LAVA JATO: FHC recebe 100 milhões de propina delata Cerveró; E agora?

37

O procurador Carlos Fernando Lima, da Lava Jato, que coagiu Lula a depor sob vara no aeroporto de Congonhas, isto é, usando a condução coercitiva, que garantiu também que no Brasil ninguém está acima da lei, e que apresentou a tese da “cadeia de comando” – “Lula tinha que saber” – terá que nos dizer como ficarão as coisas agora. A delação premiada de Nestor Cerveró revelou um negócio que, como informou hoje o próprio jornal O Globo,
“rendeu US$ 100 milhões em propina para integrantes do governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Usando o câmbio de sexta-feira passada, mas sem correção monetária, a cifra chega a R$ 354 milhões.”

Qual é a situação então? O que muda quando integrantes do governo FHC são apontados como beneficiários de uma propina de 100 milhões de dólares? Muda o seguinte: se ninguém está acima da lei, FHC terá que ser conduzido coercitivamente para depor. Se a tese da “cadeia de comando”, segundo o qual o presidente não poderia ignorar, não vale só para Lula, FHC também tinha que saber da corrupção na Petrobras durante seu governo. Portanto, tem que ser investigado como possível comandante de todo o esquema. E mais: a tese tão defendida pelo procurador Carlos Fernando, de que a corrupção da Petrobras é obra do PT, que começou no governo Lula, pode ser jogada no lixo da parcialidade judicial.




Vejamos a coisa com calma. O procurador Carlos Fernando mostrou há pouco tempo ter uma visão muito elevada sobre Michel Temer. Ele afirmou não acreditar que Temer poderia, de algum modo, influenciar negativamente nos rumos da operação Lava Jato. Foi o que declarou em entrevista à Globo, nas páginas da revista Época agora em abril:

ÉPOCA – Há risco para as investigações em um eventual governo Michel Temer?

Carlos Fernando – Nós não temos nenhuma opinião formada sobre essa ou aquela posição política. O doutor Temer é professor de Direito Constitucional e entende os limites republicanos no país. Cremos que não haverá nenhum perigo ou tentativa de limitar o alcance das investigações.

Pois é, “não haverá nenhum perigo”. E já estamos já com dois ministros de Temer que caíram por tramarem contra a Lava Jato. Isso deve ser suficiente para nos convencer do seguinte: as teses do procurador Carlos Fernando dos Santos Lima, não são necessariamente compatíveis com a realidade. Mas alguém dirá: ele falou de Temer não de seus ministros. Sim, é claro, que falou de Temer. Mas não da pessoa de Temer, e sim de um possível governo Temer, que estava começando a parecer mais que provável na data da entrevista, 26 de abril.




Se o procurador errou redondamente em sua previsão, se assim deixou escapar sua parcialidade, com uma simpatia que o cegou para a natureza do governo Temer, não seria capaz de ter investido contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apenas movido por um ódio cego?

Essa pergunta é importante porque esse procurador é um dos construtores da tese da “cadeia de comando”, isto é, de que Lula tinha que saber. No dia 04 de março, falando à imprensa sobre a condução de Lula, o procurador concordou que aquele era um dia importante para a República: “É um dia importante porque ela enfatiza o caráter republicano das investigações. Não há ninguém imune a investigação. Seja aqui em Curitiba, nos casos sem foro privilegiado, seja certamente, em Brasília [ou seja, nos casos com foro privilegiado]”

Ninguém estava acima da Lei, nem a ex-primeira dama, nem o filho, nem o ex-presidente. Dezenas de juristas, ex-ministros de FHC alguns, muitos professores universitários, se manifestaram contra a condução coercitiva, pelo seu abuso autoritário, inclusive o ministro do STF, Marco Aurélio de Mello. O procurador Carlos Fernando, uma espécie de pensador da Lava Jato, justificou esse ato de duas maneiras: durante o dia 04 de abril, disse que ninguém estava acima da lei, posteriormente, quando choveram críticas, afirmou que haviam conduzido 116 pessoas antes, e apenas na vez do ex-presidente Lula aconteceu aquela discussão.

Portanto, usando a expressão habitual do imparcial Gilmar Mendes, “normal, absolutamente normal”. A condução se justificaria pelo sítio e pelo apartamento em Santos. Mas, além disso, e, sobretudo, pela tese da “cadeia de comando”.

