Início Mundo Parlamento da UE confirma Ursula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia

Parlamento da UE confirma Ursula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia

por Portal Click Política




Ministra da Defesa da Alemanha e apoiada por Angela Merkel e Emmanuel Macron, a nova presidente da Comissão Europeia obteve vitória no Parlamento com uma margem pequena. Ursula von der Leyen durante sessão que a aprovou como presidente da Comissão Europeia
Vincent Kessler/Reuters
O Parlamento da União Europeia confirmou nesta terça-feira (14) o nome de Ursula von der Leyen como presidente da Comissão Europeia – equivalente a um órgão executivo do bloco. Primeira mulher a ocupar o cargo, ela toma posse em 1º de novembro para um mandato de cinco anos, substituindo o luxemburguês Jean-Claude Juncker.
No início do mês, a maioria dos líderes dos países integrantes do bloco indicou o nome de Von der Leyen, que ocupava o cargo de ministra da Defesa da Alemanha. Ela recebeu apoio de chefes de governo europeus como o presidente da França, Emmanuel Macron, e a própria primeira-ministra alemã, Angela Merkel.
No Parlamento – fragmentado desde as eleições europeias, em maio – Von der Leyen venceu por uma margem pequena. A alemã obteve apoio de 383 parlamentares, e outros 327 votaram contra.
Ursula von der Leyen discursa no Parlamento Europeu após ser aprovada como presidente da Comissão Europeia
Vincent Kessler/Reuters
Após vencer, a nova presidente da Comissão prometeu uma União Europeia “unida e forte”. “A confiança que vocês depositaram em mim é a confiança que vocês depositaram na Europa”, discursou.
“Vamos trabalhar juntos e de maneira construtiva, porque nosso objetivo é uma Europa unida e forte”, afirmou Von der Leyen.
Nova presidente quer ‘pacto verde’
Von der Leyen, candidata a presidente da Comissão Europeia
Vincent Kessler/Reuters
Ursula von der Leyen prometeu apresentar a proposta de um “Green Deal” (Pacto Verde) nos primeiros cem dias de seu mandato, durante o debate no Parlamento Europeu que antecedeu a votação.
“Vou propor um pacto verde para a Europa em meus primeiros cem dias de mandato”, afirmou Von der Leyen no discurso.
A luta contra a mudança climática se tornou um dos principais temas na campanha das eleições europeias de maio, após os protestos de estudantes para chamar a atenção sobre a emergência climática.
A alemã também prometeu apresentar “a primeira lei climática da história da União Europeia” para fixar a meta legal de alcançar a neutralidade de carbono até 2050.
O que é a Comissão Europeia?
Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, fala a jornalistas antes de reunião sobre futuro do bloco com nova configuração do Parlamento Europeu
Yves Herman/Reuters
O órgão tem como prerrogativa distribuir os fundos e fiscalizar os tratados e cumprimento das leis europeias.
Apesar de, na prática, funcionar como um poder executivo da União Europeia, somente a Comissão Europeia pode propor leis – discutidas posteriormente no Parlamento e no Conselho europeu.
Para escolher o novo presidente da Comissão Europeia, líderes dos países integrantes do bloco se reúnem e apontam um nome. Depois, o escolhido precisa ser aprovado no Parlamento e no Conselho.
Lagarde deixa FMI para assumir Banco Europeu
Christine Lagarde, diretora gerente do FMI, deixa evento no Cazaquistão nesta quinta-feira (16)
Mariya Gordeyeva/Reuters
A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, apresentou nesta terça-feira o pedido de renúncia do órgão. No início do mês, ela foi indicada para presidir o Banco Central Europeu.
Lagarde segue no cargo até 12 de setembro.
“Tem sido um privilégio servir aos nossos 189 países membros com os funcionários dedicados desta instituição”, escreveu Lagarde em sua conta no Twitter.

Deixe seu Comentário

Você também pode gostar

Deixe o Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência em anúncios, clique em aceitar para fechar esta janela. Aceitar