Teori diz que errou e pede desculpas à Lula; ENTENDA!

11

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, manteve decisão que negou seguimento à Reclamação (RCL) 25048, ajuizada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra decisão do juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba, de manter sob sua guarda os inquéritos contra o petista.

As informações foram divulgadas no site do Supremo.

Nesta quarta-feira, 14, a força-tarefa da Lava Jato denunciou criminalmente o ex-presidente por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Segundo a Procuradoria da República, Lula era o “comandante máximo do esquema de corrupção” instalado na Petrobras e em outros órgãos públicos.




A denúncia será apreciada pelo juiz. Se Moro acolher a acusação, Lula vira réu da Lava Jato. Sua mulher, Marisa Letícia, o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, o empreiteiro Léo Pinheiro e mais quatro investigados foram denunciados.

Em sua decisão, Teori acolheu apenas em parte o agravo regimental interposto por Lula para reconsiderar trecho de sua decisão monocrática em que afirmou que a Reclamação teria por finalidade “embaraçar as apurações”.

No agravo regimental, os advogados pedem a reconsideração da decisão e reiteram os argumentos de usurpação da competência do STF porque Moro estaria investigando, em três inquéritos, os mesmos fatos em apuração na Corte máxima no Inquérito 3989.

Em relação ao item 6 da decisão de Teori, proferida no dia 6 de setembro, os advogados de Lula sustentam que, em duas das quatro Reclamações que tramitam no STF tendo Lula como reclamante ou assistente litisconsorcial houve deferimento de liminar, com decisão definitiva favorável a ele em uma delas, e uma terceira que ainda não foi apreciada.




“Não há espaço para se afirmar que a presente reclamação seria ‘mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações”, afirmam os advogados do petista.

No exame do pedido, o ministro reconheceu que a expressão “tentativas da defesa de embaraçar as apurações” foi inadequada, “no que possa ser interpretada como pejorativa ao agravante”. Segundo Teori, o sentido da afirmação “deve ficar compreendido como destinado unicamente a pontuar os já reiterados pronunciamentos da Corte contrários à tese da defesa”, nas Reclamações 18875, 18930 e 20175.

“Nesse ponto, portanto, tem razão o agravante, o que, todavia, não compromete a conclusão sobre o mérito da reclamação, tal como enfrentado e decidido na decisão agravada”, concluiu o relator.

Após a manifestação do Ministério Público, o agravo será submetido à Segunda Turma do STF. Com informações do Estadão Conteúdo.

você pode gostar também Mais do autor

11 Comentários

  1. Leonardo Soares Diz

    Petista não quer saber se os 40 milhões estão realmente fora da pobreza e se conseguem se manter sozinhos… Sabemos que não… Ele fez apenas um sistema eterno de bolsas que não se sustentou… Ele não pensou nos pobres, mas sim em manter o PT no poder por anos… E mais ainda, criou uma classe média inexistente… Pra ser classe média tem que ganhar acima de 291 reais por mês… Onde já se viu isso?

    Governo maqueou tudo que pode, todos os programas sociais são sem controle algum… Típico de “líderes” analfabetos…. Lula e Dilma, um é analfabeto e a outra, não consegue concluir um raciocínio sequer…

    Então o que esperar da lógica petista e do seu Encantador de Burros?

  2. Paulo vieira Diz

    Tirar 40 milhoes da miseria nunca deve ser assalariar uma familia com R$100,00 mensal mas sim desenvolver programas de emprego pra essa gente que com certeza caira pelo menos 50% o nr de pessoas necessitadas porque trabalhar poucos querem

  3. Itamar Esteves Diz

    Obrigado Dra. Janaina Paschoal, obrigado Dr. Helio Bicudo e obrigado Dr. Miguel Reale Junior, por vocês terem tirado o pt do PODER, o Brasil jamais esquecerá vocês

  4. Itamar Esteves Diz

    O Dr. Honores FRAUDE, o pseudo comunista Lula da Silva, essa desprezível pessoa que é sem dúvidas nenhuma, é o maior oportunista e vigarista que o Brasil já conheceu. Esse traste realmente tirou MILHÕES da pobreza, só que entregou esses MILHÕES aos seus amigos LARANJA para que eles comprassem, abrigassem e escondessem alguns bens. Obrigado Dra. Janaina Paschoal, obrigado Dr. Helio Bicudo e obrigado Dr. Miguel Reale Junior, o Brasil jamais esquecerá vocês

