Início Mundo Chanceler austríaco anuncia fim de coalizão e pede novas eleições

Chanceler austríaco anuncia fim de coalizão e pede novas eleições

por Portal Click Política




Sebastian Kurz, do partido conservador, disse que frente com o Partido da Liberdade, de extrema-direita, está dissolvida depois de escândalo. Chefe do Partido da Liberdade da Áustria, Heinz-Christian Strache, que foi filmado em Ibiza, e Sebastian Kurz, do partido conservador, que terminou com a coalizão, em imagem de 2018
Leonhard Foeger/ Reuters
O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, afirmou neste sábado (18) que a coalização do seu partido conservador com o Partido da Liberdade, de extrema-direita, está dissolvida depois que o vice-chanceler se envolveu em um escândalo.
Ele diz que conversou com o presidente do país, Alexander Van der Bellen, e pediu para que novas eleições sejam convocadas assim que possível.
Van der Bellen concordou com a necessidade de um novo pleito e, segundo a agência Reuters, os dois discutirão o próximo passo no domingo (19).
Escândalo político causa queda do vice-premiê da Áustria
A aliança terminou por causa de um vídeo em que o vice-chanceler, Heinz-Christian Strache, foi gravado de forma escondida. Nas imagens, feitas na ilha espanhola de Ibiza, em 2017, Strache promete contratos estatais a uma mulher que se fez passar como sobrinha de um oligarca russo.
Ele faz essa oferta como uma contrapartida a uma doação que a mulher faria para a campanha eleitoral.
O dinheiro seria entregue a uma associação, para não fosse preciso informar a doação ao órgão competente, conforme estipula a lei de financiamento de partidos.
Strache pediu demissão depois que a revista “Der Spiegel” e o jornal “Süddeutsche Zeitung” tornaram o vídeo público.
O político sugere à suposta herdeira russa que ela compre ações do maior jornal austríaco para apoiar a campanha de seu partido, que é de extrema-direita.
Ele afirma que seria necessário demitir alguns jornalistas do diário, contratar outros e mudar sua linha editorial.

Deixe seu Comentário

Você também pode gostar

Deixe o Comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência em anúncios, clique em aceitar para fechar esta janela. Aceitar