Agência de classificação de risco aponta que Bolsonaro é perigo para o Brasil

Reportagem de Sérgio Tauhata no Valor Econômico informa que a agência de classificação de risco S&P Global tem monitorado de perto as eleições no Brasil e enxerga como maior risco para a nota soberana do país a maneira como o novo governo vai lidar com os desafios econômicos. “O Brasil tem imensos problemas, tanto fiscais quanto sociais. A economia mal está crescendo neste ano e há muito na agenda para a nova liderança. Essa preocupação de quão rápida e efetivamente a nova liderança vai lidar com essas questões” afeta nossa avaliação, afirmou Joydeep Mukherji, diretor-gerente de ratings soberanos para América Latina, em webseminário sobre riscos para a região.

Segundo a publicação, conforme Mukherji, “os dois candidatos que lideram as pesquisas têm altas taxas de rejeição por razões diferentes e é difícil de dizer quem vai vencer, mas o candidato do PT [Fernando Haddad] não é um ‘outsider’, enquanto [Jair] Bolsonaro [do PSL] é um ‘outsider’, e isso aumenta o risco de incongruências ou atrasos em fazer as coisas serem feitas após a eleição”. De acordo com Elijah Oliveros-Rosen, economista-chefe para a América Latina da S&P Global, “o crescimento real do PIB perdeu ímpeto na primeira metade do ano em várias economias da região, como Brasil e Argentina”. Esse enfraquecimento da tração da atividade veio a reboque de incertezas políticas e fiscais, no caso do Brasil, e da falha em restabelecer a confiança de investidores, para a Argentina.

- Publicidade -

A S&P espera um recuo de 2% da economia argentina neste ano e um crescimento zero no próximo ano. Segundo Oliveros-Rosen, o país vai sentir o peso da forte elevação de juros, atualmente em 60% ao ano, para conter a inflação e estabilizar a moeda, bem como vai enfrentar um difícil ajuste fiscal em 2019. No Brasil, a agência revisou para baixo a expansão do PIB neste ano em 0,4 ponto percentual, para 1,4%. Em 2019, a S&P espera um crescimento maior, de 2,2%, na medida que as incertezas políticas diminuam, completa o Valor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.