“Moro esqueceu da lei e age por conta própria”, diz Marco Aurélio

30

Nas últimas semanas, Marco Aurélio Mello, ministro do Supremo Tribunal Federal, tem erguido a voz contra o que considera ser um perigoso movimento de atropelo da ordem jurídica no país. Em recentes manifestações, Marco Aurélio criticou a flexibilização do princípio da não culpabilidade, e a liberação para a Receita Federal do acesso direto aos dados bancários de qualquer cidadão brasileiro. Na semana passada, o ministro criticou a conduta do juiz Sérgio Moro, no episódio do vazamento do conteúdo das interceptações telefônicas, envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff.

Em entrevista concedida por telefone ao Sul21, Marco Aurélio fala sobre esses episódios e critica a conduta de Sérgio Moro: “Ele não é o único juiz do país e deve atuar como todo juiz. Agora, houve essa divulgação por terceiro de sigilo telefônico. Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado. Não se avança culturalmente, atropelando a ordem jurídica, principalmente a constitucional”, adverte.
Sul21: Considerando os acontecimentos dos últimos dias, como o senhor definiria a atual situação política do Brasil? Na sua avaliação, há uma ameaça de ruptura constitucional ou de ruptura social?

Marco Aurélio Mello: A situação chegou a um patamar inimaginável. Eu penso que nós precisamos deixar as instituições funcionarem segundo o figurino legal, porque fora da lei não há salvação. Aí vigora o critério de plantão e teremos só insegurança jurídica. As instituições vêm funcionando, com alguns pecadilhos, mas vêm funcionando. Não vejo uma ameaça de ruptura. O que eu receio é o problema das manifestações de rua. Mas aí nós contamos com uma polícia repressiva, que é a polícia militar, no caso de conflitos entre os segmentos que defendem o impeachment e os segmentos que apoiam o governo. Só receio a eclosão de conflitos de rua.




Sul21: Algumas decisões do juiz Sérgio Moro vêm sendo objeto de polêmica, como esta mais recente das interceptações telefônicas envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidenta Dilma Rousseff. Como o senhor avalia estas decisões?

Marco Aurélio Mello: Ele não é o único juiz do país e deve atuar como todo juiz. Agora, houve essa divulgação por terceiros de sigilo telefônico. Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado e foi objeto, inclusive, de reportagem no exterior. Não se avança culturalmente, atropelando a ordem jurídica, principalmente a constitucional. O avanço pressupõe a observância irrestrita do que está escrito na lei de regência da matéria. Dizer que interessa ao público em geral conhecer o teor de gravações sigilosas não se sustenta. O público também está submetido à legislação.

Sul21: Na sua opinião, essas pressões midiáticas e de setores da chamada opinião pública vêm de certo modo contaminando algumas decisões judiciais?

Marco Aurélio Mello: Os fatos foram se acumulando. Nós tivemos a divulgação, para mim imprópria, do objeto da delação do senador Delcídio Amaral e agora, por último, tivemos a divulgação também da interceptação telefônica, com vários diálogos da presidente, do ex-presidente Lula, do presidente do Partido dos Trabalhadores com o ministro Jacques Wagner. Isso é muito ruim pois implica colocar lenha na fogueira e não se avança assim, de cambulhada.

Sul21: Os ministros do Supremo, para além do que é debatido durante as sessões no plenário, têm conversado entre si sobre a situação política do país?




Marco Aurélio Mello: Não. Nós temos uma tradição de não comentar sobre processos, nem de processos que está sob a relatoria de um dos integrantes nem a situação política do país. Cada qual tem a sua concepção e aguarda o momento de seu pronunciar, se houver um conflito de posições. Já se disse que o Supremo é composto por onze ilhas. Acho bom que seja assim, que guardemos no nosso convívio uma certa cerimônia. O sistema americano é diferente. Lá, quando chega uma controvérsia, os juízes trocam memorandos entre si. Aqui nós atuamos em sessão pública, que inclusive é veiculada pela TV Justiça, de uma forma totalmente diferente.

Sul21: A Constituição de 1988 incorporou um espírito garantista de direitos. Na sua avaliação, esse espírito estaria sob ameaça no Brasil?

