Na Indonésia, 185 são presos por queimadas intencionais




Agricultores derrubam e incendeiam florestas para abrir espaço para plantar a palma que dá origem ao óleo de dendê; fumaça chegou ao país vizinho. Queimada na província de Kalimantan, na Indonésia, em 17 de setembro de 2019
Willy Kurniawan/Reuters
A Indonésia foi atingida por queimadas nas florestas nas ilhas de Borneo e Sumatra, e quase 200 pessoas foram presas por suspeita de envolvimento com os incêndios.
Uma fumaça densa que veio do fogo nas florestas forçou as escolas a fechar, impediu trânsito aéreo e deixou milhares doentes.
Os bombeiros, com equipamentos precários, têm dificuldade para controlar os incêndios.
As queimadas foram iniciadas por humanos, de acordo com o porta-voz da Polícia Nacional, Dedi Prasetyo.
Ele anunciou na segunda (16) que prendeu 185 pessoas.
Foto divulgada pelo secretariado presidencial da Indonésia mostra o presidente do país, Joko Widodo, em uma floresta destruída por queimadas em Pelawan, na província de Riau. O presidente viajou para a região mais atingida pelas queimadas após países vizinhos pressionarem que seu governo aumente os esforços no combate aos incêndios
Laily Rachev/Secretariado Presidencial Indonésio via AP
Os indonésios queimam as florestas para abrir espaço para a plantação da palma da qual se origina o óleo de dendê.
Assim como na Amazônia, durante os meses de seca, os desmatadores derrubam a mata e queimam a floresta.
Neste ano, cerca de 328 mil hectares foram queimados, de acordo com o órgão indonésio responsável por gerenciar desastres.
Fumaça vira problema internacional
Os incêndios na Indonésia fizeram com que a qualidade do ar em Singapura, um país vizinho, tenha sido classificada no sábado (14) como “insalubre” pela primeira vez em três anos.
O nível de concentração de partículas PM 2,5 (com até 2,5 micrômetros de tamanho, as mais prejudiciais para a saúde) ficou entre “elevado” e “alto”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.