Artistas brasileiros realizam virada cultura com o tema “Lula Livre”; CONFIRA!

0

Artistas brasileiros participam na próxima semana de uma Virada Cultura por Lula Livre. O evento acontecerá em Curitiba, cidade em que o ex-presidente está preso desde 7 de abril, nos dias 2 e 3 de maio, das 10 às 22 horas.

As 24 horas de programação ocorrem na Praça Santos Andrade, tradicional palco de manifestações em apoio a movimentos sociais, volta da democracia e liberdade para Lula, primeiro colocado em todas as pesquisas de intenção de voto para as eleições que ocorrem em outubro deste ano.

A virada acontece junto à Mostra de Cinema pela Democracia (a partir das 19h, desde o dia 30 de abril, na mesma praça) e reúne artistas de música, teatro, circo, literatura e performances. Leia mais sobre a programação na reportagem do site Brasil de Fato:

Continua depois da Publicidade

Democracia é tema de Mostra de Cinema e Virada Cultural, em Curitiba

Por Júlia Rohden – Na próxima semana acontece em Curitiba a Mostra de Cinema Pela Democracia e a Virada Cultural com atividades gratuitas em defesa da liberdade do ex-presidente Lula. A Mostra de Cinema começa na segunda-feira (30) e segue até domingo (6), com exibições às 19h, na Praça Santos Andrade, no Centro da capital paranaense. Na quarta e quinta-feira, também acontece a Virada Cultural, com atrações de teatro, circo, música e performances, das 10h às 18h, no mesmo local.

Um dos destaques da Mostra de Cinema é o documentário “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que retrata a trajetória política que culminou no golpe contra Dilma Rousseff, em 2016. A produção foi recentemente premiada no Festival Internacional de Documentários da Suíça e estreia nos cinemas brasileiros no próximo dia 17. Também está confirmada a exibição do filme “Joaquim”, que conta a história de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes. A sessão terá a presença do diretor Marcelo Gomes e do ator Julio de Andrade.

Já a Virada Cultural terá apresentações dos músicos Estrela Leminski e Téo Ruiz, da banda de rock Partigianos, do grupo de teatro Revanche, entre outras atrações.

Iniciativa coletiva

A proposta surgiu de vários profissionais que se juntaram para reivindicar a democracia e repudiar os retrocessos impostos na atual agenda política brasileira. O grupo considera a prisão do ex-presidente Lula mais um símbolo dos ataques à democracia. “Um ato desses é muito importante. Ficará marcado na história que estamos contra tudo isso”, avalia Alondo Pafyeze, um dos idealizadores do evento. Ele conta que o telão no qual os filmes serão exibidos está viajando do Acre até Curitiba de ônibus.

Pafayeze ressalta que a programação da Mostra de Cinema inclui filmes que retratam diversas regiões do país. “O cinema é um campo de disputas onde se reproduzem e fortalecem conceitos, identidades, princípios e convicções. Uma espécie de testemunho das formas em que opera e vive uma sociedade. Em uma realidade constantemente atravessada por imagens que marcam profundamente a nossa vivência e memória, é essencial que se reconheça o poderoso instrumento de recordação coletiva que o audiovisual exerce”, afirma.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.