Marco Aurélio Mello: Toda vez que se atropela o que está previsto em uma norma, nós temos a colocação em plano secundário de liberdades constitucionais. Isso ocorreu, continuo dizendo, com a flexibilização do princípio da não culpabilidade e ocorreu também quando se admitiu, depois de decisão tomada há cerca de cinco anos, que a Receita Federal, que é parte na relação jurídica tributária, pode ter acesso direto aos dados bancários.

Sul21: A expressão “ativismo jurídico” vem circulando muito na mídia brasileira e nos debates sobre a conjuntura atual. Qual sua opinião sobre essa expressão?

Marco Aurélio Mello: A atuação do Judiciário brasileiro é vinculada ao direito positivo, que é o direito aprovado pela casa legislativa ou pelas casas legislativas. Não cabe atuar à margem da lei. À margem da lei não há salvação. Se for assim, vinga que critério? Não o critério normativo, da norma a qual estamos submetidos pelo princípio da legalidade. Ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Se o que vale é o critério subjetivo do julgador, isso gera uma insegurança muito grande.

Sul21: Esse ativismo jurídico vem acontecendo em um nível preocupante, na sua opinião?
Marco Aurélio Mello: Há um afã muito grande de se buscar correção de rumos. Mas a correção de rumos pressupõe a observância das regras jurídicas. Eu, por exemplo, nunca vi tanta delação premiada, essa postura de co-réu querendo colaborar com o Judiciário. Eu nunca vi tanta prisão preventiva como nós temos no Brasil em geral. A população carcerária provisória chegou praticamente ao mesmo patamar da definitiva, em que pese a existência do princípio da não culpabilidade. Tem alguma coisa errada. Não é por aí que nós avançaremos e chegaremos ao Brasil sonhado.

Sul21: Como deve ser o encaminhamento da série de ações enviadas ao Supremo contestando a posse do ex-presidente Lula como ministro?

Marco Aurélio Mello: Eu recebi uma ação cautelar e neguei seguimento, pois havia um defeito instrumental. Nem cheguei a entrar no mérito. Nós temos agora pendentes no Supremo seis mandados de segurança com o ministro Gilmar Mendes e duas ações de descumprimento de preceito fundamental com o ministro Teori Zavaski, além de outras ações que tem se veiculado que existem e que estariam aguardando distribuição. Como também temos cerca de 20 ações populares em andamento.
No tocante aos mandados de segurança, a competência quanto à medida de urgência liminar é do relator. Não é julgamento definitivo. Quanto à arguição de descumprimento de preceito fundamental, muito embora a atribuição seja do pleno, este não estando reunido – só teremos sessão agora no dia 28 de março – o relator é quem atua ad referendum do plenário.
Temos que esperar as próximas horas. A situação se agravou muito com os últimos episódios envolvendo a delação do senador Delcídio e a divulgação das interceptações telefônicas. Não podemos incendiar o país.

Sul21: O STF deverá ter um papel fundamental para que isso não ocorra…
Marco Aurélio Mello: Sim. É a última trincheira da cidadania. Quando o Supremo falha, você não tem a quem recorrer. Por isso é que precisamos ter uma compenetração maior, recebendo não só a legislação e as regras da Constituição Federal, que precisam ser um pouco mais amadas pelos brasileiros, como também os fatos envolvidos.

você pode gostar também Mais do autor

30 Comentários

  1. http://www.omsaimovers.com Diz

    of course like your website but you have to check the spelling on quite a few of your posts. Several of them are rife with spelling issues and I find it very bothersome to tell the truth nevertheless I will certainly come back again.

  2. their explanation Diz

    I just want to tell you that I am new to blogs and truly loved your web site. Almost certainly I’m likely to bookmark your website . You surely have fantastic stories. Bless you for sharing your blog site.

  3. Diva Labatut Diz

    Sr Ministro, quem tem o rabo preso como o sr, não deveria sair por aí falando besteiras e se entregando mais ainda ao julgamento do povo que é o grande juiz e observa tudo com isenção total. Afinal, somente nós, não ganhamos absolutamente nada com suas sentenças duvidosas e tendenciosas.

    1. MURILO B. GOMES Diz

      Ao proferir estas palavras, você está cometendo um grande erro minha cara, pois estais a falar besteira e denotando uam posição de defesa ao reagir imbecilmente a respeito das críticas corajosas feitas por esse Ministro, ao protetor dos gangster, como se vê do seu comentário idiota e desagradável. Sen do assim, você deveria se recolher a sua insigficância ficando com a boca fechada para não falar merda…

    2. Carlos Corio Diz

      Manda esse juizeco de merda chamado Moro convocar algum tucano. Quero ver se ele tem peito de intimar algum filiado do partido que o pai dele fundou em Maringá. Sou a favor da total liberação da mulher, mas se é pra falar besteiras, vá fritar bolinhos dona Diva!

