Primeiro-ministro diz que tentativa de golpe é de parte dos militares do país; CONFIRA!

1

Militares da Turquia disseram nesta sexta-feira (15) em comunicado que assumiram o poder no país. O presidente Tayyip Erdogan disse à CNN turca, por telefone, que se trata de uma tentativa de revolta de uma minoria dentro das forças militares, um ato encorajado por uma “estrutura paralela” e que terá a resposta necessária.

Erdogan convocou o povo a ir às ruas. “Iremos superar isso”, afirmou. Ele disse ainda que aqueles que estão tentando um levante irão pagar preços altos na corte e que em um curto período de tempo a situação deve ser resolvida. O presidente disse também que está voltando para Ancara.
Caso a tentativa de derrubada de Erdogan, que governa a Turquia desde 2003, tenha sucesso, seria uma das maiores mudanças de poder no Oriente Médio nos últimos anos.




Segundo a imprensa internacional, o Exército está dividido, e há áreas dele que não apoiam a tentativa de golpe. O comandante das forças especiais da Turquia disse que “um grupo se envolveu em traição, eles não serão bem sucedidos, estamos a serviço do povo”. Ele disse ainda que as forças armadas não concordam com essas ações.

O comunicado dos militares diz que o poder foi tomado “em prol da ordem democrática” e que os direitos humanos vão permanecer. O comunicado diz ainda que todas as relações exteriores existentes vão continuar e que o respeito às leis deve ser prioridade.

O Ministro da Justiça turco diz que integrantes de um movimento que é leal ao clérigo opositor Fethullah Gulen, que mora nos EUA, organizaram a tentativa de golpe. Mas o grupo de Gulen disse condenar qualquer intervenção militar na política doméstica da Turquia.

A agência estatal Anadolu informou que 17 policiais foram mortos no quartel-general das forças especiais em Ancara.

Testemunhas disseram à Reuters que tanques abriram fogo contra o prédio do Parlamento turco e que helicópteros abriram fogo na agência nacional de inteligência. Um tiroteio foi ouvido também no aeroporto de Istambul e um helicóptero militar abriu fogo sobre Ancara.

Click Política com o G1

você pode gostar também Mais do autor

1 comentário

  1. Easter Diz

    18fJust how after that, spotting our team are artificial to the hypothesis that women and men want in somewhat frigid hose, just how is it they implore hence well? The area swiftly higher than should emplctiaahly be entered by a plank propped from the threshold, next to which the intruder ought to foot it carefully, clutching for aid to sprays of poison oak, the clothed design of the nation.21

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.