Haddad condena base militar dos EUA no Brasil

0

O ex-prefeito Fernando Haddad usou sua conta no Twitter para criticar a oferta feita por Jair Bolsonaro de ceder parte do território nacional para abrigar a instalação de uma base militar norte-americana, atendo aos interesses da política externa dos Estados Unidos. “A oferta, feita por Bolsonaro, de ceder parte do nosso território para instalação de uma base militar americana, mesmo que não se concretize, é das medidas mais dramáticas e simbólicas do novo governo”, postou Haddad.

Em entrevista à jornalista Eliane Cantanhêde, do jornal O Estado de S. Paulo, o secretário de Estado Mike Pompeo disse que os Estados Unidos estavam “felizes” com a promessa feita pelo presidente Jair Bolsonaro, o que vai de encontro à vontade dos generais brasileiros que avaliam que uma base militar dos EUA no país atenta contra os interesses nacionais,.

“Essa é uma discussão colocada o tempo todo, e nós ficamos satisfeitos com a oferta do presidente Bolsonaro. Eu estou confiante de que vamos continuar as discussões sobre todo um conjunto de temas com o Brasil, enquanto o novo governo vai colocando seus pés no chão. Isso é algo que nós estamos desejando muitíssimo”, afirmou Pompeo.

O governo Jair Bolsonaro vem sendo duramente criticado em função do alinhamento automático com os interesses da política externa norte-americana, que defende restrições ao comércio com a China, além de reconhecer Jerusalém como capital de Israel. Nesta linha, Bolsonaro já anunciou ter interesse em seguir os passos dos EUA e transferir a Embaixada do Brasil em Israel de Tel Aviv para Jerusalém.

O movimento, porém, contraria os países árabes, um dos maiores compradores de carnes de aves do Brasil que amaçam retaliações comerciais de bilhões de dólares caso o Brasil insista com a iniciativa.

Confira o Twitter de Haddad sobre o assunto.

A oferta, feita por Bolsonaro, de ceder parte do nosso território para instalação de uma base militar americana, mesmo que não se concretize, é das medidas mais dramáticas e simbólicas do novo governo. https://t.co/3Eoym5iRuY

CLICK POLÍTICA com informações de brasil247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.