  4. Antonio Carlos da Silva Estevão Diz

    Marco Aurélio, crie vergonha na cara, vire homem e deixe de ser capacho. Voce é culpado de ter soltado muitos bandidos de colarinho branco e fica dando uma de vestal. O melhor que tem a fazer é cumprir com sua obrigação, julgando os processos que estão no STF. CRIE VERGONHA NESTA CARA LAVADO!

    1. Theodoro Theomar de Assumpção Diz

      Eu nunca fui com a cara desse juiz e agora eu sei porque!…

      1. Carlos Corio Diz

        Afinal, ele está fazendo um bom trabalho com os petistas e os peemedebistas. Contra os tucanos não, e isso torna o Moro um excelente magistrado. Falou em justiça, pensou-se em Moro, falou em ignorância (ou safadeza) pensou-se em Theodoro.

  5. ed Diz

    Por conta própria não. Ele é acobertado por grande parte do Judiciário

  6. FFS. Diz

    Sr.ministro o Juiz Moro desempenha seu papel com ilibada responsabilidade,coisa que o povo brasileiro não tem assistido ocorrer em algumas instâncias do judiciário no Brasil.Se o sr.acha que está certo nessa sua afimativa,por que não pede na frente das câmeras das TVs o afastamento definitivo desta erva daninha que está atrapalhando o bom desempenho da justiça e está o deixando nervoso e fazendo comentários não em rede nacional,mais na rede social para um mínimo de brasileiros que veem sua declaração em função de uma população com mais de 200milhões de cidadãos.Seria bom o país todo tomar ciência desta sua afirmação para que nos do povo como somos idiotas ignorantes,pudéssemos conclamar e ir as rua para pedir o afastamento do Juiz Sérgio Fernando Moro de vez dos tribunais.O que o sr.ministro acha?Não é uma boa ideia?Assim não precisaríamos mais nos preocupar com perseguições malvadas feitas pelo Juiz,pelo Procurador da República,pela Polícia Federal e pelos Pirotecnistas procuradores de Curitiba e dos delegados da Polícia Federal que estão prendendo e investigando homens mulheres e empresários todos de conduta ilibada,responsáveis e que sempre trabalharam exercendo suas funções em prol do desenvolvimento e de uma qualidade de vida da sociedade e dos cidadãos que carecem destes trabalhadores honestos que SÓ visam o bem estar da população Brasileira.NÉ Verdade ministro.?

    1. Carlos Corio Diz

      Só falta o Moro intimar e prender todos os tucanos ilibados, honestos desse nosso país. Será que escolherão outro juiz pros coxinhas!

  7. Edesio Miotto Diz

    O que é melhor, ficar do lado dos Estados Unidos , melhor nivel de vida do mundo, ou da Venezuela, um verdadeiro lixo.

    1. anu Diz

      Do lado fos Estados Unidos? De que forma?

      1. Tarciso dias Diz

        Uai doando o país pra eles usufruir e da resto pra nós

    2. Robson Diz

      DEPENDE, EU NÃO QUERO QUE MEU POVO FIQUE PROSTRADO DE JOELHOS PROS EUA, SE VOCE QUER, PROPBLEMA SEU!!!

    3. Gilnar Diz

      Não EUA. Não Venezuela. Serviçais com espirito de vira lata.

  8. LAZARO ANTONIO DA COSTA Diz

    Sonegação Fiscal (de impostos) é sete vezes maior que a corrupção – O Brasil deixa de recolher 500 bilhões de reais por ano devido à sonegação de impostos

    http://www.cartacapital.com.br/economia/sonegacao-de-impostos-e-sete-vezes-maior-que-a-corrupcao-9109.html

    Sonegação de impostos: Ricos brasileiros têm 4ª maior fortuna do mundo em paraísos fiscais

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/07/31/sonegacao-de-impostos-ricos-brasileiros-tem-4a-maior-fortuna-do-mundo-em-paraisos-fiscais

    Brasileiros são os que mais sonegam impostos no mundo!

    http://www.ocafezinho.com/2014/05/12/brasil-e-o-pais-que-mais-sonega-impostos-no-mundo

