Nassif: o novo presidente do BB foi vítima dos factoides de Veja; CONFIRA AQUI!

0

Luis Nassif (GGN) – Indicado para a presidência do Banco Central, Rubem Novaes foi personagem de um dos capítulos de O Caso de Veja, a série que publiquei cerca de dez anos atrás na Internet sobre o jornalismo de esgoto da revista. Falei do caso Chico Lopes e da maneira como a revista – naquilo que seria o ensaio do jornalismo que passaria a praticar na era Carlinhos Cachoeira – trabalhava as ficções que ela chamava de reportagens investigativas.

O caso Chico Lopes

Em janeiro de 1999, quando houve o estouro no câmbio, seguiu-se uma catarse geral na mídia, uma busca de escândalos a qualquer preço. Foram publicados absurdos memoráveis que acabaram se perdendo no tempo – como o de que Fernando Henrique Cardoso se valia do seu Ministro-Chefe da Casa Civil Clóvis Carvalho para informar os banqueiros sobre as mudanças cambiais.

O escândalo refluiu, cada publicação tratou de esquecer as ficções que plantou e a vida prosseguiu.

Na época, Veja publicou uma capa acusando Chico Lopes de ter beneficiado os bancos Marka e FonteCindam com informações privilegiadas. Chegou a afirmar que quatro bancos pagavam US$ 500 mil mensais para ele.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.