URGENTE: Lula dispara na Vox Populi e tem 35% dos votos

São Paulo – Pesquisa Vox Populi divulgada hoje (18) traz o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em primeiro lugar nas intenções de voto para a Presidência da República em 2018, se as eleições fossem hoje. Nas respostas estimuladas, Lula aparece com 34% das preferências quando os principais adversários são Marina Silva (Rede, 11%) e Aécio Neves, (PSDB, 15%). Com Geraldo Alckmin (PSDB, 12%) no lugar de Aécio, Lula vai a 35% e Marina, a 13%.




Na pesquisa em que o entrevistado responde espontaneamente qual seria seu candidato preferido, sem que seja indicado nenhum, o nome de Lula é citado por 28% das pessoas. Aécio é o segundo nome mais mencionado, com 6%, atrás de brancos e nulos (12%). A dois anos do pleito presidencial, 35% dos consultados não souberam responder.




A pesquisa foi realizada a pedido da CUT entre os últimos dias 9 e 13, com 2 mil entrevistas, em 116 municípios de todas as unidades da federação, menos Roraima.

Políticos e governos
Quando a pergunta é sobre quem foi o melhor presidente do Brasil, 42% dos entrevistados respondem Lula e 19% não sabem ou não responderam. Outros 12% acham que nenhum foi bom, 9% citaram outros, José Sarney e Dilma Rousseff aparecem com 2% e Itamar Franco com 1%.

- Publicidade -

A sondagem do Vox Populi avaliou também o sentimento da opinião pública em relação a personalidades da política. Disseram gostar de Lula 43%, enquanto outros 36% responderam que não gostam do ex-presidente – 21% indicaram não gostar nem desgostar e apenas 1% não respondeu.

Nesse quesito, o mais detestado foi o ex-deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), com 76% de “não gosto” e 5% de “gosto” (22% de indiferentes). No ranking de “não gosto”, Cunha é seguido por Michel Temer, com 53%, o senador Aécio Neves (PSDB) e a presidenta destituída Dilma Rousseff (PT), ambos com 51%, o deputado do Psol-RJ Jean Wyllys (48%), o senador do PSDB-SP José Serra e o deputado do PSC-RJ Jair Bolsonaro, ambos com 43% e os presidenciáveis Marian Silva e Ciro Gomes, 42%. Depois de Lula, aparecem com mais respostas “gosto” Dilma (26%) e Marina (25%).

Outra questão levantada pela pesquisa foi a percepção dos eleitores sobre sua condição de vida nos últimos 12 anos, durante os governos petistas de Lula e Dilma, e 56% dos entrevistados consideram que sua vida melhorou, enquanto 14% acharam que piorou e 28% que nem melhorou, nem piorou.

Apesar de os governos petistas serem alvos de um noticiário muito negativo enquanto estavam em andamento, e com ataques intensificados nos últimos meses, essa avaliação está melhor hoje do que em dezembro passado, quando 40% diziam ter melhorado de vida, em fevereiro (35%) e abril (36%).

Para a maioria, Lula acertou mais do que errou, sendo que 62% dos entrevistados disseram que Lula fez mais coisas certas do que erradas pela população – para 31%, errou mais do que acertou.

Lava Jato
O indiciamento de Lula pelos procuradores da Operação Lava Jato é de conhecimento de 95% dos entrevistados. Mas o entendimento dos pesquisados quanto à isenção da operação é polêmico. Para 41%, os procuradores sempre atacam Lula e os petistas, mas não fazem nada contra os políticos do PSDB e do governo Temer. Para 43%, esses procuradores são justos e tratam todos os políticos da mesma maneira. 16% não sabem ou não responderam.

O fato de a força-tarefa encaminhar o indiciamento sem provas que o ex-presidente tenha agido de forma desonesta é considerado errado por 65%, enquanto 29% concordam com a acusação mesmo sem provas.

18 COMENTÁRIOS

  1. enquanto tiver trouxa neste pais esses espertalhões vão continuar se reelegendo e roubando o pais,
    Lula o pai do mensalão, o ´pai do petrolão o governo que mais roubou o Brasil e ainda querem ele de novo para presidente, brasileiros acorda chega destas raposas velhas nos roubando.

  2. CUT fazendo pesquisa pra Presidente? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Bando de idiotas, quem vai acreditar numa pesquisa da CUT? kkkk

  3. apenas uma ponderação o PIB no período apurado (10 anos) atingiu 40 trilhões Moro investiga o sumiço de 40 bilhões o equivalente a 0,001% do PIB em igual período, ou seja, é como se vc ganhasse 10 mil por mês e sumisse do teu ordenado um centavo, daí você inteligente que é, contrata um investigador que te cobra 30 mil pelo serviço para recuperar 1/3 do centavo. Vc chamaria esse cara de Coxinha ou Mortadela?
    (Isto é só um exercício de, escala de grandeza).

    • Existem cerca de 200 trilhões de formigas das mais diversas variedades na face da Terra.
      A população humana está indo para os 7 bilhões no planeta.
      É uma percentagem ínfima a quantidade de humanos em relação ao de formigas.
      Façamos o seguinte, então:
      Vamos explodir todo o arsenal nuclear existente na Terra e acabar, entre outros, com toda a humanidade que salvamos o planeta, posto que as formigas sobreviverão a essa explosão e resolveríamos o problema de sustentabilidade da Terra.
      Tá bom assim pra você?
      É apenas uma questão de estatística, né?

  4. Lula se torna réu pela quarta vez, o ex-presidente já responde na justiça federal por tentativa de embaraçar a investigação da operação lava jato, Lula e alvo de inquérito que investiga a participação de políticos do PT em uma suposta quadrilha montada na Petrobrás e outro que apura tentativa de obstrução a justiça, e agora Lula e seu filho Claudio Lula viraram réus na operação Zelotes.

    • Muito mi mi mi, baseado que Lula vem sendo perseguido sistematicamente pelo Juiz Moro e pela seletiva Operação Vaza Jato, esta operação e o tal juizeco não são implacaveis quando são citados nomes ligados a outros partidos, principalmente o PSDB, todos ja sabem o real motivo desta palhaçada toda, impedir Lula de ser novamente o PRESIDENTE ELEITO EM 2018, e confirmar o que ja dizem pesquisas de opinião Publica como o MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL EM TODOS OS TEMPOS!!!!

    • Te atualiza. São cinco ações e todas sem uma única prova. A operação zelotes começou com a implicação de empresas como Gerdau e grupo RBS que é afiliada da globo. Enfim, quanto mis tentam, menos conseguem. Agora eu quero é que acusem ele todos os dias. Isso está se mostrando, até para os mais leigos, uma grande perseguição política.

    • Por não haver provas contra ele, Lula denunciou e a Corte de Direitos Humanos da ONU aceitou a denúncia contra Sérgio Moro, da gangue tucana.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui