Ibope aponta reeleição de Camilo ao governo do Ceará no 1º turno com 86%

0

Nova pesquisa Ibope divulgada neste sábado (6) pela TV Globo aponta que o governador do Ceará, Camilo Santana (PT), deve ser reeleito já no primeiro turno, com 86% das intenções de votos válidos. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança do levantamento é de 95%.

Em seguida, aparecem: General Theophilo (PSDB), com 9%; Ailton Lopes (PSOL), com 2%; Dr. Hélio Góis (PSL), com 2%; e Francisco Gonzaga (PSTU), com 1%.

O levantamento foi encomendado pela TV Verdes Mares, afiliada à TV Globo no Ceará. Foram ouvidos 1.204 eleitores no Ceará, entre os dias 4 e 6 de outubro. A pesquisa está registrada no no TSE (Tribunal Superior Eleitoral): BR-01915/2018 e TRE (Tribunal Regional Eleitoral): CE-03221/2018.

Continua depois da Publicidade

São considerados votos válidos aqueles que excluem brancos e nulos – ou seja, os que necessariamente são declarados a favor de uma candidatura. Para ser eleito em primeiro turno, o (a) candidato (a) precisa obter no mínimo 50% mais um voto do total de votos válidos.

[ x ]
Vale lembrar que nas pesquisas não é possível levar em consideração o índice de abstenção (os eleitores que não comparecem à votação). Nas eleições de 2014, a abstenção foi de 19,4%, um pouco maior que o percentual de 2010, quanto 18,1% dos eleitores não compareceram à votação.
Cid lidera no Senado
Na disputa pelas duas vagas no Senado, o Ibope mostra que Cid Gomes (PDT) lidera a lista com 44% dos votos válidos. Eunício Oliveira (MDB) é o segundo, com 25%.

Na sequência estão: Eduardo Girão (PROS): 10%; Dra. Mayra (PSDB): 7%; Pastor Pedro Ribeiro (PSL): 3%; Pastor Simões (PSOL): 3%; João Saraiva (Rede): 2%; Dr. Márcio Pinheiro (PSL): 2%; Anna Karina (PSOL): 2%; Alexandre Barroso (PCO): 1%; e Robert Burns (PTC): 1%. Magela (PSTU) e Bardawil (Podemos) não pontuaram.

CLICK POLÍTICA com informações de UOL

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.