    SONEGAÇÃO FISCAL em 2014 foi de R$ 502 bilhões – Por que mídia escondeu?

    http://tijolaco.com.br/blog/?p=25043

    SONEGAÇÃO FISCAL – Em 2013, brasileiros sonegaram R$ 415 bilhões em impostos

    http://limpinhoecheiroso.com/2014/02/28/em-2013-brasileiros-sonegaram-r415-bilhoes-em-impostos

    Sonegação dos ricos é 25 vezes maior que corrupção nos países em desenvolvimento

    http://www.cartamaior.com.br/?/Editoria/Economia/Sonegacao-dos-ricos-e-25-vezes-maior-que-corrupcao-nos-paises-em-desenvolvimento/7/30342

    Sonegômetro vai calcular quanto o país deixa de arrecadar com sonegação de impostos

    http://legiscenter.jusbrasil.com.br/noticias/100547121/sonegometro-vai-calcular-valor-que-pais-deixa-de-arrecadar

    Sonegação de imposto em São Paulo chega a R$ 132 bilhões por ano

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/06/26/sonegacao-de-imposto-em-sao-paulo-chega-a-r132-bilhoes-por-ano

    Jornal da Gazeta – Bob Fernandes: Em 2013, brasileiros sonegaram R$ 415 bilhões (26/02/14)

    http://youtu.be/pDUE3n9fhh8

    Tributação dos ricos: O debate interditado

    http://limpinhoecheiroso.com/2015/03/09/tributacao-dos-ricos-o-debate-interditado

    Bancos pagam MENOS impostos que os assalariados

    http://limpinhoecheiroso.com/2015/02/21/bancos-pagam-menos-impostos-que-os-assalariados

    Ricos brasileiros têm 4ª maior fortuna do mundo em paraísos fiscais

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/07/31/sonegacao-de-impostos-ricos-brasileiros-tem-4a-maior-fortuna-do-mundo-em-paraisos-fiscais

    Saiba como os ricos evitam impostos

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/10/31/saiba-com-os-ricos-evitam-impostos

    Empresários brasileiros sonegam 10% do PIB

    http://limpinhoecheiroso.com/2013/10/03/empresarios-brasileiros-sonegam-10-do-pib

    Sonegação no Brasil é 20 vezes maior que gasto com Bolsa Família

    http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2013-12-11/sonegacao-no-brasil-e-20-vezes-maior-que-gasto-com-bolsa-familia-diz-sinprofaz

    Evasão fiscal anual no Brasil ‘equivale a 18 Copas do Mundo’

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2015/04/150415_brasil_zelotes_evade_fd

    Riqueza ‘oculta’ dos milionários esconde desigualdade maior

    http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2014/05/140514_paraisos_fiscais

    SONEGÔMETRO

    http://www.quantocustaobrasil.com.br

    SONEGAÇÃO FISCAL = O Brasil só perde para a Rússia

    http://www.valor.com.br/brasil/3333552/no-mundo-brasil-so-perde-para-russia-em-sonegacao-fiscal-diz-estudo ou as ferramentas oferecidas na página.

    Sonegação Fiscal dos ricos rouba R$ 200 bilhões em cinco meses

    http://cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FPolitica%2FSonegacao-dos-ricos-rouba-200-bi-em-cinco-meses%2F4%2F33545

    Valor supera todos os escândalos de corrupção mais conhecidos e ultrapassa até o que seria necessário para o ajuste fiscal em discussão no Congresso.

    CPI da Sonegação Fiscal questiona forma de recolhimento de ISS pela exploração… (Jornal Panorama 16.06.2015)

    http://youtu.be/fXQaxoiC3rg

    Conheça os super-ricos brasileiros – e saiba como você financia a fortuna deles (Como diminuir a desigualdade, parte 1)

    http://noticias.r7.com/blogs/andre-forastieri/2015/08/28/conheca-os-super-ricos-brasileiros-e-saiba-como-voce-financia-a-fortuna-deles-como-diminuir-a-desigualdade-parte-1/

    EVASÃO DE DIVISAS – SWISSLEAKS – Prestes a ser pego, ocultador de capital no exterior pediu anistia

    http://www.cartacapital.com.br/politica/prestes-a-ser-pego-ocultador-de-capital-no-exterior-pediu-anistia-476.html

