Começa ofensiva turca contra milícia curda na Síria




Forças Democráticas Sírias disseram que aviões de guerra turcos atingiram a região nordeste provocando ‘enorme pânico entre as pessoas’. O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e as Forças Democráticas Sírias (SDF), anunciaram nesta quarta-feira (9) que começou ofensiva turca contra milícia curda no nordeste da Síria.
A mídia estatal síria e uma autoridade curda disseram que o ataque atingiu a cidade de Ras al-Ain, perto da fronteira com a Turquia.
Entenda quem são os curdos e por que eles estão na mira de uma ofensiva turca na Síria
Atualmente no controle da região, Forças Democráticas Sírias, constituídas por uma aliança de combatentes curdos e árabes, disseram que aviões de guerra turcos atingiram áreas habitadas por civis no nordeste do país, provocando “enorme pânico entre as pessoas”.
Na terça-feira (8), a Turquia afirmou que tinha finalizado os preparativos para a operação militar após os Estados Unidos anunciarem que estavam retirando as tropas da região.
As FDS, que receberam apoio da coalizão internacional liderada por Washington, lutaram durante anos contra o Estado Islâmico e conquistaram em março seu último reduto na Síria, em Baguz.
Mapa dos curdos no Oriente Médio
Wagner Magalhães/G1
Veja mais informações em instantes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui