DEFINIÇÕES: Paulo Guedes escolhe especialista em privatizações para presidir a Caixa

0

O futuro ministro da Economia Paulo Guedes escolheu Pedro Guimarães para ocupar a presidência da Caixa Econômica Federal (CEF). Pelo estatuto do banco, o nome terá de ser indicado pelo futuro presidente Jair Bolsonaro. Os executivos atuais não poderão ser trocados pelo presidente porque, pelas novas regras, precisam ser escolhidos pelo conselho da instituição.

Sócio do banco de investimento Brasil Plural, Guimarães possui mais de 20 anos de atuação no mercado financeiro na gestão de ativos e reestruturação de empresas. Doutor em Economia pela Universidade de Rockester (EUA), especializou-se em privatizações.

No comando da Caixa, Guimarães deverá comandar a venda da área de cartões de crédito e de seguros. A ideia de Guedes é delegar para a iniciativa privada negócios que não fazem parte da “política pública” conduzida pelo banco.

Essa diretriz também será reproduzida no Banco do Brasil, que deverá vender seu braço de investimentos. O atual presidente da Petrobras, Ivan Monteiro, é o preferido de Guedes para comandar a instituição mesmo diante da resistência da ala política de Bolsonaro.

Caso seja aprovado por Bolsonaro, será mais uma prova de força de Guedes, que anunciou o ex-ministro da Fazenda de Dilma Rousseff, Joaquim Levy na presidência do BNDES. Ivan Monteiro foi diretor da Petrobras na gestão petista.

CLICK POLÍTICA com informações de Gazeta do Povo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.