    Os mistérios da Operação Zelotes

    http://www.plantaobrasil.com.br/news.asp?nID=92222&p=2

    Por que mais de 8 mil contas de brasileiros em paraíso fiscal não são notícia no Jornal Nacional da Rede Globo?

    https://luizmullerpt.wordpress.com/2015/02/18/por-que-8-mil-contas-de-brasileiros-em-paraiso-fiscal-nao-sao-noticia-no-jn

    Operação Zelotes da Polícia Federal investiga repasse de R$ 1,8 milhão a Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União (TCU)

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/199903/Zelotes-investiga-repasse-de-R$-18-milh%C3%A3o-a-Nardes.htm

    G20 divulga medidas para combater transferência de lucros para paraísos ficais

    http://brasildefato.com.br/node/33146

    Super-ricos brasileiros têm R$ 1 trilhão em paraísos fiscais

    http://veja.abril.com.br/noticia/economia/super-ricos-escondem-us-21-tri-em-paraisos-fiscais/

    O poder dos paraísos fiscais: mais um debate interditado na mídia

    http://www.cartamaior.com.br/?%2FEditoria%2FEconomia%2FO-poder-dos-paraisos-fiscais-mais-um-debate-interditado-na-midia-brasileira%2F7%2F31609

    Milhão de corrupto é manchete; bilhão de sonegador de impostos, só uma notinha

    http://tijolaco.com.br/blog/milhao-de-corrupto-e-manchete-bilhao-de-sonegador-so-uma-notinha

    Impostos sonegados em 2015 pagariam 14,5 programas Bolsa Família

    http://www.vermelho.org.br/noticia/271824-2

    Quanto mais rico, menos impostos pagos – Pedro Rafael Vilela

    http://www.vermelho.org.br/noticia/268858-2

    Quem recebe até três salários mínimos é quem mais paga impostos no Brasil

    http://economia.uol.com.br/noticias/infomoney/2014/08/14/injusto-quem-recebe-ate-tres-salarios-minimos-e-quem-mais-paga-impostos-no-brasil.htm

    Maior esquema de corrupção do Brasil é a sonegação de impostos, revela estudo

    http://carosamigos.com.br/index.php/cotidiano/5567-maior-esquema-de-corrupcao-do-brasil-e-a-sonegacao-de-impostos-revela-estudo

    A corrupção que a mídia tenta esconder: R$ 700 bilhões de sonegação

    http://www.m.vermelho.org.br/noticia/264488-2

    Os documentos secretos da Operação Zelotes!

    http://www.ocafezinho.com/2015/10/26/bomba-os-documentos-secretos-da-operacao-zelotes

    PF desbarata outra quadrilha de sonegadores!

    http://www.ocafezinho.com/2015/06/02/pf-desbarata-outra-quadrilha-de-sonegadores/

    Paraísos fiscais guardam mais de R$ 1 trilhão do Brasil

    http://radioagencianacional.ebc.com.br/economia/audio/2015-04/paraisos-fiscais-guardam-mais-de-r-1-trilhao-do-brasil

    É impossível taxar os ricos

    https://youtu.be/G5MiczpvyEU

    Aumentar impostos sobre os ricos e sobre os lucros é uma medida economicamente destrutiva

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=2073

    A Operação Zelotes da PF e do MP foi criada originalmente para investigar esquema de corrupção envolvendo pagamento de propinas a fiscais da Receita Federal por grandes grupos empresariais, incluindo as organizações Globo, manipulada pela direita para perseguir politicamente o presidente Lula!

    http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/operacao-zelotes-envolve-bancos-grandes-empresas-e-afiliada-da-globo-6208.html

    Corrupção na Receita era técnico-empresarial. Maior quadrilha de fraudadores da história

    http://tijolaco.com.br/blog/zelotes-corrupcao-na-receita-era-tecnico-empresarial/

  9. Luiz C. Della Vecchia Diz

    Quanta bobagem em senhor Marco Aurélio, vamos falar um pouquinho de lei e justiça então: Como esta sua filha nomeada por Dilma claramente para obter favores; quantas condenações o STF já fez contra os criminosos petistas, ( ZERO ) NENHUM MAS SÓ PARA OS PETISTAS; porque após aceitar a prisão com a condenação em segunda instancia estão querendo voltar atrás apenas porque chegou a hora e vez dos petistas criminosos em especial Lula; porque rasgaram a Constituição fatiando a punição de DILMA; porque mediante tantas acusações de fraude em urnas eletrônicas os senhores não permitem uma auditoria sendo que zelar pela lisura do processo é uma das principais funções de Vossas Excelências ?; porque processos contra o PT demoram um tempo absurdo enquanto que a favor duram as vezes apenas algumas horas e já houve casos de Habeas Corpus serem feitos antes do petista ser prezo; por fim a pergunta que não se cala ( entre tantas ) , qual a função de vocês mesmo em um pais como o Brasil parasitado a mais de uma década sem que nada aconteça, tendo que esperar que um juiz do interior viesse mostrar o que é justiça ( Moro ) ???

