André Singer: governo eleito apresenta visão simplista dos problemas nacionais

0

O cientista político e professor da USP André Singer afirmou neste sábado, 10, que o governo eleito de Jair Bolsonaro (SPL) apresenta uma simplista dos problemas do País.

“A extrema direita acredita sinceramente que atitudes descomplicadas e duras resolvem conflitos profundos. O problema é que ao descobrir, na prática, as consequências deletérias de tais gestos, em geral opta por dobrar a aposta na violência repressiva. Caminho aberto para a barbárie”, diz ele em artigo na Folha de S. Paulo.

Singer exemplifica sobre a reforma da Previdência defendida pelo futuro ministro da Economia, Paulo Guedes. “Os bolsonaristas defendem a ideia intuitivamente compreensível de que cada um deve ter a aposentadoria que for capaz de amealhar. Trata-se do chamado regime de ‘capitalização’. Mas conforme mostrou o colega colunista Nelson Barbosa, a tendência desse sistema é criar ‘uma legião de idosos pobres, recebendo menos que um salário mínimo’. Registra, ainda, que o Chile de Pinochet foi um dos poucos casos nacionais ‘em que a capitalização substituiu a Previdência Social’. Os resultados foram desastrosos, conclui”, lembra Singer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.