho lembra disso

    1. Miriam Diz

      A Dilma não faria uma mudança dessas na Educação e na Saúde sem antes debater com a população. Ao menos trataria antes com especialistas nessas áreas.

  28. Augusto Diz

    Ainda querem dizer que Lula e sua quadrilha são inocentes?? Me poupem !!!

    1. Adélia Frances Diz

      Num tem conta na Suiça e tem 3 anos de pesquisa da lavajato que num descobriu nada! Ganhou o dinheiro e jogou no mar? Que cabimento teria??? Pense bem se não teria aparecido como apareceu do SErra, do Aécio, do Cunha…nem Dilma num acharam nada…sabe por que? Por que num tem o que parecer!!!

    2. REGINALDO SANTOS Diz

      NÃO É O QUE VC E MILHÕES DE COXINHAS ACHAM, OU FORAM ADESTRADOS A ACHAREM
      …É O QUE A JUSTIÇA REALMENTE PODE PROVAR; E AÍ VEM AS CONTRADIÇÕES…

    3. Goethe-Br Diz

      …-não devias ostentar este nome, Augusto… ele era nobre e não se amesquinhava ás doutrinas dos adversários da sua Pátria…ao contrário ele se imortalizou sendo vítima dos usurpadores e não usurpando o poder…qual o mal que o Lula fêz a esta nação ?…acordá-la do “berço explêndido” em que vivia a mais de quinhentos anos, de letargía ,humilhações e subservientismo ao imperialismo desumano e anticristão ?… -era a base das doutrinas do colonialismo e as bitolagens globais, menos prezar tudo o que é nacional… a campanha de desmoralização e desestabilização dos governos latino americanos,era uma cópia de como era também no Irã e no Iraque…colonias, mas que eles ,os patrões, não tinham a menor responsabilidade para com os colonizados… -a pobresa de espírito e o raquitismo de idéias …o fanatismo e as lendas os faziam a cada dia mais subservientes…-o início da independência dos povos árabes se deve ao grande líder Haiathollah Roullah Komeine, que do seu exílio em París comendou os estudantes secundaristas e universitários a invadirem a embaixada dos EEUU em Teerã…- ora era vendido um barril de petróleo para a shell ,texaco Standard Oil e todas as empresas americanas a apenas dois dólares o barril de duzentos lítros …mas para os árabes era de doze dólares o barril…esta é uma história para ser narrada em seus mínimos detalhes…-a Vc Augusto,faço votos de que se esclareça e mude a sua maneira de interpretar á realidade dos povos submissos ao imperialismo desumano excravagista anticristão, a que tentam fazerem o brasil retroagir…a VC Shallon Aleichem !…-Goethe-Br

  29. Paulo Moisés Alhadef Diz

    Lewandowski, qe tal ajudar a desfazer a merda qe fez? Vá ás ruas, se ubá aos estudantes e faça diferença no STF!

  30. CHRISTIAN BOSSAN Diz

    Aula com esse cara, imagino o tipo de advogado q vai sair dai…

  31. Belchior Cabral Diz

    Tiraram a pedra da democracia do caminho do brazil. Você trocaria um aumento de salário para a sua turma em troca do Brasil? Voto vendido futuro perdido. Agora, só jogando a solução para os universitários.

    1. Demétria Diz

      Este senhor Lewandowisk está igual a Pilatos.Que condenou Jesus à morte e depois lavou as mãos se fazendo de limpo do sangue do inocente.Este aí depois de ter feito o acordo com os demônios de plantão,isto é:Renan Calheiros e seus aliados.quer empurrar o lixo,a sujeira,pra os estudantes varrer em um futuro remoto?Democracia não é bagunça,Democracia é respeito às Leis.À CONSTITUIÇÃO a qual ele jurou respeitar,mas rasgou -a na nossa cara e se limpou com ela a sua BND.Será que ele dorme tranquilo?Será que el tem paz?

  32. Diogenes Diz

    Típica falsidade de quem pode também está com o rabo preso. Senão, vejamos: Alguém aqui vai achar que os capetalistass americanos só grampearam o nosso executivo no pré-golpe????
    Só podemos supor que todos eles foram realmente grampeados e segurados pelo cabresto pelos trairas da pátria que seguem impunes entregando as nossas riquezas e o povo nada faz contra isto. Agora este cidadão que teve toda a chance de barrar o impeachment vem posar de santo.
    Ninguém pode engolir esta bravata furada!

  33. Joao Luiz Pereira Tavares Diz

    Vida SEM PT: a vida que VALE a pena ser vivida:

    Ajustada; pensada; sagrada-profana; intensa; útil; moralizada; prazerosa; socializada; tranqüila; potente; sem porra-loquice.

    1. REGINALDO SANTOS Diz

      Não é o que diversos segmentos da sociedade, a que pensa, tem percebido…

  34. Mohamad Alckmin Kassab Maluf Diz

    Pedir futuro melhor a estudantes de direito da USP , uma maioria esmagadora de filhinhos de papai , ricos , reacionários de direita , sugadores da sociedade que nunca trabalharam na vida ? Lewandowski tá doido mesmo .

  35. Rita Cruz Diz

    Essa RATAZANA togada e seus iguais se venderam pelos 41% de aumento nos já polpudos salários, fora as mordomias e benesses indiretas e agora tem o descaramento de chamar o GOLPE e os GOLPISTAS, inclusive ele, de tropeço da domocracia!? Todo esse desmonte que está acontecendo no país e os que ainda virão, será também culpa desses “ilibados” do stf. São CÚMPLICES dos CANALHAS CORRUPTOS GOLPISTAS ENTREGUISTAS da nação! CANALHAS! CANALHAS! CANALHAS! Vergonha de ser brasileira e fazer parte desse povo de merda!,

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.