Ministro da Fazenda do México renuncia ao cargo




Em carta divulgada em rede social, Carlos Urzúa cita ‘conflito de interesses’ como motivo para deixar o posto. Governo mexicano anunciou o vice-ministro Arturo Herrera para o cargo. Urzúa pediu demissão do cargo de ministro e disse não ter encontrado “eco” para as suas convicções no governo
Carlos Jasso /File Photo/Reuters
O ministro da Fazenda do México, Carlos Urzúa, pediu demissão nesta terça-feira (9). Logo após o anúncio, no começo da tarde, o peso mexicano caía 1,2%, segundo a Reuters.
Em carta de renúncia divulgada no Twitter, o político alegou que o atual governo do do país tomou decisões de política pública “sem sustentação suficiente”.
“Estou convencido de que toda política econômica deve ser realizada com base em evidências, cuidando dos diversos efeitos que ela possa ter e livre de todo extremismo, seja de direita ou esquerda. Porém, durante minha gestão, essas convicções não encontraram eco”, afirmou.
Urzúa também citou como motivo para a renúncia uma suposta imposição para que o ministério contratasse funcionários “sem conhecimento da Fazenda Pública”. “Isso foi motivado por personagens influentes do atual governo com um claro conflito de interesses”, escreveu.
“Pelos motivos anteriores, me vejo obrigado a renunciar ao cargo. Obrigado pelo privilégio de servir ao México”, finalizou.
Initial plugin text
Sucessor anunciado
O presidente do México, López Obrador, agiu rapidamente e promoveu o vice-ministro das Finanças, Arturo Herrera, para assumir o cargo, segundo a Reuters. Herrera é bem conhecido por investidores e visto como um gerente econômico competente.
Investidores preocupam-se com a direção política de López Obrador desde que ele cancelou um grande projeto de aeroporto antes de tomar posse, e o governo entrou em conflito com empresas em várias ocasiões.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.