União Europeia multa proprietária da Hello Kity por limitar vendas no bloco




Investigação concluiu que empresa japonesa impediu que licenciados europeus vendessem produtos fora das fronteiras de seus respectivos países entre 2008 e 2018. Produtos Hello Kity
Yoshikazu Tsuno/AFP Photo
A Comissão Europeia impôs nesta terça-feira uma multa de 6,2 milhões de euros à companhia Sanrio por limitar as vendas entre países europeus de seus produtos derivados da Hello Kitty, informou em um comunicado.
“Essas restrições levam a uma oferta menor e, possivelmente, a preços mais altos para os consumidores”, disse Margrethe Vestager, comissária da Concorrência, para quem os compradores podem agora “procurar as melhores ofertas” na Europa.
A investigação, aberta em junho de 2017, concluiu que a Sanrio impediu que “os licenciados europeus vendessem produtos fora das fronteiras” de seus respectivos países entre 2008 e 2018, explicou o Executivo da comunidade.
Ao cooperar com a Comissão, a empresa sediada no Japão obteve uma redução de 40% da multa, que finalmente foi fixada em 6,22 milhões de euros (cerca de 6,96 milhões de dólares).
Em março, Bruxelas impôs uma multa de 12,5 milhões de euros à empresa americana Nike por também limitar as vendas de camisetas de futebol entre países do Espaço Econômico Europeu (EEE).

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