MUNDO DE OLHO! Impeachment de Dilma é condenado por entidades nacionais e internacionais; VEJA!

13

Diversas entidades e ONGs nacionais e internacionais condenaram o impeachment da presidente eleita Dilma Rousseff, destituída de seu cargo na quarta-feira (31/08) pelo Senado.

Uma das entidades foi a Fundação Internacional de Direitos Humanos que divulgou uma nota na sexta-feira (02/09) dizendo reconhecer Dilma “como atual e única chefe de Estado democraticamente eleita do Brasil”.

“Consideramos ilegítimo o processo de destituição realizado contra a presidente Dilma Rousseff e expressamos nosso absoluto rechaço ao dito golpe de Estado camuflado com roupa de institucional, perpetrado com o único objetivo de desconhecer os resultados eleitorais”, afirmou a entidade espanhola, sediada em Madri.

Segundo a Fundação, a democracia “está em jogo na América Latina”, sendo “ameaçada por aqueles que resistem em perder seus privilégios”.

“Diante deste panorama, não podemos ser neutros. Como sempre, estamos do lado dos direitos humanos”, disse o grupo.

A CIDH (Comissão Interamericana de Direitos Humanos), órgão da OEA (Organização dos Estados Americanos), também expressou preocupação com a “destituição da presidente constitucional e democrática do Brasil, Dilma Rousseff”.

“A CIDH expressa a sua preocupação diante das denúncias de irregularidades, arbitrariedade e ausência de garantias ao devido processo nas etapas do procedimento [de impeachment]”, afirmou o órgão em comunicado divulgado também na sexta.

No cenário nacional, uma das ONGs que se manifestou condenando a destituição de Dilma foi o Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), cuja nota foi publicada na página da Abong (Associação Brasileira de ONGs) na quinta-feira (01/09).

Para o Instituto, está ocorrendo uma “pausa democrática” no Brasil. “O mais assustador é pensar que essa pausa pode ser longa, e o silêncio, insuportável”, diz o texto.

“O que se viu durante o processo de impeachment, especialmente nestes últimos seis dias de julgamento no Senado, deixará como legado para brasileiros e brasileiras a vergonha: um processo contaminado, juridicamente frágil, permeado por conchavos políticos que poluem as três esferas de poder da República”, afirmou a organização.

“Acreditamos que o processo político que vivemos enfraquece a legitimidade das instituições democráticas, uma vez que os próprios parlamentares, momentaneamente na figura de “juízes”, assumiram publicamente já terem posicionamento de voto antes mesmo da apresentação da defesa”, disse ainda o Inesc.

Para a organização, o principal alvo do processo que culminou com a destituição de Dilma “é a própria Constituição”. A ONG afirmou que “dedicará todas as suas energias para a restauração e aprofundamento da democracia no país, e promoção de direitos”.

Outra entidade brasileira que condenou o impeachment da agora ex-presidente foi a União Nacional LGBT (UNA). O grupo afirmou que o Senado “rasgou a Constituição” e o Supremo Tribunal Federal “legitimou um golpe midiático, parlamentar e odioso”.

“O dia 31 de agosto de 2016 ficará lembrado na história do Brasil como o dia em que um grupo de homens brancos, representantes dos setores mais conservadores, fundamentalistas e misóginos, racistas e lgbtfóbicos, usurparam o poder de uma presidenta honesta que foi eleita por mais de 54 milhões de brasileiras e brasileiros”, disse a União na quinta por meio de sua página no Facebook.

Para a UNA, o “golpe atingirá todas e todos”, mas principalmente as “mulheres, as populações negras, tradicionais, LGBT e em situações de rua”, pois “vem acompanhado de um pacote de maldades e retrocessos”.

“Dilma Roussef será nossa eterna presidenta do Brasil, nas ruas e nas redes. Não aceitaremos nenhum direito a menos”, disse o grupo.

você pode gostar também Mais do autor

13 Comentários

  1. Pablo B Diz

    Fora Temer e cadeia para golpistas!!!

  2. Moyko Diz

    Estão com pena da Dilma? Leve ela para governar o país de voces.

  3. Fabio Diz

    Já que gostam tanto do governo corruPTo de Dilma e Lula, levem esses dói bandidos para suas casas.

  4. Márcio Diz

    O dia em que todos os brasileiros pararem de serem manipulados ou torcedores de partidos e entenderem que todos juntos têm a força de expurgar todo este mundo sórdido da política teremos um Brasil melhor.
    Lembremos que quando olharmos para a nossa bandeira tenhamos a certeza que nossos atos de hoje vão refletir nas próximas gerações.

  5. Wilson lins filho Diz

    Porque esse povo que defende Dilma , não questionam ela sobre o roubo e todo prejuízo que fizeram na PETROBRÁS ? Ela não poderá dizer que é mentira ,pois já confessaram como já devolveram dinheiro . Onde está aquela diretora da PETROBRÁS no governo Dilma ?? Ora !! Não venha com desculpas esfarrapadas ,prendam esses picaretas .
    PT = P icareta T otal .

  6. André Silva Diz

    O choro é livre!

  7. Verivaldo Diz

    É muita hipocrisia, tem ir pra cadeia ,eles mataram o povo brasileiro para benefício próprio e não devolveram nada e continua gastando horrores em uma operação que ainda não se vê o término quanto tempo vai durar essa safadeza

  8. ANTONIO FARIA Diz

    Tipo de artigo chupa ovo! Existem contrapontos que não são mencionados. Porque?? Não vale a pena ser lido, a menos que queria ver apenas um lado.

  9. Thaddeus Diz

    Programas sociais são importantes, assim como responsabilidade fiscal que afeta toda a cidadania. Pomover e implanta los sem lastro fiscal é crime, é como roubar banco.
    Ignorar a contabilidade de uma nação é muito grave. É por isso que não podemos continuar com este sistema, é melhor criar oportunidades de desenvolvimento econômico para que todos possam participar. Governos não reproduzem renda eles taxam renda.

  10. Paulo Ronaldo Martins Rangel Diz

    A HIPOCRISIA não tem limites. Ou será que estou enganado? O que foi o escândalo chamado BANESTADO na república do Paraná? Um PIXULECO de 134 bilhões de dólares desviado e que o JUIZ o mesmo da lava Jato não fez nada? Se não me engando isto representa 10 Vezes o valor estimado de prejuízos causado pela organização que compõe a LAVA JATO, claro que se prenderem o pessoal do PMDB e PSDB. Por issso não me calo e gostaria muito que a imprensa revirasse este BAÚ de infelicidade para que ladrões do PSDB sejam colocados em seus devidos lugares juntos com petistas e PMDbistas.

    1. Maria de Lourdes Silva Aguiar Diz

      Valeuuuuuuu

  11. Sebastião Fernando Gomes Diz

    Golpistas! É pouco tal chamamento.
    G temos que acabar com os feudabismo da velha política do Brasil.
    Cargos de confiança somente para servidores públicos de carreira sem infração disciplinar e para cidadãos de ilibada reputação e sem filiação ou vínculo político com filiados à partido político até o quarto grau em linha colateral.
    Isso é muito importantes para acabar com essa vergonha que presenciamos nos “moralista” que conduziram o golpista contra a vontade das urnas.

    1. PC Diz

      A vontade das urnas mostra que 62% dos eleitores independentes do candidato contrário a ela a rejeitaram e que se fez agora, foi mandar de volta para as casernas todos os sindicalistas que estavam aproveitando o momento petista.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.