URGENTE: Na Folha, Jurista cita Teori e sugere caminho para soltar Lula; SAIBA!

0

Em artigo na Folha, o jurista Lenio Luiz Streck aponta o caminho para tirar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva da prisão. “A tese defendida pela mídia e por tribunais como o TRF-4 é a seguinte: é automática a prisão após condenação em segundo grau. (..) O que poucos se deram conta é que nem o STF concorda com essa automaticidade. Só dois ministros (Luiz Fux e Luiz Roberto Barroso votaram pela solução radical”.

“Raciocinemos: se a prisão após decisão de segundo grau é possível, então, por lógica, há casos em que ela não ocorrerá, porque não necessária. Logo, para ela acontecer, devem estar presentes os requisitos que permitem a prisão antes do julgamento. Se o réu não os tiver e ingressar com recurso especial e/ou extraordinário, então poderá aguardar em liberdade. Simples assim”, continua.

“Isso está implícito no voto do ministro Teori no HC 126.292 e no voto do ministro Fachin, que aponta, inclusive, para o efeito suspensivo que pode ser dado ao recurso especial ou até mesmo ao extraordinário, tudo previsto no Código de Processo Civil de 2015”, acrescenta.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.