DataPoder360: Dilma lidera pro Senado e Aécio está em terceiro; SAIBA!

0

De Fernando Rodrigues no site Poder360.

A disputa pelas duas vagas para o Senado em Minas Gerais tem hoje 4 pré-candidatos na liderança, segundo pesquisa do DataPoder360. Os 4 estão empatados dentro da margem de erro do levantamento, que é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.

Os embolados são Dilma Rousseff (PT) e Bruno Siqueira (MDB), ambos com 13% cada 1, seguidos por Aécio Neves (PSDB), com 12% e Carlos Viana (PHS), com 11%.

Continua depois da Publicidade

A rigor, o 5º colocado, Dinis Pinheiro (Solidariedade) também está no limite da margem de erro empatado com Carlos Viana. É que Pinheiro pontuou 7% e poderia ter até 9%. Já Viana que tem 11% também poderia variar negativamente até 9%.

Todos esses percentuais são relativos ao voto do eleitor na 1ª opção para senador. Mas nesta eleição há duas vagas e o entrevistado do DataPoder360 foi convidado a escolher também outro nome.

Essa segunda pergunta mede algumas variáveis importantes numa eleição com duas vagas. Ser a 2ª opção do eleitor muitas vezes resulta para algum político acabar como o mais bem votado.

O empresário Josué Gomes da Silva, conhecido por seu nome eleitoral Josué Alencar, pontua 4% na pergunta da 1ª opção para o Senado. Mas dobra e vai a 8% na escolha da 2ª opção.

(…)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.