União Europeia e ministérios de Relações Exteriores de três países afirmaram que não aceitam ultimatos. O presidente do Irã, Hassan Rouhani, discursa na capital Teerã na quarta (8)
HO / Presidência iraniana / via AFP Photo
A União Europeia e os ministérios de Relações Exteriores da Alemanha, França e Reino Unido afirmaram na quinta-feira (9) que ainda estão comprometidos com o acordo nuclear com o Irã, mas que não aceitam os ultimatos que o país persa anunciou.
Foi uma resposta a um anúncio que havia sido feito pelo presidente iraniano, Hassan Rohani, que, em um discurso televisionado na quarta (8), afirmou que queria a suspensão de obstáculos às transações com o sistema bancário iraniano e à venda de petróleo do país.
Ele deu aos demais signatários do pacto (Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia) 60 dias para cumprir essas exigências.
Caso contrário, o Irã vai descumprir partes do que estava acertado com os europeus –por exemplo, os iranianos estariam obrigados a vender o excedente de urânio enriquecido, e não ficar com ele. Rohani diz que não fará mais isso, se suas demandas não forem atendidas.
Resposta europeia
“Nós rejeitamos qualquer ultimato e nós vamos verificar o comprometimento pelo critério do desempenho do Irã a respeito de seus compromissos dentro do acordo e do tratado de não-proliferação de armas nucleares.
Eles afirmaram que lamentam a reimposição de sanções pelos Estados Unidos depois que os norte-americanos abandonaram o acordo e complementaram que seguem comprometidos com a preservação e a implementação plena do acordo nuclear.
Europeus não aceitam termos do Irã para manter acordo nuclear
Anterior