Lituânia vence o 24º Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas




Casal superou corrida com obstáculos que inclui até piscina com água na altura da cintura. A diferença para o segundo lugar foi de apenas 0,1 segundo. Finlândia recebe o 24º Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas
Um casal da Lituânia venceu o 24º Campeonato Mundial de Carregamento de Esposas, disputado na cidade de Sonkajarvi, na Finlândia, no último sábado (6).
Vytautas Kirkliauskas e sua esposa, Neringa Kirkliauskiene, venceram pelo segundo ano consecutivo. O prêmio é o equivalente ao peso da mulher em cervejas – as agências de notícias não informaram qual o peso da mulher vencedora .
Vytautas Kirkliauskas, da Lituânia, com sua esposa, Neringa Kirkliauskiene, comemorando o resultado do campeonato.
Timo Hartikainen/Reuters
Na competição, o homem precisa carregar a mulher nas costas e completar o mais rápido possível o percurso de 253,5 metros, que inclui até obstáculos como uma piscina com água até a cintura.
De acordo com a agência de notícias Reuters, o casal vencedor completou o percurso em 1 minuto e 6 segundos.
Eles bateram o ex-campeão Taisto Miettinen, também da Finlândia, e sua parceira Katja Kovanen, por uma diferença de apenas 0,1 segundo.
“Depois do segundo obstáculo, eu pensei que não conseguiria, mas é um ótimo resultado”, disse Kirkliauskas. “Minha esposa é a melhor”, afirmou o vencedor à agência de notícias AP.
Todos os anos, o campeonato atrai milhares de visitantes à cidade de apenas 4 mil habitantes na região central da Finlândia. As etapas preliminares aconteceram nos Estados Unidos, na Austrália, na Polônia e na Grã-Bretanha.
Casal vencedor saindo do obstáculo com água, cuja profundidade chegou a alcançar a altura da cintura.
Timo Hartikainen/Reuters
A competição
As regras estipulam que a mulher deve ter mais de 17 anos de idade e pesar pelo menos 49 kg. Apesar do nome do evento, os casais não precisam se casar, e os organizadores dizem que os participantes masculinos poderiam “roubar a esposa de um vizinho” se não tivessem uma companheira, informou a Reuters.
O evento é inspirado em uma lenda finlandesa, “Ronkainen the Robber”. No conto do século 19, uma gangue saqueia aldeias e rouba as mulheres. Diz-se que o comprimento da pista de obstáculos é a distância necessária para evitar ser atingido por perseguidores.
Embora o esporte tenha suas origens em uma lenda sombria, para os participantes, é apenas mais uma diversão, de acordo com a agência de notícias Reuters.
Competidores disputam fantasiados o 24º Campeonato de Carregamento de Esposas, na Finlândia.
Timo Hartikainen/Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.