Para rir? O cara mais delatado do Brasil, senador Aécio diz que “ninguém pode cometer crimes impunemente”;

33

Em seu voto a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que fomentou a crise política ao não aceitar a derrota eleitoral em 2014, cravou como frase mais marcante que “ninguém pode cometer crimes impunemente.”

Enquanto Dilma é acusada de “pedaladas fiscais”, Aécio foi alvo de várias delações, como a de comandar um mensalão em Furnas e de cobrar propinas na construção da Cidade Administrativa.

Leia abaixo a íntegra do pronunciamento de Aécio:

Em reunião ocorrida há pouco mais de uma hora, o conjunto dos senadores do PSDB nesta Casa optaram por declinar de suas inscrições para que eu pudesse ter a elevada honra de representá-los nessa fase intermediária da discussão do processo de afastamento da Sra. Presidente da República.

Fizeram isso e, de pronto, agradeço a deferência aos senadores Ricardo Ferraço, Aloysio Nunes, Ataídes Oliveira, Cássio Cunha Lima, Dalirio Beber, Flexa Ribeiro, José Aníbal, Paulo Bauer e Tasso Jereissati.

Fazem isso em consonância com o sentimento maior da sociedade brasileira que quer ver essa etapa do processo vencida. Fazem-no porque os elementos de convicção, na visão de cada um deles, e do conjunto da nossa bancada, já estão fartamente atendidos no relatório do senador (Antonio) Anastasia.

Começo por me referir ao relatório, e não posso fazê-lo sem antes registrar, mais uma vez, a reiterada tentativa de setores da oposição, desde o início da discussão deste processo, de desqualificar o relator. Hoje mesmo, buscam arguir, mais uma vez, a sua suspeição. Atacam o senador Anastasia, um dos mais qualificados e honrados homens públicos em atividade no Brasil, porque não podem atacar o seu relatório denso, robusto, claro, irrespondível e inquestionável ao apontar os crimes cometidos pela Sra. Presidente da República.

Ali está atestado, de forma absolutamente cristalina, que a Sra. Presidente da República, no exercício do seu mandato, atentou contra a Lei Orçamentária e contra a Lei de Responsabilidade Fiscal ao editar os decretos e ao permitir que as pedaladas ocorressem de forma reiterada no seu governo.

Não somos nós, do PSDB, não é a antiga oposição e hoje base do governo, que determina qual o crime para quem afronta a Constituição. O crime é o afastamento, definido lá atrás pelos Constituintes não apenas de 1988, mas por vários que os antecederam. Na verdade, o que estamos fazendo aqui hoje, ao votar favoravelmente ao relatório do senador Anastasia, é defender a Constituição, é defender a própria democracia.

Aqueles que cometem crimes têm que por eles serem responsabilizados. E é isso que estamos aqui propondo. De forma magistral, o senador Anastasia nos lembra num trecho do seu denso relatório. Abro para ele aspas:

“Nos crimes de responsabilidade, ao contrário dos crimes comuns, não se julga a pessoa, mas o desempenho da função. A condenação não impõe castigo pessoal, como por exemplo a restrição da liberdade, mas o despojamento do cargo e a inabilitação temporal para assunção de funções públicas.”

Estamos, portanto, aqui, convencidos de que as ilegalidades cometidas pela Presidente da República – e que estão levando ao seu afastamento, acreditamos – trazem uma outra consequência muito mais perversa para o conjunto da sociedade brasileira. Se por um lado, do ponto de vista jurídico, no nosso entendimento, as condições para o afastamento da Sra. Presidente da República estão absolutamente consolidadas no relatório do senador Anastasia, é preciso que se diga que essa mesma irresponsabilidade, essas mesmas ilegalidades produzidas pela Sra. Presidente da República trouxeram a sua mais perversa face não para a classe política, não para a oposição ou para o governo, mas para milhões e milhões de brasileiros, porque foram essas mesas ilegalidades que ensejam este processo – e que levarão ao seu afastamento – que levaram o Brasil a ter hoje 12 milhões de desempregados, sendo 5 milhões apenas a partir do ano de 2013.

Foram essas mesmas ilegalidades que levaram cerca de 170 mil comércios a serem fechados apenas nos últimos 18 meses, cerca de 400 por dia.

Brasileiros e brasileiras que nos acompanham neste instante, essas mesmas ilegalidades – que levarão ao afastamento definitivo da Senhora Presidente da República – fizeram a desigualdade social entre os brasileiros voltar a subir depois de mais de 20 anos de queda.

Foram essas mesmas ilegalidades que permitiram que a renda média do trabalhador brasileiro tivesse uma queda de mais de 5% – pasmem, senhoras e senhores – apenas no último ano. Foram essas ilegalidades, o descompromisso com o equilíbrio fiscal, com a verdade, que levaram a alimentação dos brasileiros a subir mais de 15% apenas no último ano.