  10. Luiz Fernando Diz

    Esses juízes de mentira do STF, apoiam bandidos, trabalham contra o povo, e ainda morrem de inveja do Dr. Moro, sabe pq? Pq Moro é juiz de verdade, em 2 anos fez o que nenhum desses pseudos juízes fez durante a vida toda, são medíocres, são tão corruptos quanto os políticos, esse arremedo de juiz chamado Marco Aurélio, lambe as bolas do Lula, escalou suas filhas adolescente para desembargadoras, sujeitinho sem vergonha da pior especie

  11. SHIRLEY CRISTO SANTOS Diz

    Calados!! E deixa Moro trabalhar!
    Se não dever ele soltará, e pedirá desculpas pelo transtorno gerado.
    Mas deixa Moro trabalhar.

  12. Silvia de Castro Arruda Diz

    Vocês não leem os argumentos apresentados pelo Ministro porque fazem isso com tudo: precisam esconder dos olhos e ouvidos o que lhes desagrada, não sabem discutir. Estão lobotomizados… Deformados. Vocês não sabem prestar atenção, considerar, avaliar… São muito limitados. E querem estar presente nas páginas para ar opiniões… Não escutam, não ouvem, não olham, não vêem, não enxergam… E fazem sons altos quando aparece algo que ameace sua imersão na ignorância, para ignorar e fingir que não existiu.

    1. milton Diz

      EU É QUE TE PERGUNTO, SEU PULHA…QUER QUE EU DESENHE O QUE SIGNIFICA:
      “Ele não é o único juiz do país e deve atuar como todo juiz. Agora, houve essa divulgação por terceiro de sigilo telefônico. Isso é crime, está na lei. Ele simplesmente deixou de lado a lei. Isso está escancarado. Não se avança culturalmente, atropelando a ordem jurídica, principalmente a constitucional”
      AONDE ESTÃO SEUS ARGUMENTOS? VCS DEFENDEM MEIA JUSTIÇA…A JUSTIÇA QUE ATINGE SÓ O INIMIGO NÃO É JUSTIÇA…É VINGANÇA.

  13. Eugênio Lourenço Sarmento Diz

    Moro é apenas e tão somente um pau-mandado que recebeu a missão de causar o maior estrago possível ao PT, de forma a viabilizar o retorno do PSDB ao poder. Temer logo será defenestrado, no início de 2017, para o Congresso Nacional, em eleição indireta, votar em alguém do PSDB, partido que é o preferido da mídia, dos empresários, do judiciário, das Forças Armadas e, principalmente dos Estados Unidos, que é, como sempre, o grande responsável pelo golpe dado na democracia do país.

    1. Maria Diz

      Pertinente.

    2. Guga Miranda Diz

      E o dinheiro roubado da Petrobras vai ficar nos bolsos petralhas, né. O pior cego é aquele que no quer enxergar!!

  14. A navaldo Pessanha Diz

    Moro nâo é o único juiz do país, mas é o único com coragem e honestidade para combater os corruptos. Tanto que estâ sendo eleito um dos DEZ homens mais importante do mundo. Está com inveja Ministro? O probleminha que acontece no país, no entendimento do ministro, aniquilou a Petrobras, O BNDES e o povo em geral. Faça a mesma coisa ministro. Ajude o juiz Moro. Ajude o BRASILEIRO. Deixe a inveja e a vaidade pra lá.

    1. Loide Diz

      Pessanha você falou tudo.

  15. Simone Freitas Diz

    Esse juiz Marco Aurélio é cupincha do Lula.
    Esta com medo de onde o Sergio Moro pode chegar.

  16. Franklin Robson Diz

    Ué. Se o juiz Moro esqueceu a lei e age por conta própria, porque então o STF se mantem em silêncio? Pode-se dizer que Moro é supremo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.