Conselho de Ética instalará nesta terça processos de cassação de 4 deputados

0

Os membros do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados devem instalar, nesta terça-feira (27), processos disciplinares que pedem a cassação de Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), Paulo Maluf (PP-SP), Celso Jacob (PMDB-RJ) e João Rodrigues (PSD-SC).
Na sessão, três integrantes do colegiado serão sorteados para cada caso. Entre estes, o presidente do conselho, deputado Elmar Nascimento (DEM-BA), deve definir o relator de cada processo, que terá a missão de elaborar um parecer, no prazo de 10 dias, para avaliar se as representações contra os parlamentares se justificam e se devem, ou não, prosseguir.




Se entender que devem continuar, conforme o portal G1, será aberto um prazo de 40 dias úteis para a fase de coleta de provas e depoimentos de testemunhas.
Encerrada essa etapa, o relator de cada caso terá que apresentar parecer acatando ou rejeitando os argumentos da representação. Se o colegiado aprovar o relatório prevendo alguma punição, o processo seguirá para votação no plenário principal da Câmara.




“A meta ideal é concluir tudo antes do recesso parlamentar de julho. Essa é uma das coisas que vou conversar com os relatores, porque a condução dos processos vai passar para a mão deles. Quero que eles montem um cronograma de trabalho para que antes do recesso a gente consiga concluir os processos”, afirmou Elmar Nascimento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.