Ciro ataca Haddad e reedita disputa Lula e Brizola de 89

0

Nem bem foi oficializado o nome de Fernando Haddad como candidato do PT à Presidência da República, e o candidato do Ciro Gomes (PDT) já reenviou uma saraivada de críticas ao PT e seu candidato.

Ele disse que falta competitividade a Fernando Haddad. Além disso, disse que a “ameaça protofascista” de Bolsonaro deve ser enfrentada com “contundência, clareza e coesão”, e destacou que o candidato do PT deve ter “dificuldades” para dar as repostas que o país precisa.

A disputa lembra uma reedição da eleição de 1989, quando Leonel Brizola, do mesmo partido de Ciro, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em sua primeira campanha presidencial, concorriam por uma vaga no segundo turno contra Fernando Collor. A diferença que pesa, no entanto, é o apoio do próprio Lula a Haddad. Na época, nenhum dos dois tinha um cabo eleitoral tão expressivo.

De acordo com reportagem do jornal O Globo, Ciro disse ainda que “há menos de dois anos, o Lula e eu apoiamos o Fernando Haddad na prefeitura de São Paulo, buscando sua reeleição, e tivemos uma decepção profunda. Porque o Haddad não só perdeu para o João Dória, que é um grande farsante, mas perdeu para os votos nulos e brancos”.

Sobre Haddad, Ciro Gomes ainda disse: “ele (Haddad) alcançou 16% dos votos (nas eleições municipais de São Paulo, em 2016) e perdeu praticamente em todas as urnas de São Paulo. Isso não o desqualifica. É alguém que tenho estima, respeito, gostaria de tê-lo como vice, se um entendimento lá atrás fosse possível, mas lançado nessa circunstância, ele sai muito fragilizado – acrescentou.”

A matéria ainda cita simulação para o segundo turno: “na última pesquisa Datafolha, divulgada nesta segunda-feira, Ciro soma 45% das intenções de voto contra 35% de Bolsonaro. Já Haddad tem 39% contra 38% do candidato do PSL. Na série estimulada no primeiro turno, Bolsonaro lidera o pleito, com 24%, seguido de Ciro (13%), Marina (11%), Alckmin (10%) e Haddad (9%).”

CLICK POLÍTICA com informações da Revista Forum

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.