Vejamos:

“Carlos Fernando dos Santos Lima – Temos claro hoje que a pessoa do ex-presidente (Luiz Inácio Lula da Silva) tem uma responsabilidade muito grande nos fatos. Há uma linha de investigação que aponta ele na cadeia de comando.

Temos indicativos claros de que havia conhecimento dele a respeito dos fatos e o governo dele era o principal beneficiado do financiamento da compra de base de apoio parlamentar.”

Muito bem. Mas estamos presenciando fatos que apontam, com o dedo duro de Cerveró, para U$ 100 milhões em propina no governo FHC. O que acontecerá? Na entrevista a Época, o procurador dizia:

“Carlos Fernando – Enchem tanto a gente por conta disso… Para investigar, qualquer procurador tem de partir de um fato concreto – não posso abrir investigação para pegar fulano etc. e tal. Temos os limites da lei, não podemos sair e falar: “Agora quero pegar o governo do FHC”. Se aparecer crime do governo FHC, vou analisar se está prescrito ou não, daí podemos investigar. Boa parte dos crimes já está prescrita.”

Pois bem. O fato concreto já está aí. Qual será o procedimento? FHC vai ser levado para o aeroporto de Congonhas para depor sob escolta da PF? Será arrastado pelas ruas da cidade de São Paulo sob vara? Essas são questões intrigantes. É óbvio que o argumento da prescrição não pode nem sequer ser pronunciado a essa altura. Interessa ao país saber o que aconteceu com os seus recursos, e quem começou a roubalheira na Petrobras, da mesma maneira que uma família tem o direito de saber quem assassinou um membro seu, não importa o quanto este crime esteja prescrito.

PS: Só para não esquecer. Embora nem rumores ocorram na imprensa, outro grupo do governo FHC (José Serra, Pedro Malan, Pedro Parente, etc.), já está condenado por improbidade administrativa, pela ‘ajuda’ de quase 3 bilhões dada pelo Banco Central aos bancos Econômico e Bamerindus, em 1994. Repetindo: não estão sendo processados, já foram condenados e estão soltos e exercendo funções de elevada responsabilidade pública graças ao ministro Gilmar Mendes, que não apenas concedeu liminar para suspender as ações (em 2002), como mandou arquivar os processos (em 2008). O representando do Brasil no exterior, a autoridade máxima do Ministério das Relações Exteriores, é alguém condenado por improbidade administrativa, o que muito, certamente, enaltece a imagem do país lá fora.

Bajonas Teixeira de Brito Júnior – doutor em filosofia, UFRJ, autor dos livros Lógica do disparate, Método e delírio e Lógica dos fantasmas, e professor do departamento de comunicação social da UFES.

Click Política: Por Bajonas Teixeira de Brito Junior, colunista do Cafezinho

você pode gostar também Mais do autor

37 Comentários

  1. José Fernando Esteves Diz

    O Dr. Bajonas é mestre em Filosofia e professor de comunicação social, mas não entende nada de direito criminal. Deveria deixar as opiniões críticas para a área que domina. A condução coercitiva só se faz quando o suspeito, regularmente intimado, não comparece a audiência ou tenta descumprir a intimação. Espero ter ajudado.

  2. Luiz Diz

    Acredito que deve ter gente envolvida de todos os partidos. Que punam a todos exemplarmente….agora querer minimizar a bandidagem petista acusando outras pessoas não vai diminuir o desastre desta roubalheira. Não entendo como tem gente alienada que acha que o Lula e sua quadrilha são inocentes. Se FHC tiver culpa que seja punido também. Esse pessoal deve acreditar em papai noel, saci prerê, mula sem cabeça e lobisomen……e o pior que tem mais gente alienado que acredita em tudo que esses loucoas escrevem….devem estar desesperados porque a mina secou….

