Início Geral DILMA DISPARA, “VAZAMENTOS EXPÕE JUSTIÇA BRASILEIRA NO CENÁRIO INTERNACIONAL”

DILMA DISPARA, “VAZAMENTOS EXPÕE JUSTIÇA BRASILEIRA NO CENÁRIO INTERNACIONAL”

por Portal Click Política

Depois de uma visita na tarde de hoje ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Superintendência Nacional da Polícia Federal em Curitiba, onde ele está preso desde abril de 2018, Dilma Rousseff comentou a publicação de conversas atribuídas ao então juiz Sergio Moro e a integrantes da Lava Jato na capital paranaense.

Para Dilma, as conversas “colocam um problema seríssimo para a Justiça brasileira” aos olhos da sociedade do Brasil e do mundo. O site The Intercept Brasil publica os conteúdos desde 9 de junho.

A ex-presidente, que estava acompanhada de Pilar del Rio, escritora e viúva do escritor José Saramago, afirmou que foi uma “visita comovente, porque é sempre muito difícil ver uma pessoa inocente presa”.

“É, sem dúvida nenhuma, de muita dor vê-lo assim, porque sempre uma cela –e eu sei porque já estive durante três anos numa – uma cela não é um lugar adequado para pessoas, principalmente inocentes, presos políticos.”

Ela também criticou a “tentativa deliberada e clara do juiz e dos procuradores” para evitar que Lula se candidatasse à Presidência em 2018.

“Uma Justiça só merece o nome de Justiça se ela for imparcial. No momento que ela passa a ser parcial, ela passa a ser injusta”

Dilma Rousseff, ex-presidente

Segundo Dilma, Lula – que está preso há pouco mais de um ano depois de ter sido condenado no caso do tríplex – é alvo de um “processo viciado”. Entretanto, diz acreditar que “Justiça vai ser feita” e que o sistema de justiça brasileiro não pode ser desmoralizado nem corroído.

“Líder mundial”

Pilar del Rio afirmou que, durante a visita, viu “um líder mundial que conheci há muitos anos em reuniões internacionais em um quarto pequeno […] exercendo a capacidade de liderança que tem e que teve no mundo”.

A escritora espanhola não poupou elogios a Dilma e Lula, a quem chamou de “homem com ideias ideias muito claras”, que faz análises sóbrias, sem autoengano. “São dois homens, mulher e homem, que estiveram em momentos cruciais e souberam enfrentar uma história triste para milhões de pessoas”.

“Lá dentro eu vi um líder mundial, uma pessoa que sabe e tenta romper a história oficial, o único possível, da única sociedade possível”

Pilar del Rio, escritora espanhola

Apesar de dizer que vê o Brasil hoje com “perplexidade”, pondera que é emocionante saber que Lula segue lúcido, mesmo na prisão, exercendo sua capacidade de liderança.

CLICK POLÍTICA co informações de UOL

Deixe seu Comentário

Você também pode gostar

Deixe o Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência em anúncios, clique em aceitar para fechar esta janela. Aceitar