ALCKMIN É TEMER: No Congresso, tucanos votaram quase sempre juntos com o centrão e Temer

0

DA FOLHA:

Integrantes do PSDB e dos partidos que se aliaram aos tucanos na corrida presidencial votaram quase sempre juntos e a favor de projetos apoiados pelo governo no Congresso após a chegada do presidente Michel Temer (MDB) ao poder, há dois anos.

Levantamento (…) nos registros das principais votações do período mostra que as bancadas desses partidos, dos quais cinco se aglutinam no bloco conhecido como centrão, raramente divergiram da orientação de suas lideranças e do governo.

(…) Segundo o Banco de Dados Legislativos do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento), em média 88% dos congressistas do PSDB votaram com o governo desde o impeachment de Dilma Rousseff (PT) e a posse de Temer. Nas bancadas dos oito partidos alinhados com Alckmin (DEM, PP, PPS, PR, PRB, PSD, PTB e SD), o apoio ao presidente variou entre 83% e 89%. Todos esses partidos ocuparam cargos no governo.

(…) a atuação desses partidos no Congresso mostra que as diferenças entre eles foram pontuais nos últimos anos. A maioria dos integrantes do Solidariedade votou contra a reforma trabalhista no ano passado, mas se alinhou com as outras siglas em outros temas. (…) Questões regionais provocaram defecções na votação do projeto que autorizou a privatização de distribuidoras da Eletrobras, mas a maioria apoiou o governo nesse caso também.

Os tucanos e seus aliados jogaram juntos mesmo quando contrariaram o presidente. No mês passado, o PSDB e todos os partidos que apoiam a candidatura de Alckmin contribuíram para derrubar o veto que Temer queria impor a novos reajustes salariais de servidores no próximo ano. (…)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.