  3. Walter Lopes Frota Diz

    A questão não é do que trata da delação quando se trata do governo FHC ou do governo Lula; por que um foi levado coercitivamente para depor e o outro não foi – ainda, diga-se.
    Sabe-se que a delação, por si só, não tem a força de provocar uma prisão. Para que isso aconteça, faz-se necessário a Procuradoria arregimentar as provas, essas fornecidas pelo delator e outras subsidiárias, que crie condições de prisão ou não. Creio que tais provas, se existirem e eu acredito que existam, logo, logo aparecerão. E ai, como em qualquer outro caso, o FHC deverá ser levado a depor e, mais uma vez, se for o caso, preso.
    A justiça não pode ser um caso de casuísmo nem de escolha de quem pode ou quem não pode ser preso. Todos podem.
    As pessoas ficam alarmadas quando um sujeito é preso enquanto um outro não é. Não é que enquanto o outro não é preso. É enquanto o outro ainda não foi preso.
    Essas pessoas ficam enfurecidas porque deixam o seu sentimento de submisso a falsos líderes aflorar à pele. Não deviam. Nem todos os políticos são ladrões e corruptos. Mas todas as denúncias deverão ser apuradas sob o mesmo critério.
    Acalmem, senhores! Creio mesmo que Deltan Dallagnol e Sério Moro chegarão aos culpados. Não adianta ficarmos procurando culpados sem conhecermos os fatos.
    Walter Lopes Frota

  4. Gui Diz

    Incrível como os alienados não se convencem de que político que atacou os cofres públicos, não importando o partido , devem ser punidos e vale a máxima: não devemos ter bandidos de estimação;

  5. Almery Nascimento Diz

    Bom mesmo é estudar a prescrição administrativa e se cobrar o recurso do peculatario! Agora, se é blindado é outra história! Realmente como diria Caetano, “alguma coisa está fora da ordem”.

  6. Cmx Diz

    Primeiro fala que FHC recebeu 100 milhões, depois integrantes do governo, já começa a me parecer uma notícia da esquerda petista… por que não está nos maiores jornais , aí vai falar que a Globo e tucana e bla bla bla , a Globo era sentando o pau no temer, a Globo quer. Oficias suas antas, sejam elas de quem for .. e os sites e revistas de esquerda? UOL, Folha e carta capital? Se essa notícia idiota fosse verdadeira já teriam publicado …
    Bando de mulas

    1. José Diz

      Mula é você, imbecil, vai lamber o saco do FHC então.

    2. jose Diz

      Vai lamber o saco do FHC, sua besta

    3. jose Diz

      Mula é você, seu imbecil, vai lamber o saco do FHC então

  7. Jailton santos Diz

    vcs ja viram algum tucano importante preso ????? Pq??? Pq são todos inocentes simples assim .

  8. ...Goethe-Br Diz

    …-de onde acham que foi tirado o dinheiro para comprar um luxuoso apartamento em Champs Elisés (Paris),onde o M2 é o mais caro do mundo ?…-da negociata da Vale ?…da CSN ?…de mais de cem empresas brasileiras vendidas a preço de bananas ?…ou da Petrobrás ?…-o Serra deve ter a lista !…-ave, Janot !…”o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever !…”(Alm. Barroso tão bem atualisado) !…-nem tudo está perdido !…-Shallon Aleichem !…-Goethe-Br

    1. Profeta Kurumim Diz

      Isso sem falarmos que ele jagou fora as reservas monetárias do pais para salvar os bancos. No que deu? Nada. No que vai dar essa notícia? NADA.

    2. Fred Filho Diz

      Goethe, FHC aém de ter dado aulas na SORBONE, etc, escreveu livros e faz conferências verdadeiras até hoje. Não ganha mesada do partido o e não tem nenhum galpão pago para guardar seus “presentes”. E a fonte dessa reportagem é desconhecida. Mas que se investigue e no caso desta denúncia ser verdadeira que se cumpra a lei. #tenhodito

  9. ...Goethe-Br Diz

    …-de onde acham que foi tirado o dinheiro para comprar um luxuoso apartamento em Champs Elisés (Paris),onde o M2 é o mais caro do mundo ?…-da negociata da Vale ?…da CSN ?…de mais de cem empresas brasileiras vendidas a preço de bananas ?…ou da Petrobrás ?…-o Serra deve ter a lista !…-ave, Janot !…”o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever !…”(Alm. Barroso tão bem atualisado) !…-nem tudo está perdido !…-Shallon Aleichem !…-Goethe-Br

