Início Mundo Se ligue nos links (11 de maio)

Se ligue nos links (11 de maio)

por Portal Click Política




O presidente do Irã, Hassan Rouhani, discursa na capital Teerã
HO / Presidência iraniana / via AFP Photo
1) A Economist publica reportagem sobre o risco crescente de um conflito militar entre Estados Unidos e Irã. Em editorial, a Economist defende que ambos os lados precisam recuar de suas posições para evitar o pior. O presidente do Irã, afirma a Economist, não pode correr o risco de abandonar o acordo nuclear. Na Foreign Policy (FP), Keith Johnson e Robbie Gramer explicam por que o acordo está desmoronando. Também na FP, Colin Kahl mostra que Trump pode ser conduzido ao caminho da guerra contra sua própria vontade. Ainda na FP, Michael Hirsh e Lara Seligman identificam as semelhanças entre os antecedentes da Guerra do Iraque, em 2003, e a situação atual em relação ao Irã. Entre eles, a presença do conselheiro de segurança nacional John Bolton, tema de um perfil de Dexter Filkins na New Yorker. Um mapa interativo do Crisis Group acompanha uma lista de gatilhos que podem desencadear um conflito.
O presidente dos EUA, Donald Trump, deixa a Casa Branca para viajar à Flórida na quarta-feira (8/5)
Jonathan Ernst/Reuters
2) No New York Times, Russ Buettner e Susanne Craig revelaram dados fiscais de Donald Trump entre 1985 e 1994. Com perdas declaradas de US$ 1 bilhão, ele não pagou um centavo de imposto.
Crianças palestinas se reúnem entre os escombros de um prédio destruído durante os ataques aéreos israelenses na cidade de Gaza
Mahmud Hams/AFP
3) Na New Yorker, Bernard Avishai analisa o conflito entre Israel e o grupo islâmico Hamas, que domina a Faixa de Gaza.
Santiago Abascal, líder do Vox, partido que obteve 10,3% dos votos nas eleições de domingo 28/04
Jon Nazca/Reuters
4) No Guardian, Timothy Garton Ash defende a União Europeia (UE) e conclama todos os europeus a não deixá-la desmoronar. Na FP, Susi Dennison conta por que os partidos populistas contrários à UE deixaram de querer acabar com ela. No Washington Post, Anne Applebaum disseca as razões da ascensão do partido espanhol de direita Vox.
5) No Tow Center, Susan McGregor narra a história dos memes antissemitas disseminados pela “alt-right” e discute sua cobertura na imprensa. No BuzzFeed, Rosie Gray conta como a ativista Katie McHugh abandonou o movimento racista e passou a alertar para seus riscos. O Instituto para Diálogo Estratégico (ISD) oferece diversos estudos e recursos para evitar a disseminação de ideologias fascistas e extremistas.
6) O Niskanen Center publica um estudo com sugestões para garantir a segurança da fronteira americana.
O matemático e computólogo Alan Turing, considerado um visionário da inteligência artificial
SPL
7) No Project Syndicate, Dany Rodrik e Charles Sabel afirmam que, para conter o populismo autoritário, é preciso encontrar soluções para a política industrial num mundo varrido por tecnologias que geram desemprego. Na New York Review of Books (NYRB), Timothy Snyder discute a ameaça que as máquinas e a inteligência artificial representam para o futuro da humanidade.
Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com iluminação especial para alertar à vacinação contra a gripe
Reprodução/Globo
8) Também na NYRB, Gavin Francis resenha três livros sobre a resistência às vacinas e a dificuldade de controlar com eficácia a disseminação de doenças transmissíveis.
9) O Guardian publica um trecho do novo livro de Anna Merlan que tenta desvendar por que acreditamos em teorias conspiratórias.
10) Também no Guardian, Oliver Burkeman argumenta que o excesso de informação pode prejudicar o bem-estar e a democracia.
11) O Fermat’s Library reproduz o estudo clássico dos psicólogos Nina Mazar e Dan Ariely sobre nossos atos desonestos no dia a dia.
O escritor norueguês Karl Ove Knausgård, na Flip em 2016
Walter Craveiro/Divulgação Flip
12) O Mercatus Center traz o diálogo entre o economista Tyler Cowen e o romancista norueguês Karl Ove Knausgård, autor da série Minha luta.
Meghan e Harry apresentaram Archie Harrison ao mundo na última quarta-feira (8/5), no Castelo de Windsor
Família Real
13) Na New Yorker, Anthony Lane desvenda com humor a origem do nome do filho do príncipe Harry e Meghan Markle, Archie Harrison. Quinze anos atrás, também na New Yorker, Lane decifrava as razões que levaram o escritor J.M Barrie a criar seu personagem mais popular, o eterno menino Peter Pan.

Arte/G1

Deixe seu Comentário

Você também pode gostar

Deixe o Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência em anúncios, clique em aceitar para fechar esta janela. Aceitar