Início Mundo Líder político indica fim iminente do governo da Itália e agradece premiê

Líder político indica fim iminente do governo da Itália e agradece premiê

por Portal Click Política




Chefe de um dos partidos que dão sustentação ao governo italiano agradeceu pelo trabalho do primeiro-ministro; a expectativa é que Luigi di Maio, do Movimento 5 Estrelas, em Roma, em maio de 2019
Yara Nardi/Reuters
Luigi Di Maio, chefe do Movimento 5 Estrelas, uma das frentes políticas que dão sustentação ao governo da Itália, sinalizou nesta terça-feira (20) que a coalizão que está no poder atual vai mesmo acabar.
Di Maio agradeceu o primeiro-ministro, Giuseppe Conte, por seu tempo no cargo.
“Aconteça o que acontecer, queria lhe dizer que foi uma honra trabalhar junto nesse governo”, disse Di Maio, que atua como vice-premiê no gabinete.
Conte deve discursar ao Parlamento nesta terça-feira (20) para defender sua atuação.
Giuseppe Conte discursa em Gênova, em agosto de 2019
Massimo Pinca/Reuters
O parceiro de coalizão do 5 Estrelas, a Liga, de extrema-direita, disse que apresentará uma moção de desconfiança.
Ainda não há uma votação parlamentar agendada, e há incerteza sobre como o tumulto político terminará.
Conte pode renunciar até o fim do dia e abrir caminho para o presidente italiano, Sergio Mattarella, iniciar consultas formais com os partidos para ver se é possível formar uma nova coalizão –caso contrário, ele dissolverá o Parlamento.
Salvini quer eleições antecipadas
O líder da Liga, Matteo Salvini, exige novas eleições três anos e meio antes do prazo, confiante de que sua popularidade crescente nas pesquisas de opinião o conduzirá ao poder e empurrará o anti-establishment 5 Estrelas para a oposição.
Di Maio disse que os parlamentares do 5 Estrelas ficarão ao lado de Conte, um professor de Direito sem filiação política. “Cada um de nós sabe que estamos do lado certo da história”, disse Di Maio em uma postagem no Facebook.
“A Liga terá que responder por sua decisão errada de pôr tudo abaixo, abrindo uma crise de governo no meio de agosto, só para cortejar votos”, acrescentou.

Deixe seu Comentário

Você também pode gostar

Deixe o Comentário

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência em anúncios, clique em aceitar para fechar esta janela. Aceitar