FORÇANDO A INELEGIBILIDADE? Lula deve ser julgado em quatro ações penais antes das eleições de 2018; SAIBA!

0

Embora um dos principais obstáculos para disputar as eleições presidenciais do próximo ano seja uma possível condenação em segunda instância no processo do tríplex do Guarujá (SP), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda enfrentará outras batalhas jurídicas até outubro de 2018. A primeira sentença, em um caso envolvendo Lula na Justiça em Brasília, pode sair ainda neste ano, e as outras três devem ser pronunciadas entre março e agosto.

O jornal O Estado de S. Paulo apurou que o petista será sentenciado, até as eleições, nas quatro ações penais sob tutela dos juízes Vallisney de Souza Oliveira e Ricardo Leite, respectivamente titular e substituto da 10ª Vara Federal em Brasília. As sentenças, com condenação ou absolvição, não têm o poder de inviabilizar a candidatura do petista mas podem dificultar ainda mais a campanha de Lula para tentar voltar ao Palácio do Planalto.

O processo mais avançado é o de obstrução de Justiça no caso derivado da delação do ex-senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) na Lava-Jato, que deve ser decidido ainda neste ano.

Também relacionado à Lava-Jato, o processo da operação Janus é o segundo da lista de mais adiantados. Lula responde, nesse processo, por corrupção, lavagem de dinheiro, organização criminosa e tráfico de influência por supostamente ter recebido valores da Odebrecht por meio de uma empresa do sobrinho de sua ex-mulher, Taiguara Rodrigues. As audiências devem ser realizadas em fevereiro. A sentença é esperada para os meses de abril ou maio.

Click Política

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here