  10. ...Goethe-Br Diz

    …-de onde acham que foi tirado o dinheiro para comprar um luxuoso apartamento em Champs Elisés (Paris),onde o M2 é o mais caro do mundo ?…-da negociata da Vale ?…da CSN ?…de mais de cem empresas brasileiras vendidas a preço de bananas ?…ou da Petrobrás ?…-o Serra deve ter a lista !…-ave, Janot !…”o Brasil espera que cada um cumpra o seu dever !…”(Alm. Barroso tão bem atualisado) !…-nem tudo está perdido !…-Shallon Aleichem !…-Goethe-Br

  11. Geraldo Coelho Diz

    Teen que prender todos que roubaram e que roubam para evitar que surjam novos ladrões de saúde educação, transporte, aposentadoria não importa se ptralha pseudiDB ou qq outro tipo de sangue suga gerado no útero da sociedade.

  12. Geraldo Coelho Diz

    Teen que prender todos que roubaram e que roubam para evitar que surjam novos ladrões de saúde educação, transporte, aposentadoria não importa se ptralha pseudiDB ou qq outro tipo de sangue suga gerado no útero da sociedade.

  13. Geraldo Coelho Diz

    Teen que prender todos que roubaram e que roubam para evitar que surjam novos ladrões de saúde educação, transporte, aposentadoria não importa se ptralha pseudiDB ou qq outro tipo de sangue suga gerado no útero da sociedade.

  14. MILTON PEREIRA DE PAULA Diz

    Tem que decretar é a prisão desse canalha, corrupto, demagogo e mentiroso. Não é só o PT que fez corrupção, PMDB, PSDB e até o REDE SUSTENTABILIDADE, receberam dinheiro sujo, então não tem que ficar escolhendo quem prender, mas prender a todos.

  15. MILTON PEREIRA DE PAULA Diz

    Tem que decretar é a prisão desse canalha, corrupto, demagogo e mentiroso. Não é só o PT que fez corrupção, PMDB, PSDB e até o REDE SUSTENTABILIDADE, receberam dinheiro sujo, então não tem que ficar escolhendo quem prender, mas prender a todos.

  16. MILTON PEREIRA DE PAULA Diz

    Tem que decretar é a prisão desse canalha, corrupto, demagogo e mentiroso. Não é só o PT que fez corrupção, PMDB, PSDB e até o REDE SUSTENTABILIDADE, receberam dinheiro sujo, então não tem que ficar escolhendo quem prender, mas prender a todos.

  17. Geraldo Bohessef Diz

    Pelo que sabemos, inclusive o articulista dessa matéria, a delação do Cerveró não foi homologada pelo STF, portanto ainda não tem validade, e sendo assim nada se pode fazer contra o FHC. Me admira uma pessoa escrever uma matéria sem ter conhecimento de causa , e ainda se julga no direito de criticar o Procurador. Leia um pouco mais sobre o direito, aí sim, depois comente. O Lula foi levado a força porque já havia se recusado a ir por 3 vezes, então nada mais justo que o levassem a força, ou será que ele é diferente em relação ao direito de todos ? A única diferença dele para o cidadão comum, é que nunca houve no Brasil uma pessoa tão corrupta quanto ele.

  18. Geraldo Bohessef Diz

    Pelo que sabemos, inclusive o articulista dessa matéria, a delação do Cerveró não foi homologada pelo STF, portanto ainda não tem validade, e sendo assim nada se pode fazer contra o FHC. Me admira uma pessoa escrever uma matéria sem ter conhecimento de causa , e ainda se julga no direito de criticar o Procurador. Leia um pouco mais sobre o direito, aí sim, depois comente. O Lula foi levado a força porque já havia se recusado a ir por 3 vezes, então nada mais justo que o levassem a força, ou será que ele é diferente em relação ao direito de todos ? A única diferença dele para o cidadão comum, é que nunca houve no Brasil uma pessoa tão corrupta quanto ele.

    1. Jailton Diz

      Mostra ai pra me essas fontes que o Lula se recusou três vezes a ir depor pro Sérgio moro ou quem quer que seja . Dela ao so vale contra o pt vc ta certo .

