VERGONHA: Golpe no Brasil volta à ser condenado pelo Senado Francês; CONFIRA!

Tribuna do Senado francês, no Palais du Luxembourg

por Vanessa Oliveira, do Movimento Democrático 18 de Março (MD18)

“Para mim, isso foi um golpe de Estado institucional. E eu considero que o governo de Michel Temer não tem nenhuma legitimidade”, disse a senadora do PCF de Val-de-Marne, Laurence Cohen, em entrevista ao Movimento Democrático 18 de Março (MD18). Ela, que preside o grupo França-Brasil no Senado francês, organizou na última sexta feira, 1º de julho, a conferência “Golpe de Estado no Brasil: que tipo de solidariedade com os povos da América Latina?”. A iniciativa contou com o apoio de vários movimentos de brasileiros residentes na França e franceses ligados ao Brasil – entre eles, as associações France Amérique Latine e Autres Brésils, o Coletivo Solidarité France-Brésil, os amigos do MST e o próprio MD18.

Além de Cohen, participaram da abertura do evento Marie-Christine Blandin, senadora ecologista do Norte (Hauts- de- France) e o senador Antoine Karam, representante do Partido Socialista na Guiana Francesa. Diversas personalidades da política e da academia francesas compareceram para analisar a crise política brasileira e pensar formas de estabelecer internacionalmente, ações de solidariedade entre partidos, movimentos sociais, acadêmicos e sociedade civil, capazes de denunciar as atrocidades do golpe, do governo interino e defender a democracia no Brasil, na região e no mundo.

“[O que está acontecendo no Brasil ] é desestabilizador para o Brasil, para todos os países da América Latina e é grave, de uma maneira geral, para a democracia no mundo e inclusive na França”, alertou Laurence Cohen, depois da fala do dirigente nacional do MST e da Frente Brasil Popular, João Paulo Rodrigues. Com uma enorme bandeira sem-terra estendida sobre a bancada, Rodrigues falou da necessidade de mobilização popular e denunciou a vexatória barganha de votos no Senado : “Romário quer a presidência de Furnas e Cristóvam Buarque, o cargo de embaixador da Unesco”, para votar contra o golpe.

Em seguida, as historiadoras francesas Janette Habel (Instituto de Altos Estudos da América Latina, Sorbonne Nouvelle Paris 3) e Maud Chirio (Université Paris-Est Marne-La-Vallée) apresentaram a situação no Brasil como um inequívoco “golpe parlamentar”. Chirio destacou que a omissão de acadêmicos e pesquisadores, diante de tamanho atentado contra a democracia, não pode ser tolerada. E Habel mostrou como o caso brasileiro, assim como os golpes em Honduras (2009) e Paraguai (2012) denotam uma clara mudança na estratégia de controle regional por parte dos Estados Unidos.

Para ela, o imperialismo hoje se sofisticou e não há mais espaço para operações à la Brother Sam, quando Washington deslocou parte de seu poderio militar para as costas brasileiras para garantir o sucesso do golpe de 64. A estratégia da vez é o que se convencionou chamar de soft power: uma maquinação de bastidores que subtrai a soberania popular por meio do posicionamento de títeres do império em cargos estratégicos, enquanto se mantém uma aparência de normalidade institucional.

Apesar da estratégia autoritária do Itamaraty sob José Serra de cercear a opinião pública internacional e tapar o golpe com a peneira, este tipo de evento de alto nível mostra que será cada vez mais difícil convencer o mundo da legitimidade do governo Temer.

Click Política- O Cafezinho

13 Comentários

  1. I’d have to examine with you here. Which is not one thing I usually do! I take pleasure in reading a post that may make folks think. Additionally, thanks for permitting me to comment!

  2. After research a few of the weblog posts on your website now, and I really like your approach of blogging. I bookmarked it to my bookmark website record and will probably be checking back soon. Pls take a look at my web site as well and let me know what you think.

  3. My husband and i have been now glad that Emmanuel managed to conclude his web research through the ideas he received when using the web pages. It’s not at all simplistic just to find yourself making a gift of concepts which the others have been trying to sell. We understand we’ve got the blog owner to give thanks to for that. The entire illustrations you made, the easy site menu, the friendships you will help to foster – it’s everything awesome, and it’s really facilitating our son and us know that the idea is excellent, and that’s very fundamental. Thanks for all!

  4. Que materiazinha mais mentirosa. O que ocorreu foi a manifestação de um parlamentar de esquerda francês. Esse é um posicionamento particular desse senador e não do senado francês. Bem a cara dos PTralhas ficar inventando mentiras e distorcendo fatos.

    • Czar, não foi o senado inteiro, foram vários senadores, isso não significa nada? Os países e seus integrantes apoiam quem quiserem afinal eles, os franceses, vivem em democracia, não é igual ao Brasil, que vive em judiciocracia, promoteocracia e outras cracias por aí, portanto…… que o mundo inteiro sabe, e principalmente os europeus, que foi um golpe parlamentar, armado e bem armado para que os tucanos, e pemdebistas entrassem e fizessem o que quisessem.

      • Então quer dizer que o clamor popular de milhões de pessoas pelo Brasil pelo impeachment não é levado em consideração???Esse “Gópi” que aconteceu nada mais foi que o resultado da pressão popular nesses políticos corruptos que foram forçados a atender. É difícil entender isso?

        • Quanta ingenuidade, ja ouviu falar em massa de manobra ? olha aí e vê se a corrupção acabou? veja quem são os lideres do governo aí e vê se eles tem integridade ? haha e muito trouxismo isso já, abre o olho po! se liga

  5. Estes senadores da FRANÇA não sabem de nada ou fazem que não sabem de nada pois nem das coisas da FRANÇA eles sabem pois se o soubessem teriam evitado novos atentados após os de junho de 2014 e novembro de 2015 e outros distúrbios que acontecem lá na FRANÇA e o governo não resolve. A opinião deles portanto é de somenos importância, o IMPEACHEMT NO BRASIL é previsto na constituição e tem as leis 1079 e 10080 para nortearem os procedimentos e os trabalhos foram até colocados na midia internacional. PORTANTO É VERGONHA PARA ELES DAREM PITACO ONDE NÃO SÃO CHAMADOS E PITACO ERRADO. É PRECISO QUE O POVO BRASILEIRO e a imprensa também fiquem cientes de que na EUROPA E NOS EUA eles nada sabem ao certo sobre o BRASIL, pois não nos levam a sério. Só eles são civilizados nós aqui não. Mas os VATICÍNIOS QUE PERPETRAM NUNCA DÃO CERTO e eles continuam falando mentira sobre o BRASIL. É PRECI- so que cada brasileiro leia e interprete t udo o que for de MAZELAS na consideração da Mídia da EUROPA..VIVA O BRASIL QUE SABE DE SUAS MAZELAS E DELA SE LIVRARÁ SEMPRE.

    • Pra quem defende esse governo e ainda ACHA que eles ouviram o “povo”, Quanta ingenuidade! ja ouviu falar em massa de manobra ? olha aí e vê se a corrupção acabou? veja quem são os lideres do governo aí e vê se eles tem integridade ? haha e muito trouxismo isso já, abre o olho po! se liga

DEIXE UMA RESPOSTA