Foram essas irresponsabilidades e ilegalidades cometidas pela Senhora Presidente da República que levaram mais de oito milhões de famílias brasileiras a retornar às classes D e E.

Foram essas ilegalidades que levaram mais de 60 milhões de brasileiros a estarem hoje com suas contas atrasadas; mais de 1,6 milhão de brasileiros abandonaram os seus planos de saúde por incapacidade de pagá-los; e mais de um milhão de jovens brasileiros a abrirem mão da escola privada, conquistas que alcançaram ao longo de duros anos.

Hoje é um dia decisivo para a vida brasileira, uma etapa que teremos que superar com a responsabilidade com que agimos até aqui e com compreensão em relação ao Brasil que queremos reconstruir.

Me orgulho imensamente de, desde o início de todos esses desatinos praticados pelo governo, ao lado de vários companheiros do PSDB e de outros da antiga oposição, ter alertado na campanha de 2014, e mesmo antes dela, para as consequências nefastas da forma pela qual o governo agia.

Pois bem, os brasileiros constatam aqueles alertas que fazíamos da forma mais dura e impensável possível. Se estamos aqui hoje, estamos para defender a nossa Constituição, para dizer que ninguém, nenhum brasileiro, e em especial o presidente da República, está acima da lei.

Acredito sinceramente que algumas lições ficarão de todo esse episódio. Uma delas é de que a sensação de impunidade que imperava em todos os altos escalões do antigo governo não terá mais espaço na vida pública nacional.

Os governantes estarão em todos os níveis mais atentos a cumprir as leis, a cumprir a Constituição e a respeitar a verdade, patrimônio inestimável, insubstituível daqueles que querem fazer vida pública.

Acredito que dentro de poucos instantes, dentro de poucas horas, estaremos vivendo uma fase fundamental desse processo.

Quero aqui reiterar que o meu sentimento, o sentimento que aqui hoje represento, não é apenas dos mais de 51 milhões de brasileiros que me deram a honra do seu voto nas últimas eleições presidenciais. Os brasileiros, mesmo os que votaram na Presidente da República hoje afastada, querem que o Brasil tenha uma nova chance.

Estamos, na presença da figura máxima da magistratura brasileira, do presidente do Supremo Tribunal Federal, dizendo que respeitamos a nossa Constituição. E respeitar a nossa Constituição é votar favoravelmente ao relatório do senador Anastasia porque, em última instância, o que estamos fazendo hoje – e faremos nas etapas seguintes – é defender a democracia. Ninguém pode cometer crime impunemente e a sanção é a prevista na Constituição.

Voto “sim” pelo afastamento definitivo da Senhora Presidente da República.

você pode gostar também Mais do autor

33 Comentários

  1. CASSIA SANTOS Diz

    Quem defende tanto o senhor Aécio Neves, venha à Minas Gerais que te contamos tudo que precisa saber. Provas há, mas ele está bem blindado, infelizmente. A única coisa que não vai encontrar por aqui é o próprio Aécio, visto que ele precisa do Estado só em época de eleição, pouco se importa com Minas ou com os mineiros.

  2. jose Diz

    poriço que torço pela ditadura..porque si o brasil ser administrado por esse pau dagua.. nois estamos no fundo do poço.. mais deus e’ maior este canalha.não vai ser presidente nunca,de cachaceiro e drogado ja tem de mais no pais……o brasil e’ o pais mais rico do mundo.triste que e’ sempre governado por bandidos..

  3. samaroni rocha Diz

    Se justiça for feita esse senhor nao passara abatido,,,, e ,,,,foi e sempre sera um playboy problematico .
    e uma pena que a politica se tranformou nisso …e lamentavel .DESDE A DERROTA NAS URNAS ,ESTE SENHOR NAO DEU PAZ A VENCEDORA ,,,usou de todos artificios para tornar o pais ingovernavel ,,,parabens Exelencia Aecio Neves ,,,,o povo Brasileiro te deve essa ..mas a limpeza sera feita brevemente .
    “” Prefiro o Diabo , ao senhor a frente do nosso pais “”

  4. Maria Souza Diz

    ENGRAÇADO!!! OS MAIS BANDIDOS, E MAIS CORRUPROS, AGORA SAEM DA TOCA PARA DITAR REGRAS DE PROCEDIMENTO CONTRA A CORRUPÇÃO ??? DEVEM ESTAR SE SENTINDO BLINDADOS A ESTE PONTO, MAS É MUITA CARA DE PAU MESMO, SIBESTOMAR A INTELIGENCIA DO POVO, POR ISSO É QUE NA CHINA CORRUPTO NÃO VINGA, SÃO EXTIRPADOS MAS, AQUI PODE TUDO NÉ? AQUI É BRASIL…
    .

