Novo chefe do Conselho Soberano do Sudão toma posse




Militar ficará no poder durante 21 meses e será substituído por um civil nos 18 meses restantes para a transição. General Abdel Fattah al-Burhan, chefe do conselho militar do Sudão
Divulgação/AFP
O general do Sudão Abdel Fatah al-Burhan tomou posse nesta quarta-feira (21) em Cartum como chefe do Conselho Soberano, instituição responsável por organizar a transição para um poder civil no país.
Entenda a crise no Sudão
Burhan era até agora o número um do Conselho Militar de Transição, no poder desde que o exército destituiu o presidente Omar al-Bashir, após grande pressão popular.
Após a posse do novo comandante do Conselho Soberano, o país aguarda a nomeação de um primeiro-ministro de consenso.
Segundo os termos do acordo oficialmente assinado no sábado (17), Abdel Fatah al-Burhan permanecerá à frente do Conselho durante 21 meses e um civil o sucederá nos 18 meses restantes de transição.
A formação do Conselho acontece após meses de protestos dos sudaneses, que exigem um poder civil, em um contexto de grave situação econômica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.