Legislativo de Porto Rico inicia processo de impeachment contra governador




Advogados encontraram quatro crimes e uma contravenção que podem ter sido cometidos em mensagens trocadas por Ricardo Rosselló e outras 11 pessoas em aplicativo. Jornal afirma que renúncia é iminente; porta-voz diz que ele está pesando seu futuro político. O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló.
Carlos Giusti/AP
O Poder Legislativo de Porto Rico iniciou um processo de impeachment contra o governador Ricardo Rosselló depois que uma investigação sobre mensagens vazadas descobriu que crimes podem ter sido cometidos durante as conversas dele com mais 11 pessoas, disse um importante parlamentar nesta quarta-feira (24). 
Rosselló, governador em seu primeiro mandato no território norte-americano, tem resistido aos pedidos de renúncia diante de um escândalo que a imprensa local batizou de “Rickyleaks”. A imprensa, incluindo o jornal “El Nuevo Día”, citou fontes anônimas que disseram que a renúncia era iminente. 
“O processo de impeachment já começou”, disse Johnny Mendez, presidente da Câmara dos Deputados de Porto Rico e um membro do partido de Rosselló. 
Manifestantes agitam bandeiras de Porto Rico durante a décima primeira noite de protestos contra o governador Ricardo Rosselló, na terça-feira (23)
Reuters/Marco Bello
Um painel independente de advogados comissionado por Mendez para investigar as mensagens ofensivas encontrou quatro crimes e uma contravenção que podem ter sido cometidos em grupos de conversas no aplicativo Telegram, disse Luis Rodríguez-Rivera, em um e-mail. 
O governador, que está cumprindo seu primeiro mandato como autoridade eleita, está pesando seu futuro político após quase duas semanas de protestos que exigem sua renúncia, disse seu porta-voz Anthony Maceira em uma mensagem de texto. 
“Qualquer que seja a decisão, ela será, como sempre, comunicada oficialmente”, disse Maceira. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.