  5. Marx A Gomes Diz

    o petista morre de inveja do Aécio e do FHC, esse lixo de reportagem chapa branca afirma que Aécio é o mais citado nas delações, mas não prova o que fala, e os incautos úteis acreditam e bradam como carneirinhos. A realidade mostra tudo diferente, tesoureiros , Ze Dirceu, Genoino, Paulo Cunha e outros petistas todos na cadeia ou domiciliar. Que justiça que só ataca petista, engraçado né?

  6. Tânia Diz

    Aécio é a cara da falta de vergonha, do cinismo. Quer o poder a qualquer preço.

  7. rosinaldo Diz

    Este pilantra perdeeu as eleições

  8. ANTONIO FERREIRA Diz

    NÃO FOI GOLPE, FOI REINTEGRAÇÃO DE POSSE, DESSA CORJA QUE SÓ PENSAM NOS INTERESSES PRÓPRIOS. O POVO TEM QUE IR PRA RUA PARA QUE SEJA FEITA NOVA ELEIÇÃO. AÍ EU PERGUNTO VOTAR EM QUEM COM TANTO PARTIDO POLÍTICO FAZENDO ACORDOS PARA FERRAR A POPULAÇÃO.

  9. Ana Diz

    Mas NUNCA provaram nada contra Aécio Neves. A PF pesquisou mto mas não provou nada. Abram os olhos mtos boatos são plantafos pelo PT.

    1. Nonato Diz

      Ana: vamos brincar de contar estórias da carochinha? Façamos de conta que eu sou a pessoa mais ingênua do mundo. Pode começar.

    2. NORMA MASSA Diz

      OU SERÁ QUE SUA BLINDAGEM É FORTE DEMAIS! A HISTÓRIA DEIXARÁ TUDO ISSO BEM CLARO!
      FORA SENHOR FORA TEMER!

  10. Divina Da Silva Diz

    Tem gente que nao le as noticias e anda babando e ridicularizando eles mesmo escrevendo merda. Onde voce viu que Aecio e o mais delatado? Nao inventa calunias com intencao de por na cabeca dos otarios como voce que escreveu esse artigo sobre o Aecio. Porque voce nao escreve que a Dilma Anta foi uma assaltante de banco e ainda e uma assaltante porque assaltou o Banco Central e o Banco do Brasil para financiar obras nos paises comunistas e tiranicos. Dilma Anta foi uma sequestradora, uma bandida miseravel que foi puta do Fidel Castro por isso ela enfiou dinheiro Brasileiro co C-U do moribundo assassino como o lixo Dilma Anta que foi cagada no Brasil para fazer sujeira como so ela mesmo.

  11. Vera Maria Melo Neves Diz

    Só mesmo através de um golpe pra pegar o poder. Corrupto e derrotado. Deviam investigar todos os roubos desse safado e da corja que apoiam o Temer.

  12. Fernando Diz

    Há um precedente para que o Aécio Neves assuma a presidência da República
    Se a candidatura da Dilma for caçada a constituição manda realizar novas eleições para o cargo
    Mas aqui no Maranhão quando o governador Jackson Lago foi caçada não houve novas eleições
    E o segundo colocado Roseana Sarney assumiu de imediato
    Fiquem atentos

  13. [email protected] Diz

    Como disse Jesus o verdadeiro hipócrita, provoca uma situação de caos para depois tirar proveito dela e pousar de santo milagroso, esta mais para um charlatão do que político, os brasileiros não vão mais por essa demagogia faminta por poder, o Brasil e dos brasileiros e não dé um bando de coruptos que há anos vem massacrando nosso povo para permanecer no poder pelo poder, já entendemos qual é a jogada dos que querem o poder, para fazer dele o enriquecimento familiar e deixar o povo sem direito de reinvidicar e na dependência sempre do famoso jeitinho, viver de favores e bajulando-os para conseguir as coisas para depois usufruir do seu voto.

  14. Felipe Da Cruz Godinho Diz

    Esse Aécio Neves vai sempre continuar sendo esse grande corrupto ladrão porque os verdadeiros culpados disso é o povo brasileiro porque acha que os corruptos são todos do PT e os outros partidos políticos são todos Santos que não existe corrupção em outros partidos políticos.

