A medida pode trazer sanções dos americanos e ameaçar aliança militar do Ocidente, a Otan, que considera que sistema não deveria ser usado por um membro da organização. A Rússia continuou, neste sábado (13), a entregar mísseis S-400 à Turquia apesar das advertências do governo dos Estados Unidos, onde vários membros do Congresso pediram sanções, anunciou o Ministério da Defesa turco.
Após o início do processo, nesta sexta-feira (12), Washington considera que existe risco de que, com a compra de sistemas russos por Ancara, os militares da Rússia possam acessar os segredos tecnológicos do novo caça americano F-35, que a Turquia quer comprar.
Os Estados Unidos estimam também que os S-400 não são compatíveis com os dispositivos de identificação de alvos da Otan, aliança de defesa à qual a Turquia pertence.
Vários membros do Congresso americano, tanto republicanos quanto democratas, exigiram a anulação das entregas de caças F-35 a Ancara e sanções contra as autoridades turcas envolvidas no acordo com a Rússia.
Até agora, porém, o governo turco ignorou todas as advertências, e na quarta-feira passada pediu a Washington para não tomar medidas que possam “prejudicar as relações” bilaterais.
Turquia recebe o primeiro lote do sistema de defesa antimísseis S-400 da Rússia
Imagem feita nesta sexta-feira (12) em Ancara, na Turquia, mostra veículos militares que descarregaram mísseis russos S-400
AP