URGENTE! Reitora de Universidade da Paraíba adia homenagem a Lula e é chamada de ‘covarde’ pela população; CONFIRA!

0

Soube, agora há pouco, que o Conselho Universitário da UFPB desistiu de conceder o título de Doutor Honoris Causa a Lula para não confundi-lo com manifestação político-partidária.

Que covardia!

A covardia se dá em dois níveis: 1) político-administrativo; 2) histórico. No nível político-administrativo, todos nós docentes, discentes e funcionários sabemos que foi no governo Lula que a UFPB recebeu o maior aporte de verbas, o que aumentou o moral universitário n(ão confundir com a moral), sendo criado o programa de expansão da instituições de Ensino Superior, o qual melhorou em munto as estruturas físicas das universidades públicas.

Em alguns estados, como o Rio Grande do Norte, o dinheiro do Reuni – programa de expansão – foi bem utilizado, e hoje a UFRN é considerada uma das melhore universidades do Brasil.
Aqui, na UFPB, o dinheiro público na mão de um grupo encabeçado por uma vice-reitora maldosa (gostaria de dizer
isso a ela pessoalmente) fez politicagem com as verbas.

A UFPB se tornou um cemitério de obras inacabadas, retrato fieis da má administração do dinheiro publico; embora tenha havido o emprenho de alguns parlamentares para manter o nive das emendas.

Ainda do ponto de vista político-administrativo há a dificuldade em manter as universidades federais funcionando em função do desmonte dessas instituições pelo governo Temer que privilegia a economia de mercado.

No segundo-nível, temos um problema histórico. A Magnifica Reitora Margareth Diniz(não a conheço pessoalmente), mas dizem que é excelente médica e pesquisadora, parece desconhecer o valor que tem na História da Paraíba a luta das mulheres contra os poderes do latifúndio.

Um estado que tem em sua história personagens como Anayde Beiriz, Elizabeth Teixeira, Margarida Maria Alves, Luiza Erundina (entre tantas outras heroínas anônimas) não pode aceitar que o discurso machista, violento, de conselheiros ou bajuladores, revogue uma decisão deles próprios em nome de uma eugenia social.

Magnífica Reitora, o seu capelo ficou manchado. Já tinha sido melado quando se comentou que o Conselho Universitário aprovaria a inclusão dos funcionários terceirizados como eleitores de sua campanha à reeleição.
Nós , professores concursado, não somos funcionários seus, somos partícipes de uma carreira de estado pago pelo povo.

A sua decisão de adiar a entrega do Título a Lula -recebido inclusive em países de economia neo-liberal é covarde, uma vergonha de gênero, já que a Magnífica Reitora, como mulher inteligente, deveria honrar as mulheres paraibanas que lutaram e lutam contra o arbítrio.

É uma pena que, Magnífica Reitora, o o seu reitorado se apequenou, temeu a pressão de grupos locais e o seu conselho, traiu o legado de internacionalização da UFPB construído por Lynaldo Cavalcanti.

Reitora se não tiver coragem de enfrentar conflitos, tanto ideológicos quanto administrativos, renuncie.
A universidade é feita com dinheiro da maioria dos pobres que sequei pode frequentá-la. Por isso não pode ser covarde

Wellington Pereira é Professor Titular da Universidade Federal da Paraíba.
Doutor em Sociologia pela Sorbonne – Paris
Fonte: https://www.facebook.com/wellington.pereira3
Créditos: Wellington Pereira

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.