PAÍS EM LIQUIDAÇÃO? Senadora diz que Temer está vendendo distribuidoras de energia por preço de banana; SAIBA!

0

A privatização do sistema elétrico brasileiro, do qual a “joia da coroa” é a gigante Eletrobras, está destruindo a soberania nacional e pode acabar com programas sociais que dele dependem, com destaque para o Luz para Todos.

Enquanto países desenvolvidos, inclusive os Estados Unidos, consideram a energia um setor estratégico, de segurança nacional, “na contramão do mundo capitalista”, o Brasil entrega o que tem de mais precioso, aponta a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM).

“O governo não está entregando a preço de banana, o governo está pagando para entregar ao setor privado um patrimônio público brasileiro estratégico. Nós não podemos considerar a energia como mercadoria”, diz.

Em entrevista à RBA, Vanessa cita as empresas distribuidoras de energia elétrica, cujo processo de privatização está adiantado, como exemplo do entreguismo que pauta o governo de Michel Temer. Nos estados do Amazonas, Rondônia, Acre, Roraima, Alagoas e Piauí, as distribuidoras estão sendo literalmente entregues. “Eles estão colocando à venda cada uma dessas distribuidoras sabe por quanto? Cinquenta mil reais!”

Mais do que isso, as dívidas dessas empresas serão repassadas para a Eletrobras. “O BNDES deu um parecer de que eles não podem jogar as dívidas para a Eletrobras. Mesmo assim, o Conselho de Administração da Eletrobras decidiu autorizar a privatização dessas empresas nesses moldes”, conta a senadora. “É um absurdo”, resume.

O governo justifica o preço dizendo que ele é simbólico e que o vencedor de cada leilão deverá fazer aportes que variam de R$ 240 milhões a R$ 721 milhões.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.