COLUNISTA DO GLOBO: Brasil passa por primeiro vexame internacional

0

O jornalista Bernardo Mello Franco destaca em sua coluna no jornal O Globo o primeiro vexame internacional do novo regime: o Brasil desistiu de ser o país anfitrião da Conferência do Clima da ONU em 2019. A candidatura havia sido confirmada no mês passado e, segundo jornalista, foi costurada com todos os países da América Latina e do Caribe.

A coluna do jornal O Globo destaca os bastidores do vexame: “na terça-feira, o Itamaraty atribuiu o recuo a ‘restrições fiscais e orçamentárias’. Ontem o ministro Onyx Lorenzoni tentou sustentar a desculpa esfarrapada. ‘Não temos nada a ver com isso’, disse. Segundos depois, foi desmentido pelo presidente eleito.”

Bolsonaro jogou a justificativa de Onyx no lixo “‘houve participação minha nessa decisão’, informou Jair Bolsonaro, desmoralizando ao mesmo tempo os diplomatas e o futuro chefe da Casa Civil. Ele renovou a ameaça de romper com o Acordo de Paris, que estabeleceu metas para a redução das emissões de carbono. O Congresso aprovou o compromisso por unanimidade.”

Segundo Mello Franco, “o recuo indica que o novo governo está mesmo disposto a abandonar o protagonismo na agenda ambiental. Seria um retrocesso de gerações. O Brasil demorou a conquistar respeito internacional no setor. Foi um esforço longo, que atravessou diferentes governos desde a Eco 92.”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.