Alerta: Notícia de que Obama visitará Lula em Curitiba é fake news

0

Um dos jornalistas do comitê de comunicação do Comitê Lula Livre divulga esclarecimento sobre a informação de que o linguista Noam Comsky estaria articulando visita de Barack Obama a Lula:

ALERTA DE FAKE NEWS

O blogueiro Esmael Moraes publicou “notícia” dizendo que “aliados do PT”, como o linguista Noam Chomsky, estariam “articulando” uma visita de Obama ao Lula. O blogueiro Eduardo Guimarães repercutiu o assunto no seu Blog da Cidadania. A partir daí, uma importante liderança nacional do PT publicou em seu Facebook essa informação. E esse post já virou notícias em dois importantes veículos de alcance nacional e do campo progressista.

Continua depois da Publicidade

Essa notícia é falsa. Por um simples simples motivo: Noam Chomsky tem repulsa a Barack Obama, a quem considera pior do que George W. Bush e Tony Blair. Chomsky também já chamou Obama de “oportunista” e o acusou de se dedicar a aumentar o terrorismo. Usar Chomsky e Obama na mesma frase como aliados só é possível por ignorância ou má fé.

Não caiamos nessa!

.x.x.x.

PS: Obama, de fato, já deu demonstrações públicas de que tem simpatia por Lula, mas perdeu, para ele, uma disputa importante durante o seu governo. Lula estava em campanha para que o Rio de Janeiro sediasse as Olimpíadas em 2016, como de fato veio a sediar, e Barack Obama trabalhava pela candidatura de Chicago, sua base eleitoral de origem. O Brasil ganhou, e Obama, de maneira elegante, telefonou para Lula e o cumprimentou. Os dois têm também um interlocutor comum, Mangabeira Unger, que foi professor de Obama na universidade de Harvard e ministro de Lula. Talvez venha daí a verossimilhança da notícia. Mas é, efetivamente, fake news.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.