Jornalista Luís Costa Pinto divulga pesquisa Data Poder 360 e Haddad e Bolsonaro estão empatados

0

Jornalista Luís Costa Pinto em seu facebook

Sobre pesquisas e o “voto desavergonhado” × o “voto silencioso”

Camaradas,
hoje saíram novos números do DataFolha e do DataPoder360. São empresas que realizam pesquisas por métodos diferentes.
O DataFolha usa o ponto de fluxo.
O que vem a ser isso?
Os entrevistadores postam-se em pontos públicos de maior fluxo de gente nas cidades determinadas – terminais de ônibus, estações de metrô, saídas de colégios e universidades, praças, zonas comerciais etc – e vão selecionando os entrevistados. Obviamente, muitas vezes, formam-se rodas em torno dos profissionais entrevistadores. Não raras vezes se cria um burburinho. Como há uma onda evidente pró-Bolsonaro, sobretudo nos maiores centros, algumas pessoas têm vergonha de admitir que votarão em outro candidato ante o anúncio desavergonhado de quem proclama seu voto com boçalidade e arrogância. E, ali, vez ou outra, um ou outro muda o voto. Mudança transitória para seguir a onda.
É o “voto desavergonhado” seguido pelo voto-modinha. Isso, potencialmente, causa algum desvio ou viés.
O DataPoder360 realiza entrevistas por telefone – ligações para números calulares e fixos. Cada número de telefone é associado a um CEP, e o código postal de registro dá então a localização do dono do telefone. É a partir desse dado que se faz o cruzamento para a estratificação do entrevistado com base nas informações que ele também fornece na entrevista. O pesquisado usa as teclas para determinar suas escolhas. Assim, sente-se potencialmente mais protegido e menos vulnerável à influência de “ondas” ou de arrivistas.
As pesquisas telefônicas, usadas à larga nos EUA, na França, na Alemanha, por exemplo, começaram a ser massificadas esse ano no Brasil. E já possuem um banco amostral robusto. Ouso afirmar que tendem a refletir melhor e mais corretamente o resultado momentâneo das intenções de voto – porque é a expressão do “voto silencioso” do entrevistado.
Dadas as ressalvas, e como já está circulando na Newsletter Drive, do Poder360, há quase 1h, publico duas tabelas cruciais do mais recente DataPoder360.

Bolsonaro tem 33% dos votos válidos e Haddad, 27%.
Na estimulada, Bolsonaro tem 30%, Haddad 25% e Ciro 15%.

Vale, vale.
Amanhã cedo a pesquisa completa estará em www.poder360.com.br .

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.