Início Mundo Duterte deve sair fortalecido de eleições ao Senado das Filipinas

Duterte deve sair fortalecido de eleições ao Senado das Filipinas

por Portal Click Política




Presidente das Filipinas terá maioria de parlamentares para aprovar pena de morte e reeleição. Presidente das Filpinias, Rodrigo Duterte, conversa com jornalistas no aeroporto internacional de Manila, no ano passado
Ace Morandante / AFP
Os primeiros resultados das eleições parlamentares nas Filipinas sugerem que candidatos apoiados pelo presidente Rodrigo Duterte assumirão a maioria das 12 vagas em disputa na casa legislativa, com apenas uma das vagas sendo conquistada pelos membros da oposição. 
Se confirmada a vitória dos aliados do atual presidente, ele terá mais força para emplacar mudanças na legislação do país que permitem reeleições, a punição criminal para crianças a partir de 9 anos e a pena de morte –que já foram permitidas, mas que foram abolidas com a influência da Igreja Católica no país, de acordo com o jornal “The New York Times”.
A votação foi vista como um referendo sobre o governo de Duterte, que tenta ampliar sua influência sobre a Câmara superior. 
O Senado tem funcionado como um limitante ao poder do presidente. 
No total, o pleito nacional vai decidir 18 mil vagas, entre elas mais de 200 prefeituras e governos, metade do Senado de 24 membros, e 245 cadeiras na Câmara inferior que também devem ser tomadas por apoiadores de Duterte. 
Horas após o encerramento da votação, apenas uma pequena parte da marca estava disponível devido a problemas com a transmissão dos resultados. Os resultados oficiais são esperados para daqui a quatro ou seis dias.

Deixe seu Comentário

Você também pode gostar

Deixe o Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência em anúncios, clique em aceitar para fechar esta janela. Aceitar