  19. Geraldo Bohessef Diz

    Pelo que sabemos, inclusive o articulista dessa matéria, a delação do Cerveró não foi homologada pelo STF, portanto ainda não tem validade, e sendo assim nada se pode fazer contra o FHC. Me admira uma pessoa escrever uma matéria sem ter conhecimento de causa , e ainda se julga no direito de criticar o Procurador. Leia um pouco mais sobre o direito, aí sim, depois comente. O Lula foi levado a força porque já havia se recusado a ir por 3 vezes, então nada mais justo que o levassem a força, ou será que ele é diferente em relação ao direito de todos ? A única diferença dele para o cidadão comum, é que nunca houve no Brasil uma pessoa tão corrupta quanto ele.

  20. Levy Ferreira Diz

    Às vezes perdemos a razão pelo uso das paixões em nossos comentários. Gostaria de ver esse artigo sem as criticas a condução do Lula, seria mais valiosa ao demonstrar a indignação pelas denúncias do Cervero no que tange ao governo FHC. Temos que passar o Brasil a limpo e só será possível com a exclusão das práticas condenáveis e afastamento desses atores. De preferência que devolvam aos cofres públicos os frutos da corrupção. Cadeia! Como resultado, de acordo com os devidos processos. Ninguém pode estar acima da Lei.

    1. paulo alves Diz

      se vc não consegue ser imparcial…seja apenas um anti-PT…qualquer um pode ser isso….

  21. Levy Ferreira Diz

    Às vezes perdemos a razão pelo uso das paixões em nossos comentários. Gostaria de ver esse artigo sem as criticas a condução do Lula, seria mais valiosa ao demonstrar a indignação pelas denúncias do Cervero no que tange ao governo FHC. Temos que passar o Brasil a limpo e só será possível com a exclusão das práticas condenáveis e afastamento desses atores. De preferência que devolvam aos cofres públicos os frutos da corrupção. Cadeia! Como resultado, de acordo com os devidos processos. Ninguém pode estar acima da Lei.

    1. paulo alves Diz

      se vc não consegue ser imparcial…seja apenas um anti-PT…qualquer um pode ser isso….

  22. Levy Ferreira Diz

    Às vezes perdemos a razão pelo uso das paixões em nossos comentários. Gostaria de ver esse artigo sem as criticas a condução do Lula, seria mais valiosa ao demonstrar a indignação pelas denúncias do Cervero no que tange ao governo FHC. Temos que passar o Brasil a limpo e só será possível com a exclusão das práticas condenáveis e afastamento desses atores. De preferência que devolvam aos cofres públicos os frutos da corrupção. Cadeia! Como resultado, de acordo com os devidos processos. Ninguém pode estar acima da Lei.

    1. paulo alves Diz

      se vc não consegue ser imparcial…seja apenas um anti-PT…qualquer um pode ser isso….

  23. Dora Diz

    Será que é verdade ??? Um site que diz que Lula foi COAGIDO (???) . Ele foi INTIMADO .como qualquer mortal.
    Não li a matéria porque claramente pratica jornalismo de 5a. categoria e se quisermos perder tempo buscando no Google, certamente vamos descobrir quanto de din din recebeu do governo petista….

  24. Dora Diz

    Será que é verdade ??? Um site que diz que Lula foi COAGIDO (???) . Ele foi INTIMADO .como qualquer mortal.
    Não li a matéria porque claramente pratica jornalismo de 5a. categoria e se quisermos perder tempo buscando no Google, certamente vamos descobrir quanto de din din recebeu do governo petista….

  25. Dora Diz

    Será que é verdade ??? Um site que diz que Lula foi COAGIDO (???) . Ele foi INTIMADO .como qualquer mortal.
    Não li a matéria porque claramente pratica jornalismo de 5a. categoria e se quisermos perder tempo buscando no Google, certamente vamos descobrir quanto de din din recebeu do governo petista….

  26. Jorge Diz

    Você é um apaixonado por viagens nacionais e internacionais?
    Aprenda viajar praticamente de graça para vários lugares do mundo.
    Clica no meu nome para você saber mais.

  27. Jorge Diz

    Você é um apaixonado por viagens nacionais e internacionais?
    Aprenda viajar praticamente de graça para vários lugares do mundo.
    Clica no meu nome para você saber mais.

  28. Jorge Diz

    Você é um apaixonado por viagens nacionais e internacionais?
    Aprenda viajar praticamente de graça para vários lugares do mundo.
    Clica no meu nome para você saber mais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.