Irã se prepara para aumentar sua produção de urânio enriquecido e água pesada




País abandonou pontos do acordo nuclear de 2015 em resposta à decisão americana de se retirar unilateralmente do pacto nuclear. O Irã se prepara para aumentar sua produção de urânio enriquecido e água pesada após renunciar a alguns de seus compromissos em matéria nuclear, informou nesta quinta-feira (16) o porta-voz da Organização Iraniana de Energia Atômica (OIEA), Behruz Kamalvandi.
“O processo de aumento da capacidade e do ritmo de produção de urânio enriquecido e de água pesada começou no dia em que o presidente [Hassan Rohani] ordenou”, declarou Behruz Kamalvandi à agência Isna .
Em 8 de maio, o presidente iraniano, Hassan Rohani, anunciou que o seu país abandonaria dois pontos do acordo nuclear de 2015 – chamado oficialmente de Plano de Ação Global Conjunto (PAGC) – em resposta à decisão americana de se retirar unilateralmente do pacto no ano passado.
O presidente do Irã, Hasan Rohani, advertiu Trump: ‘Não brinque com o rabo do leão’
AFP
Na ocasião, Rohani anunciou que o país não venderá urânio enriquecido, nem o excedente de água pesada – condições estabelecidas pelo pacto.
O líder ainda deu um prazo de 60 dias para que os demais signatários do pacto (Reino Unido, França, Alemanha, China e Rússia) cumpram as exigências, como a suspensão de obstáculos às transações com o sistema bancário iraniano e à venda de petróleo – resultados das sanções impostas pelos EUA após sua saída do pacto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.