    1. NORMA MASSA Diz

      EU FAÇO PARTE DO POVO BRASILEIRO E ME ORGULHO MUITO DO NOSSO PAÍS. NUNCA VOTARIA EM NINGUÉM DO PSDB E MUITO MENOS NO AÉCIO NEVES, RECONHECIDO COMO ALTAMENTE CORRUPTO. MAS COM UMA FORTE BLINDAGEM NO NOSSO PODER JUCICIÁRIO. A HISTÓRIA CEDO ESTARÁ LIMPANDO SEU QUADRO DE CORRUPTOS. FORA SENHOR FORA TEMER!

  15. Rosilda Diz

    É realmente deprimente um cara como o Aecio pousar de santo e botar toda culpa na prrsidenta.Se o Brasil esta com problemas o que mais contribuiu para isso foi ele. Ele pensa que o povo é bobo e não sabe como eles procediam? nos poupe senhor Aecio.

    1. NORMA MASSA Diz

      SIM, O AÉCIO NEVES FOI O PRINCIPAL POLÍTICO RESPONSÁVEL PELO GOLPE QUE ESTÁ CUSTANDO MUITO AO NOSSO PAÍS, MAS LUTO PARA MANTER EM MINHA MENTE O PENSAMENTO: HÁ MALES QUE VÊM PARA BEM. FORA SENHOR FORA TEMER!

  16. Ronner Gontijo Diz

    É de chorar! Puro cinísmo

  17. Vanda Maria Freire Pereira Diz

    É um cretino, cínico, sua cara não nega, além é claro dos fatos. A resposta tem que vir das urnas, banir de vez essa quadrilha, que assalta a democracia do país e se revestem de santos patriotas. Tudo, culpa dessa justiça ordinária, que insiste em se calar diante de corruptos do PSDB.

    1. AGUINALDO MARTINS DE FATIMA Diz

      o pior do BRASIL é o nepotismo legislativo coloca o palito do vovó e ganha a politica ASSIM ENTRA RELIGIÃO FUTEBOL E ARTISTA DE TV +++++++++

    2. NORMA MASSA Diz

      CONCORDO COM VOCÊ VANDA! A CORRUPÇÃO DO PSDB NUNCA FOI DEVIDAMENTE APONTADA APESAR DE TUDO QUE FOI REVELADO NO LIVRO “PRIVATARIA TUCANA” E OUTRAS REVELAÇÕES. NÃO SEI COMO PUDERAM CONVENCER PARTE DO PÚBLICO QUE TODA A CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS COMEÇOU NO GOVERNO DO LULA EM 2003? O MAIOR ABSURDO QUE PODERIA HAVER: “OS ANJINHOS ESTAVAM NO PARAÍSO E DE REPENTE CHEGA LULA, O LOBO MAU E ESTRAGA TUDO.” GENTE, JOAQUIM BARBOSA ETC, ME ENGANA QUE EU GOSTO! NUNCA ENGOLI ESSA HISTÓRIA. A CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS É BEM MAIS VELHA QUE EU E OLHA QUE SOU BEM VELHA!

  18. LUCIVANIA FERREIRA DA SILVA Diz

    Eu ainda estou em dúvida se sorrio ou choro. Vagabundo…………..

    1. Pedro Carlos Quintana Diz

      Se fosse a senhora, choraria !! nossas leis são claras, embora cheias de atalhos, na dúvida, pro réu, e como nada foi provado até agora contra o tal Vagabundo que a senhora disse e nenhum tribunal o condenou…..vai que ele ou algum cupincha leia o que escreveu e ele a processe por calunia e difamação, ai sim, continuar chorando !!

  19. Paulo Diz

    O que seria de Aécio se o judiciário fosse sério?
    O grande culpado de tudo isso é o poder judiciário, nunca levam a diante as acusações contra o PSDB. O Brasil ñ tem mais jeito. A única presidente que deixa as investigações acontecerem será retirada por políticos que querem acabar com a Lava jato.
    Uma vergonha.

    1. joao costa Diz

      Por que será? Se Dez dos onze ministros do stf são do pt. É simples não existe provas, são mentiras inventadas pelos milhares de blogs e militantes pagos com dinheiro robado dos imposto e estatais e bancos públicos. FORA DILMA LULA NA CADEIA ONDE E LUGAR DE LADRAO.

      1. Leonardo Diz

        Deixe de ser demagôgo, rapaz.

  20. Julio Andrade Andrade Nunes Diz

    Que BAITA CANALHA esse Aécio. Esse bandido não tem família mas o que se podia esperar, o avô se prestou para uma outra grande farsa, até quando morreu. A coisa já vem de BERÇO, pau que nasce torto , morre torto !!!!!

  21. Edleuza Diz

    Falta de vergonha na cara. Espero que essa gentalha tenha a resposta nas urnas e nunca mais se elejam.

  22. Robson Diz

    É MUITO CINISMO DESE FILHO DA PUTA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.