Polícia encontra caminhão com 228 migrantes escondidos no sul do México




Desde outubro do ano passado, o número de migrantes em situação irregular que atravessam o México para chegar aos Estados Unidos teve uma escalada acentuada. Criança sendo levada pela fronteira; número de migrantes detidos está no maior nível desde 2006, mas mesmo assim está distante do pico dos anos 2000
Reuters/José Luis Gonzalez
A polícia mexicana interceptou um caminhão de refrigerantes que transportava 228 migrantes centro-americanos escondidos, no estado de Chiapas, sul do país, informaram as autoridades nesta segunda-feira.
O veículo foi detido em uma estrada de Chiapas quando os agentes realizavam uma blitz de rotina, detalhou a Secretaria de Segurança Pública em um comunicado.
Os agentes “prenderam duas pessoas” que transportavam os migrantes na operação, informou a pasta.
Os migrantes são originários de Guatemala, Honduras e El Salvador, e, segundo a secretaria, “foi-lhes oferecido atendimento médico, e eles ficaram sob custódia do Instituto Nacional de Migração (INM)”. Como em outros casos, esta autoridade ajuda os migrantes a voltarem para seus respectivos países.
Desde outubro do ano passado, o número de migrantes em situação irregular que atravessam o México para chegar aos Estados Unidos teve uma escalada acentuada – o que tem dificultado as relações entre Washington e México.
Ariel Palacios: número de imigrantes deportados do México cresce 33% em um mês
No mês passado, os Estados Unidos ameaçaram impor tarifas às exportações mexicanas se o governo do presidente Andrés Manuel López Obrador não impedisse o fluxo de imigrantes sem documentação, principalmente guatemaltecos, hondurenhos e salvadorenhos, que passam por seu território.
Para evitar que a ameaça se materialize, o México prometeu enviar seis mil agentes de sua recém-criada Guarda Nacional para a fronteira sul, uma medida que o presidente dos EUA, Donald Trump, chamou de “ótimo trabalho”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.