Moro volta atrás em nomeação de pesquisadora no CPPCP; SAIBA!

O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, nesta quinta-feira (28), ter revogado a nomeação da pesquisadora Ilona Szabó de Carvalho, diretora do Instituto Igarapé, para uma cadeira de suplente no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP).

Segundo a nota do ministério, comandado pelo ex-juiz Sérgio Moro, a decisão foi tomada “diante da repercussão negativa em alguns segmentos”.

- Publicidade -

Desde o início do ano, Szabó vinha aparecido com frequência em veículos de comunicação para se posicionar contra o novo decreto de facilitação da posse de armas, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e elaborado pela equipe de Moro.

No Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, a pesquisadora foi convidada para uma mesa-redonda ao lado de Moro e dois debatedores estrangeiros sobre crime organizado internacional.

A nomeação dela, no entanto, atraiu a ira de seguidores de Bolsonaro nas redes sociais, especialmente no Twitter. A decisão chegou a ser criticada por alguns políticos, como o deputado federal Paulo Martins (PSC-PR), membro do Movimento Brasil Livre (MBL) e indicado para a relatoria da Medida Provisória 871, a chamada MP antifraudes, que é parte do pacote da reforma da Previdência. “O grande homem [Moro] é corajoso, mas também sabe reconhecer o erro. Bandidos estão tristes. A tristeza dos bandidos é a alegria do Brasil”, escreveu o parlamentar após o recuo.

Autora de dois livros sobre segurança pública, Ilona coordenou, por 5 anos, a Comissão Global de Políticas sobre Drogas, um fórum fundado pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e outros líderes mundiais que defendem reformulação nas políticas de enfrentamento às drogas.

Ilona afirmou no Twitter, logo após a edição do decreto das armas, que “todos nós queremos viver em um país mais seguro, mas essa segurança não virá com um maior armamento de civis”.

Portal Click Política com FORUM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.