  5. Itamar Esteves Diz

    O que mais me entristece, é saber que esse país vinha, há muito tempo, sendo enganado por esse pulha, o dono do PT, o aleijado/amputado Dr. Honores FRAUDE, o pseudo comunista Lula da Silva, essa desprezível pessoa que é sem dúvidas nenhuma, é o maior oportunista e vigarista que o Brasil já conheceu. Esse traste realmente tirou MILHÕES da pobreza, só que entregou esses MILHÕES aos seus amigos LARANJA para que eles comprassem, abrigassem e escondessem alguns bens. Obrigado Dra. Janaina Paschoal, obrigado Dr. Helio Bicudo e obrigado Dr. Miguel Reale Junior, o Brasil jamais esquecerá vocês

    1. Luiza Diz

      Sr.ITAMAR ESTEVES ,QUERO PERGUNTAR-LHE ,EM QUE VCS GOLPISTAS ,COLOCANDO TEMER BIÔNICO ,LADRÃO,CORUPTO,CANALHA E SEU MINISTÉRIO DE LADRÕES E CANALHAS COMO ELE ,QUE SAI DO NOSSO PAIS E NEM É RECONHECIDI COMO PRESIDENTE .HOMENS QUE VENDERAM NOSSO PAÍS ,NOSSAS RIQUEZAS,É COLOCOU O PAÍS NA SITUAÇÃO ATUAL, MELHOROU NOSSO PAÍS EM QUE ????
      TUDO QUE COLOCA AS MÃOS APODRECE, FOI FAZER A REFORMA DA EDUCAÇÃO E SEU COM OS BURROS NÁGUA.TEVE A CORAGEM DE COMPOR SEU MINISTÉRIO DE CORRUPTOS E AINDA ORA LÁ DO ABSURDO COLOCAR ,ALEXANDRE FROTA NA EDUCAÇÃO.
      EM QUE MUNDO VCS VIVEM ???!!!!NÃO DEVE TER FILHOS E NEM AMOR A NADA .
      TEM AINDA A OUSADIA DE COMPARAR O QUE LULA E DILMA FIZERAM ,COM UM TEMERBOSTA ,COMO ESTE É AINDA DE AGRADECER A UMA DESCRACIFICADA COMO JANAÍNA, COMPRADA PELO CORRUPTO PSDB.
      VÁ ESTUDAR ,VÁ LER ESE INFORMAR SEU GOLPISTA.

  6. Argemiro Diz

    Cacilda Galioto, você é prova que Lula é o maior encantador de burros que o mundo já conheceu.

  7. Virginia Diz

    A DIREITA CORRUPTAs o JUIZ RABO PRESO, não querem nem saber eles sabem que Lula será eleito se candidatar, isso os assusta, não vão permitir

  8. Cacilda Galiotto Diz

    Quem tem razão? Aqueles que querem tirar o seu da reta ou um ex presidente que tirou quase 40 milhões da pobreza extrema? Fica a pergunta, consultem sua consciência!

    1. lsantos Diz

      No meu entender, tirar pessoas da pobreza extrema significa prover meios para que ela sobreviva por si só, permanentemente. A promessa foi de auxilio “temporário”, oferta de educação e emprego, etc. A distribuição de dinheiro perpetuou-se. Dos 40 milhoes acima mencionados, quantos, efetivamente, receberam condições de melhorar a vida ?

    2. mary cristiane ito Diz

      e dos 40milhoes guantos LARANJAS.receberam para o GRANDE PRESIDENTE.AONDE ESTA O CERTO=AUMENTAR OS.EMPREGOS=OU.AUMENTAR OS IMPOSTOS PRA KEM TRABALHA=ENTAO UNS ROUBAM PARA O KERIDO CACHACEIRO.DEIXANDO ELE MSM.FICAR MILIONARIO=E METADE E SALVA PLS SALARIO FAMILIA=PAGA POR HONESTOS TRABALHADORES=AONDE ESTA O SENTINDO TIRAR DOS POBRES E DAR PROS MIZERAVEIS=VAO TRABALHAR VAGABUNDOS.E PRENDAM O MAFIOSO

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.